Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

FACULDADE PAULISTA SÃO JOSÉ
PÓS-GRADUAÇÕES E COMPLEMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
CÁSSIA MARINA SANTANA DE SOUZA 
PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM SOCIOLOGIA
FAMÍLIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DESSAS INSTITUIÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
 
ELÓI MENDES – MG
2017
CÁSSIA MARINA SANTANA DE SOUZA 
PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM SOCIOLOGIA
FAMÍLIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DESSAS INSTITUIÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito para avaliação e obtenção parcial de créditos na disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica, dos cursos de Pós-Graduaçõese Complementações Pedagógicas da Faculdade Paulista São José, ministrada pela Profa. Ms. Eliete Maria Abraão Benfica.
ELÓI MENDES – MG
	2017
1- TEMA 
FAMÍLIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DESSAS INSTITUIÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
2- PROBLEMA 
As instituições sociais são maneiras duradouras e legitimadas de fazer, sentir e pensar, estabelecidas para atender necessidades e objetivos de pessoas organizadas em sociedade, exercendo uma espécie de controle social.
O processo de socialização é a transmissão da cultura ao longo do tempo e das gerações com a finalidade de inserir e ajustar o indivíduo a sociedade. Há a socialização primária, que ocorre na infância e passa condições fundamentais para a vida social, e a socialização secundária, um processo contínuo de novas aprendizagens para conviver.
A família desenvolve estratégias para que variadas questões, como relativas ao matrimônio, herança, economia e educação, se reprodução de uam geração para outra. Desse modo, a família tem um caráter conservador, pois nos leva a preservar e a reverenciar as tradições. Entretanto, ela também nos ensina a enfrentar os desafios que se colocam a vida social: conflitos, diferenças, desigualdades.
A educação, em todas as suas formas, é um processo social por excelência. Para alguns é responsável pelo desenvolvimento de habilidades e pela construção do senso crítico por meio de intercâmbio de conhecimentos e diálogo. Para outros, é o instrumento capaz de fornecer atualizações de saberes necessárias as transformações individuais e sociais. A educação também pode ser vista como meio de conservar a sociedade como se encontra.
A escola configura-se um espaço de interação entre os diversos agentes sociais, resultando na convivência de comportamentos e valores sociais distintos. 
Assim, é possível destacar que o papel da família e da escola se complementam nesta mesma função, a de auxiliar a não só a desenvolver mas também a formar pessoas e cidadãos ativos e úteis na sociedade. Nas relações entre a Família e a Escola devem existir atitudes que deem lugar a uma parceria onde impere, o diálogo, o respeito, a verdade e a tolerância, a ser desenvolvidos como tendo um único objetivo, a finalidade educativa e o bom desenvolvimento e crescimento dos alunos.
3- OBJETIVOS 
3.1 Objetivos Gerais
Analisar a importância da instituição familiar e instituição escolar na vida dos indivíduos.
3.2 Objetivos específicos
- Valorizar o importante papel das instituições familiar e escolar em todos os segmentos da sociedade.
- Ajudar na compreensão da necessidade das instituições na sociedade.
4. JUSTIFICATIVA
Oconflito existente na sociedade atual em analogia a educação dos jovens, se demonstra por diferentes motivos. A constante associação da juventude com ações de violência, pichação, uso de drogas, comprova que há alguma coisa errada na escala de valores que as gerações mais velhas conhecem e arriscam passar aos mais novos. Resume-se a isso uma ação produtiva e temos configurado grandezas mais extensas da dinâmica e da falta de formação da familia e da escola para que os jovens possam entrar e atender as obrigações dos problemas que tem como razão socioeconômica e cultural contemporânea, mas que engloba também uma aceitável crise dos principais agentes socializadores, ou seja, a família e a escola.
Martins (2010) diz que é na família que a criança adquire as suas primeiras aprendizagens e é nesta instituição que acontecem as primeiras aquisições de valores, muitas vezes transmitidos de forma inconsciente, ao conhecer o aluno e incluir sua família, conscientizando-os sobre a importância da união no processo educativo e fazendo que eles se sintam parte de todo o processo de aprendizagem, de construção de conhecimento, a escola abre portas para a gestão participativa. Portanto, nossa justificativa para busca a respeito da temática se apresenta relevante e pretende proporcionar aos acadêmicos, professores e interessados no contexto educacional um aprofundamento acerca do assunto investigado nesse trabalho.
		A temática se justifica porque se apresenta relevante e pretende proporcionar aos acadêmicos, professores e interessados no contexto educacional um aprofundamento acerca do assunto investigado nesse trabalho. No desenvolvimento deste trabalho, foram buscadas contribuições de autores referência no tema com questões sobre vínculos familiares, a escola aberta e democrática a importância da escola na formação humano dos alunos. 
5- METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido através de uma abordagem teórica sobre a importância da afetividade na aprendizagem, fundamentada nos autores,Arantes,Carvalho, Freire, Martins, Santos, Siqueira dentre outros.
O projeto será desenvolvido no ensino médio e terá duração de 4 semanas, totalizando 08 aulas. 
1 ª etapa ( 2 aulas)
Em um primeiro momento será levado os alunos para o laboratório de informática, para que os mesmos elaborem uma pesquisa sobre as instituições sociais, dando enfâse maior para a instituição familiar e escolar.
2 ª etapa ( 2 aulas)
Num segundo momento será debatido em sala sobre o que são instituições sociais (dando enfase principalmente na instituição familiar e escolar) e após será realizado um debate com os alunos destacando a importância das instituições familiar e escolar na vidas das pessoa no decorrer da vidados indivíduos. Relatando os dados levantados através da pesquisa realizada.
3 ª etapa ( 2 aulas)
Em uma terceira etapa do projeto passado para os alunos o filme “ Escritores da liberdade”. Onde serão instigados a pensar sobre: 
-Qual a relação do filme com as instituições familiar e escolar?
-Qual era o papel da família no cotidiano dos estudantes? 
-Qual o papel da escola para os estudantes?
 -Em quais momentos pode perceber durante o filme as falhas e os acertos da instituição familiar e escolar na vida daqueles jovens estudantes?
4 ª etapa ( 2 aulas)
Após essas etapas, será realizado um seminário no colégio, onde os alunos irão apresentar os dados levantados através da pesquisa, dos debates em sala e do filme “Escritores da liberdade” para os alunos, professores e pais destacando a importância dessas instituições na vida das pessoas. Mostrando que essas instituições tem um papel determinante na vida cotidiana das pessoas, ou seja, vão colaborar para que todos possam ter um futuro melhor se desempenharem seus papéis corretamente.
6- Recursos humanos e materiais
Utilizamos recursos materiais e humanos para a realizaçãodeste projeto. Como por exemplo: os livros das obras literárias utilizados na fundamentação teórica, computador, roteiro de pesquisa impresso, retro projetor, televisão, livros, filme. 
7- Avaliação
A avaliação será processual e contínua. A avaliação deste projeto se dará por meio da promoção da reflexão a respeito do tema proposto. A avaliação será feita continuamente durante os dias do projeto, será avaliada a criatividade, a interação, a socialização, linguagem oral e escrita dos alunos, o nível de conscientização das estudantes, também será avaliada a participação dos alunos em todas as atividades.
REFERÊNCIAS
BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069, de 13-7-1990.11ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Ministério das Comunicações, 1988.
BOURDIEU, P. PASSERON, J. C. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
CANDIAN, J. F.; REZENDE, W. S. A família, a escola e o desempenho dos alunos: notas de uma interação cambiante. Disponível em:http://www.anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/WagnerSilveiraRezende_res_int_GT5.pdf. Acesso 05/05/2017.
DEL PRETTE, A., & DEL PRETTE, Z. A. P. (2001). Psicologia das relações interpessoais: Vivência para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes. 
DESSEN, M. A; POLONIA, A. da C. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a03.pdf. Acesso em 05/05/2017.
MARTINS, S. L. M. A família e a escola: Desafios para a educação no mundo contemporâneo. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 256-263, 2010, Disponível em http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv2n3/18-Pedagogia. Acesso em: 05/05/2017.
NOGUEIRA, M. A. Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão, Revista Brasileira de Educação, 2004.
PARO, V. H.. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.
SANTOS, L. R. dos; TONIOSSO. J. P. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2007000100003. Acesso em 05/05/2017.
SIQUEIRA, I. Apª. A participação dos pais na escola: influência para melhor aprendizagem de seus filhos. Disponível em: http://biblioteca.ajes.edu.br/arquivos/monografia_20160502211821.pdf. Acesso em: 05/05/2017.

Mais conteúdos dessa disciplina