Buscar

Modelo relatório EdEspecial CI (1)

Prévia do material em texto

Conhecendo o Universo das diferenças.
Eclésio Gonçalves Costa, 2605902
Grajaú - MA
2018
	
‘’Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.’’
Rubem Alves
Em varias situações essa observação foi feita de modo geral, pois no primeiro momento não houve um indicador apontando o aluno, tendo em vista que nessa mesma sala de aula percebe-se que o aluno com necessidade especial é detectado logo que fazemos essa observação detalhada não de modo geral diferenciado de modo á acompanha-los de perto, não é só a necessidade em se, mas se trata de um contexto geral tanto na ária de convívio familiar como escolar. Observei que a sala é composta de vários elementos que há torna uma sala irregular para o manejo dos mesmos, o espaçamento entre as carteiras e a mesa da tia que acompanha essa turminha, mas de certa forma a mesma já está a pá de toda a situação. 
A sala de aula é composta de 20 alunos, uma professora titular e uma auxiliar, que me levou a crer que mesmo pelo fato de ser uma sala pequena a vista e sem espaçamento adequado conta com a colaboração e empenho das mesmas. A turminha é gradativamente impulsionada em uma mesma direção, só a relação entre ensinar o aluno com necessidade e o não aluno por assim dizer normal é diferente. Tendo observado também uma questão bem intrigante, o aluno ser ou não ser não intervê na construção do aprendizado de forma que todos são muito autênticos e participativos mesmo tendo suas diferenças e isso me alegro bastante em saber que nesse mundo de mudanças ainda exista escolas comprometidas com a causas dos alunos.
Os alunos de maneira geral partilham de uma convivência ao meu ver saudável tendo pequenas restrições por parte de um ou dou alunos da sala, sendo que os mesmos já foram avaliados pelas tias e tem um acompanhamento tanto pela coordenação quanto pelas professoras. A interação é feita por meio de dinâmicas, brincadeiras elaboradas para essa finalidade, também um fato a se destacar é que essa escola trabalha com um material muito importante chamado: líder em mim, um livro composto de valores e princípios voltados a formar formadores de opinião, sendo o próprio aluno o principal maestro.
As tias junto a coordenação procuram maneiras criativas de implementarem na vida social e familiar alguns valores chamados de 7 hábitos que estão inseridos nesse livro, um que me chamou a atenção foi Pense ganha – ganha, que mostra como a criança pode através de uma atitude sua fazer algo que irá beneficiar não ele mais aos demais coleguinhas, isso mostra o comprometimento dessa escola com seus alunos e auxilia nessa interação dos demais sendo eles ou não diferente, nota 9 para essa Instituição.
Os próprios funcionários praticam os 7 hábitos, sendo que cada um deles devem está a par que não só a coordenação ou professores, mais desde o vigia da porta até as zeladoras precisão compreender e conviver com esse universo de diferenças. 
As atividades são voltadas para todos os alunos e todos participam mutuamente, criando sinergia entre eles, isso é feito através de um planejamento pedagógico feito pela pedagoga da escola junto as tias.
Eu acompanhei um desses planejamentos e nele estava incluído um projeto de leitura visando a participação dos mesmos e sua interação diante do publico que eram seus próprios pais que acompanharam cada desenrolar do projeto, eles foram muito participativos em tudo que era proposto a eles. Só o tema do projeto já dar uma ideia ao leitor ‘’Conviver e aprender, resgatando os valores’’. 
Nesse universo que é a educação, essa especifica escola não se preocupa só com aluno enquanto dentro do ambiente escolar, mais há um contexto, a família desse aluno também é muito importante, tanto que nessa sala que eu observei teve de certa forma muitas intervenções da escola no contexto familiar, se dentro da família vai tudo errado seu filho também é afetado e supostamente afetará seu comportamento de sala de aula, e as tias dessa sala. As tias desenvolvem as atividades de maneira sistematizadas, que possa ser compreendido por todos, essas atividades são passadas pela pedagoga para avaliação e logo após de ser aprovada é passada para a digitação.
Elas são remanejadas de acordo com a dificuldade dos alunos, e mesmo sendo ela a mesma atividade as tias em sala de aula modelam a forma de ensinar tanto para o que tem dificuldade quanto o que não tem. Nelas estão alfabeto criativo, amarelinha dos numerais, tapete pedagógico, caixa das sílabas, dado pedagógico fora as disciplinas vigentes também trabalhadas com estratégias apresentadas pela pedagoga em sala de aula por exemplo a sala está trabalhando com as famílias silábicas, a pedagoga irá trazer e em primeiro momento apresentar uma aula sobre o respectivo assunto, ela sempre está usando um tipo de material pedagógico feito por ela mesma, isso varias de acordo com cada turma. É importante destacar que tudo que é confeccionado é pensando na necessidade de todos os alunos. 
Eu vejo o ambiente como parcial quase imperceptível, o aluno não se adéqua a forma rigorosa, a as tias é que fazem esse processo de adequação, dos conteúdos de maneira simplória criando espaços que chamem a atenção deles, tornando assim mais atrativo a eles, não sinto que há um universo de diferenças na sala que observei mais sim a procura de transformar esse parcial em algo que eu denomino de aprendizagem igualitária para todos, isso eu posso afirmar poucos, poder de transformar algo que para a sociedade é dito como aluno especial e torna- ló com a educação alguém que pense sou igual a todos eles, isso é o diferencial a tentativa de tentar.
Tudo que consta aqui foi uma pesquisa feita da mais simples forma, mostrar que ainda existe escolas comprometidas com educação neste país é complicado. Hoje temos uma vasta gama de educadores, alguns comprometidos outros não, muitos pais que entendem essa relação entre família e escola outro não......Sebe eu não vi o desinteresse da escola muito menos das tias ou da estrutura, vi vontade e tentativa de melhorar, progredir, não enxergando a educação inclusiva como algo especial mas tentando torna-la algo possível de acontecer.
Dentro dessa pesquisa nunca tinha presenciado como o Educador pode fazer tais proezas que nem mesmo um mágico é capaz de fazer, transformando uma situação enfadonha em uma coisa totalmente nova para os olhos daquelas crianças. Uma palavra não sai da minha cabeça “tudo está ligado e essa ligação é que nos une’’.
Quero esclarecer que nenhum desses dados coletados são meros elogios de bajulação, tem defeitos sim, coisas a se fazer sim, mas uma tentar e persistir em tentar haverá mudança e esse foi o diferencial preocupação desmedida com a educação.
Anexos
Referencias bibliográficas
Rubens Alves – Gaiolas e asas,  www.rubemalves.com.br.

Continue navegando