Buscar

AVALIAÇÃO TRANSPORTE DO PACIENTE CRÍTICO E RESGATE AEROMÉDICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – TRANSPORTE DO PACIENTE CRÍTICO E RESGATE AEROMÉDICO
1. Os helicópteros são considerados como ambulâncias rápidas. Assinale a alternativa incorreta:
Resposta Marcada: Uma característica importante dos transportes aéreos, seja com helicópteros ou aviões, é a possibilidade de diminuir o período do transporte para a metade ou um terço do que seria necessário em ambulâncias terrestres, consequentemente com aumento da mortalidade dos pacientes críticos removidos.
2. A Enfermagem é uma profissão que está sujeita a constantes transformações devido aparecimento de novas doenças, novos medicamentos e tratamentos, dentro deste contexto o profissional de enfermagem com o decorrer do tempo assume novos espaços de atuação e cenários de cuidado. Leia as afirmações e assinale a alternativa correta:
Resposta Marcada: No Brasil, desde 2003 o atendimento médico aéreo integra uma parcela do serviço pré-hospitalar móvel, sendo a aeronave de transporte médico classificada como ambulância do “Tipo E”, podendo ser de asa rotativa, usada no transporte inter-hospitalar e em operações de resgate, ou aeronave de asa fixa, que realiza somente transporte inter-hospitalar.
3. Dos helicópteros, podem ser citadas algumas vantagens, sendo elas, EXCETO:
Resposta Marcada: As distâncias percorridas e o custo elevado de operação.
4. A Resolução n° 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), publicada em junho no Diário Oficial da União, normatiza a atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel e inter-hospitalar em veículo aéreo de asa fixa e rotativa. Todas estão corretas, exceto:
Resposta Marcada: Desde o ano de 2003 o atendimento aeromédico integra componente pré-hospitalar móvel da rede de serviços de atenção às urgências previstas pela Política Nacional de Atenção às Urgências, no Brasil.
5. De acordo com a Portaria nº 2.048/2002 do Ministério da Saúde, o profissional de enfermagem deve possuir conhecimentos básicos e necessários de aeronáutica, terminologia aeronáutica, procedimentos normais de emergência de voo, evacuação aérea de emergência, segurança no interior e entorno da aeronave, embarque e desembarque de pacientes e noções básicas de fisiologia de voo. Todas estão corretas, exceto:
Resposta Marcada: O oxigênio é um componente extremamente vital para manutenção do organismo, sendo a deficiência do seu fornecimento para os tecidos conhecida como hipóxia. No ambiente aeroespacial devido diminuição da altitude, redução da pressão atmosférica e pressão parcial de oxigênio, é comum que os pacientes apresentem esse quadro, dificultando assim a troca gasosa.
6. O protocolo de cuidados de enfermagem elaborado para enfermeiros de bordo atuantes no atendimento a pacientes adultos traumatizados aplicado aos períodos durante o voo. Este contempla as principais orientações de segurança de voo de helicópteros e a avaliação constante do paciente durante a remoção. Analise as premissas e assinale a correta.
I.Fixar o soro e outros equipamentos próximos ao paciente e sobre a maca rígida ao levá-lo para a aeronave, e não deixar o lençol, o cobertor ou a manta térmica soltos. Fixá-los com a tira aranha. Esse ato é um meio evitar a perda acidental do acesso venoso, já lençóis e mantas térmicas podem soltar e ir em direção aos rotores da aeronave, ocasionando acidentes.
II.Avisar imediatamente o operador de equipamentos especiais ou o piloto ao sentir odor de fumaça, de combustível, ou de algo queimando, e não tomar nenhuma atitude sem autorização, já que estes profissionais são mais preparados para estas situações.
III.Manter fixos e bem acondicionados os materiais e equipamentos no interior da aeronave. Devido à vibração, fatores aerodinâmicos e manobras da aeronave.
Resposta Marcada: Todas estão corretas.
7. De acordo com GEOVANINI (2002), a história da Enfermagem no Brasil é constituída de três fases principais, a primeira caracterizada pela organização da Enfermagem sob o controle de ordens religiosas, a segunda, pelo desenvolvimento da educação institucional e das práticas de saúde pública, e a última dizendo respeito ao processo de profissionalização da área. Assinale a alternativa incorreta:
Resposta Marcada: A avaliação do enfermeiro antes da realização do transporte em relação à patologia e situação clínica em que o paciente se encontra não é importante para assegurar uma remoção confortável e com garantia de sucesso.
8. Acerca das funções do enfermeiro que devem ser realizadas antes, durante e depois do voo. Leia as afirmativas a seguir.
I.Essa especialidade preocupa-se com a evacuação do paciente, o transporte aéreo de pacientes gravemente doentes e gravemente feridos em ambientes militares e civis.
II.O profissional dessa área também encontram-se envolvidos em diversas etapas do suporte de lançamento médico para o programa aeroespacial.
III.Certificação médica, avaliação pós-pouso e planejamento e execução de procedimentos de emergência representam algumas funções em que sua especialização é fundamental, contribuindo também para as tarefas de suporte hiperbárico para tratamento de feridas, exposições tóxicas e doença descompressiva em comunidades de voo e mergulho.
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta Marcada: Todas as alternativas.
9. Com intuito de regulamentar a atuação do profissional de enfermagem no âmbito aeroespacial, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) enunciou a Resolução COFEN n° 581/2018, estabelecendo os princípios básicos de fisiologia pertinentes para este cenário. Nesta resolução, constam noções relacionadas à fisiologia respiratória, incluindo, EXCETO:
Resposta Marcada: Aerocinetose.
10. A realização do transporte de um paciente crítico baseia-se na análise dos benefícios potenciais e os riscos potenciais. A razão básica para execução é a necessidade de cuidados não disponíveis no local onde o paciente se encontra. O transporte pode ser de resgate ou inter-hospitalar. De acordo com o contexto é incorreto afirmar que:
Resposta Marcada: As diferenças de configuração dos aviões e helicópteros impactam minimamente na gestão da logística do transporte dos pacientes.
Total100 / 100

Outros materiais