Buscar

PROVA DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA REGULAR - UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO C FASE I
Disciplina(s):
Fundamentos Psicológicos da Educação
	
	
	
	
	
	
Questão 1/3 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[...] percebe-se que a questão epistemológica de Piaget é saber se na relação cognitiva o objeto se impõem ao sujeito, o sujeito se impõem ao objeto ou se ambos se constroem na interação. Em outras palavras, o desenvolvimento cognitivo tem sido examinado na perspectiva de reconstrução do ponto de vista sobre o objeto de conhecimento e na explicação da sua formação".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTORINA, José Antonio. FERRERO, Emília. Piaget – Vygotsky – novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 2005, p.23.
O desenvolvimento cognitivo abrange atividades da mente humana como: memória, percepção, imagem mental, entre outras. No entanto, esse processo surge através da interação da pessoa com o meio físico e social. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva o desenvolvimento cognitivo de Piaget.
Nota: 33.3
	O desenvolvimento cognitivo de Piaget explica a passagem de um nível menor de conhecimento para um de maior conhecimento. Piaget, afirma que o desenvolvimento cognitivo só é possível por meio da interação do ser humano com o meio em que vive. Ao mesmo tempo em que o sujeito constrói o objeto, constrói a si mesmo como sujeito (Livro-base, p. 126-130)
Resposta:Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de equilibrações sucessivas, estruturado em etapas ou fases. Cada etapa define um momento de desenvolvimento ao longo do qual a criança constrói certas estruturas cognitivas. Piaget dá a estas etapas do desenvolvimento da inteligencia infantil as seguintes denominações: sensório-motor, pré-operatório, operacional concreto e operacional formal. Cada um desses quatro períodos é marcado por avanços intelectuais que marcarão a vida da criança por todo o seu longo processo de desenvolvimento até a juventude.
Questão 2/3 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"No estágio operatório-concreto a criança é capaz de usar um raciocínio indutivo, isto é, a partir de poucas experiências pode chegar a princípios gerais. O domínio de operações matemáticas básicas, bem como a capacidade de contar com sentido e de ordenar as coisas, é nesse estágio que a conservação de quantidades é marcante".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012, p.172.
O desenvolvimento da moral no período operatório-concreto inicia-se com o desenvolvimento da autonomia. Em função da autonomia há uma diminuição do egocentrismo, o indivíduo consegue trabalhar em grupo além de compreender as normas e regras. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva as características da moralidade no período operatório-concreto.
Nota: 33.3
	A criança no operatório concreto passa a compreender que normas e regras foram criadas pelos homens e que podem perfeitamente ser mudadas. Outra coisa que preocupa é o sentimento de justiça. Exige que as regras sejam válidas para todas as pessoas do mesmo grupo. Seus julgamentos, quando percebe atos incorretos, levam em consideração a intenção daquele que praticou o ato, bem diferente das sanções expiratórias do pré0operatório, e relacionadas aos estragos feitos pela ação (Livro-base, p. 135)
Resposta:A criança no operatório-concreto passa a compreender que normas e regras foram criadas pelos homens e que podem ser mudadas. Outra questão é o sentimento de justiça , este exige que as regras sejam válidas para todas as pessoas do mesmo grupo. Seus julgamentos quando percebem atos incorretos levam em consideração a intenção daquele que praticou o ato ( bem diferente do que ocorria no pré-operatório) e ainda os estragos feitos pela ação.
Questão 3/3 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Uma questão central para esse debate é que, segundo Vygotsky, nenhuma das principais tendências vigentes no seu tempo lograva buscar uma explicação para o que há de especificamente humano no ser humano a partir da sua própria condição. Indício disso é o fato de que, em meio ao dualismo entre naturalistas e mentalistas, observam-se também possibilidades duais quanto ao tratamento do conceito de sentido, pois só era presumível associá-lo a uma esfera exterior, sendo capturável pelas sensações e percepções, ou ao âmbito de uma interioridade autossuficiente em relação à cultura [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v21n2/v21n2a04.pdf. Acesso em 20 de set. 2016.
A psicologia vygotskyana representa uma síntese entre a psicologia como ciência mental e como ciência natural. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, explique o conceito de sentido formulado por Vygotski.
Nota: 26.7
	Entretanto, devemos lembrar que a aparência é enganosa e que a fala muitas vezes não revela as suas contradições. Consequentemente, precisamos apreender as relações que ocorrem no plano interno, que dão sentido aos significados das palavras. Encontramos aqui a categoria sentido , que Vigotski apresenta em sua última obra. Diferentemente do significado, que é produzido e se transforma em conceitos que são instituídos no plano verbal, o sentido é composto por um processo diferente: abrange a subjetividade, e sua unidade essencial é a emoção. Conforme descreve Rey (2005), o pensamento somente é processo psicológico porque é permeado por sentimentos, isto é, são as emoções que definem a disponibilidade dos recursos subjetivos para o desenvolvimento de uma atividade.
Resposta:Diferente do significado, que é produzido e se transforma em conceitos que são instituídos no plano verbal , o sentido é composto por um processo diferente: abrange a subjetividade , sua unidade essencial é a emoção.

Continue navegando