Buscar

Atividade contextualizada Medicina aeroespacial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVERSUS VERITAS
CURSO: CIÊNCIA AERONÁUTICAS
DISCIPLINA: MEDICINA AEROESPACIAL
PROFESSOR: MARIA DA CONCEIÇÃO
ALUNO: VINÍCIUS DE ALMEIDA ROCHA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
A lei Nº 13.475 regula o exercício das profissões de piloto de aeronave, comissário de voo e mecânico de voo. Ainda estabelece que caberá à ANAC regulamentar um sistema de gerenciamento de risco de fadiga desses profissionais, de acordo com recomendações internacionais.  Aborda também questões relativas aos contratos de trabalhos, escalas de serviço, acomodações para descanso a bordo de aeronaves, folgas periódicas, remuneração, uniforme, alimentação, assistência médica, férias, transferências e limites, tanto para voos e pousos, quanto para a jornada de trabalho.
Estima-se que a fadiga contribui com algo entre 15 a 20% nos acidentes aéreos, essa estimativa chamou atenção especial das autoridades aeronáuticas em todo o mundo, fazendo-se necessário tomar providências para melhorar a qualidade de descanso dos aeronavegantes, uma vez que é uma profissão que exige muito da nossa capacidade física, raciocínio rápido, atenção, alerta, assertividade, ter uma consciência situacional para perceber eventos indesejáveis, visualizando toda e qualquer situação que não esteja de acordo com os procedimentos estabelecidos e que possam vir a interferir na segurança do voo, podendo ocasionar um incidente ou até mesmo um acidente.
Em 13 de agosto de 2014, uma aeronave CE 560XLS+ se envolveu em um acidente aéreo vitimando todos a bordo, em seu relatório final sobre os fatores contribuintes para a queda da aeronave estavam a atitude errada do piloto em arremeter a aeronave, as conduções meteorológicas adversas, falta de treinamento adequado e uma possível perda da consciência situacional. Antes da RBAC 117, Longos períodos longe da família, carga excessiva de trabalho e a responsabilidade associada à segurança dos passageiros estão entre as causas de estresse em pilotos de avião. Com a nova lei em vigor, houve mudanças no aumento de dias de folgas, diminuição no limite de jornada de trabalho diurno e noturno, horas da escala mensal, entre outros benefícios.
Logo, os riscos de acidentes aéreos tendem a diminuir, pois o avanço tecnológico permite que sejam criadas aeronaves cada vez mais seguras, somado com a lei que protege a saúde mental e física dos aeronavegantes, aplicação de normas e procedimentos padronizados pelo órgão regulador da aviação civil, elevando assim a qualidade dos serviços prestados e segurança em voo.
Referências bibliográficas:
https://www.monolitonimbus.com.br/nova-lei-do-aeronauta/
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/os-riscos-da-fadiga_2315.html
http://www.potter.net.br/media/rf/pt/RF_A_134CENIPA2014_PR-AFA.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais