Buscar

A importância e o atual papel do administrador na função de gestor das empresas.

Prévia do material em texto

Instituição: UNAMA
Curso: Administração – EAD
Professor Executor: Fernando Salvino
Tutora: Ellis Lakiss
Aluna: Ana Júlia Corrêa Costa
Olá alunos (as),
Ao longo dos conteúdos, pudemos estudar teorias e conceitos relacionados à Administração, sua evolução e os desafios da atividade de um administrador. 
Pensando na atualidade da gestão administrativa, as funções e princípios de administração formulados por Fayol, apesar de datarem de quase um século, ainda continuam surpreendentemente atuais. Prova disso é que as funções prever, organizar, coordenar, comandar e controlar continuam a ser aprendidas nos cursos de administração, tendo sido levemente ajustadas para planejar (prever), organizar, dirigir (comandar e coordenar) e controlar. Talvez, de todas as funções a que mais se destaque atualmente seja a direção. Na verdade, a direção não vem se destacando só atualmente: já desde o início do século XX começaram a ser desenvolvidos diversos estudos e pesquisas sobre motivação e liderança, dois grandes pilares da direção. Atualmente, motivação e liderança são alguns dos temas mais discutidos em revistas de negócios e estudados nas empresas, afinal, todos querem formar líderes que consigam motivar seus funcionários.
A partir disso, baseando-se no conteúdo das unidades, elabore um texto argumentativo-dissertativo de no máximo até 30 (trinta) linhas, referente à importância e o atual papel do administrador na função de gestor das empresas.
Excelente atividade! Bons estudos!
O surgimento da administração deu -se na revolução industrial, ocorrida na Inglaterra. Onde o homem com a necessidade de gerenciar seus negócios, criou técnicas e métodos para administrar seus empreendimentos. Com o passar do tempo a administração veio evoluindo, atualmente ela é utilizada em diversas áreas. O profissional de administração, o administrador, é de grande valia, pois ele é responsável pelo gerenciamento de pessoas, tarefas e recursos na organização.
Observo que toda empresa tem um alvo a atingir, para isso ela precisa de profissionais capacitados, que colaborem para o sucesso da mesma. O gestor é um desses profissionais, ele traça planos, que visam o aumento da rentabilidade com o menor uso de recursos. 
No âmbito empresarial, o gestor, torna – se um administrador, pois ele desempenha funções como: maximizar os lucros, otimizar recursos, minimizar custos, planejar, organizar e dirigir. Isso chama – se gestão administrativa.
O administrador na função de gestor, pode ser considerado um líder, que adota modelos para administrar a sua empresa. Esses modelos seguidos podem trazer benefícios, porém se utilizados de maneira errônea, podem trazer malefícios.
Segundo Mintzberg, o administrador tem quatro papeis decisórios, que são: empreendedor, solucionador de conflitos, administrador de recursos e negociador. Noto, que atualmente, na gestão administrativa, o administrador desempenha esses papeis.
Portanto, o administrador, como gestor de empresa, é essencial. O uso de suas habilidades e aptidões, contribuem para o desenvolvimento.

Continue navegando