Buscar

QUESTIONÁRIO FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS (1)

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS
Por que a matemática se tornou a linguagem da natureza na modernidade? E quais são as suas conseqüências para a construção da epistemologia?
R: Acredito que a matemática moderna não substitui totalmente a geometria, isso acontece ao contrário ela se incorpora e transforma sua ação. objetivo de Descartes não vê como objetivo a criação de sua “Geometria Analítica”, quer dizer a explicação matemática da forma, em perda da geometria qualitativa que era dos antigos. Em sua norma das coordenadas, ou os pontos cartesianos, como ficaram conhecidos, permitiram a unidade da álgebra e da geometria que se conhece como quantidade e forma em um só caminho da matemática, que durante vários séculos tinham sidos separados.
Qual a diferença entre a ciência aristotélica e a ciência moderna?
R: A ciência antiga que era conhecida como o período da filosofia da natureza, da qual vivenciavam a compreensão das coisas e dos homens e eram primeiramente os pré-socráticos e depois Aristóteles, já a Ciência Moderna foi o período iniciado no século XVII até final do século XIX. É ao período onde se iniciou a experimentação científica, e que veio revolucionar a concepção empírica e teórica até então vigente. 
O que é uma teoria científica?
A teoria científica inicia sendo uma hipótese, e esta hipótese científica é uma ideia que ainda não foi comprovada. Se existirem provas suficientes para suportar uma hipótese, ela se move para o próximo passo que é conhecido como uma teoria, no método científico e torna-se aceita como uma explicação válida de um fenômeno.
O que é mecanicismo moderno?
O Pensamento Moderno juntamente com Galileu, Descartes e Isaac Newton trouxe a idéia de que a Natureza seria um todo orgânico e que foi substituída pela explicação de que era, na verdade um lugar geometrizado, ou seja organizado pelas Leis da geometria, ou da Matemática, e que cada fato ou ação é fortemente governado pela Lei da Causalidade em sua causa e efeito.
Quais as limitações intelectuais no campo das ciências presente em Michael Faraday? Quem foi que comprovou as suas pesquisas e como?
Explique o racionalismo cientícifo (crítico) de Karl Popper.
O racionalismo cientifico crítico seria o programa filosófico indicado por Karl Raimund Popper para o saber científico. Seria este conceito central da teoria e seria esta necessidade da falseabilidade dos sistemas teóricos, ou seja, todo conhecimento é provisório, refutável e corrigível.
Quais as contribuições da lógica dedutiva para as explicações científicas?
Os princípios que serão apresentados têm o propósito de assegurar para os conhecimentos adquiridos em logica e matemática o mais alto grau possível de claridade e certeza. Desse ponto de vista, um método de procedimento seria ideal se nos permitisse explicar o significado de cada expressão e justificar cada afirmação dessa ciência
O que é método crítico para a ciência?
O método científico significa também criticar cada uma das visões alternativas de ciência, propondo novos critérios para avaliar hipóteses e teorias científicas. É desnecessário dizer que estes critérios, por sua vez, devem também ser criticados, visto que a ausência de discussão crítica e a aceitação passiva e dogmática de um conjunto de ideias ou teorias e a não ciência, a pseudociência, enfim, a negação do espírito crítico e da racionalidade do homem.
O método de aprimoramento da mente de Isaac Walts continua relevante para os nossos dias?
Os métodos de aprendizado descritos por Watts devem ser lidos dentro do seu contexto, mas podem suscitar reflexões de interesse para professores, mesmo ao olharem para situações de ensino atuais. O fato é que, por mais simples que possam parecer, as orientações de Watts foram significativas para Faraday, e contribuíram com a consolidação dos métodos de estudo que acompanharam boa parte da juventude de alguém que, sem passar pelas vias formais da academia, alcançou um posto de destaque na história das ciências naturais.
Explique a matemática do caos. 
A Teoria do Caos trata de sistemas difíceis e complexos com dinamismo rigoroso deterministas, mas que se mostram um fenômeno importantel de instabilidade chamado sensibilidade às condições iniciais que, modulando uma propriedade suplementar de recorrência, torna-os não previsíveis na prática a longo prazo.

Continue navegando

Outros materiais