Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
artigo13

Pré-visualização | Página 1 de 4

LOGÍSTICA DE TRANSPORTE: A IMPORTÂNCIA DOS CUSTOS LOGÍSTICOS AJM TRANSPORTE LINS SP
LOGISTIC OF TRANSPORT: THE IMPORTANCE OF LOGISTIC COSTS AJM TRANSPORTE L.D.T.A LINS SP
Jonathan Soares Guereschi, e-mail: soa1306@hotmail.com
Profº. Dr. Eduardo Teraoka Tófoli, e-mail: eduardotofoli@unisalesiano.edu.br
Profº Ana Beatriz Lima, e-mail: bia@unisalesiano.edu.br
RESUMO
	Neste presente artigo pode-se observar a importância do gerenciamento dos custos logísticos para se manter em competitividade diante do mercado de transporte que esta se evoluindo rapidamente, pois o transporte é uma das áreas mais importantes na logística. Na logística de transporte produtos ou bens são disponíveis a sociedade de forma rápida onde possa suprir suas necessidades. Diante ao cenário competitivo onde as empresas buscam o destaque em satisfação também há atenção aos custos envolvidos no processo, deste modo é necessário investir em ferramentas que auxiliem a empresa a obter resultados positivos, otimizar recurso e minimizar custos e utilizá-los como retorno positivo. 
Palavras chaves: Gerenciamento dos custos, Logística de transporte, Vantagem competitiva, Comprometimento com o cliente.
	
ABSTRACT
	In this present article can observe the importance of managing the logistical costs to maintain competitiveness in front of the freight that is evolving rapidly, because transportation is one of the most important areas in logistics. In transportation logistics products or goods are available the company where it can quickly meet their needs. Given the competitive scenario where companies seek prominence in satisfaction also attention to the costs involved in the process, so you need to invest in tools that help the company to achieve positive results, optimize resources and minimize costs and use them as a positive return. 
Keywords: Management of costs, logistics of transportation, Competitive Advantage, Commitment with the customer.
INTRODUÇÃO
O principal componente da atual realidade da globalização, hoje os benefícios de ter uma boa logística de transporte esta cada vez mais competitiva, pois há custos envolvidos no processo e o melhor gerenciamento dessas despesas faz com a empresa esteja à frente de outras, estar em competitividade e ter benefícios que auxiliem tanto a empresa quanto o cliente para o crescimento e satisfação de ambos.
	A logística de transporte busca atender as necessidades dos mercados consumidores quanto à qualidade dos produtos, como os prazos de entrega no local certo, na hora, no momento certo, ter total eficiência da logística de transporte e ter total comprometimento em seus processos e gerencia-lo com responsabilidade. 
	Com o crescimento da economia a maioria das empresas tem que estar preparada para ter a total infra-estrutura logística para conseguir suprir as necessidades do mercado de transporte isso será possível se as empresa tiver um bom gerenciamento de seus custos e um ótimo planejamento de investimento para seu crescimento diante ao mercado competitivo.
	Sabendo disso, os objetivos dessa pesquisa foram verificar o processo de gerenciamento dos custos relacionado à logística de transporte, pesquisar sua importância em relação à competitividade no mercado de transporte destacando os processos e a tomada de decisão. 
	Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo na empresa AJM Transportes LTDA de Lins – SP, onde a mesma descreve-se seu processo de gerenciamento dos custos logísticos de forma a manter-se presente no mercado. A empresa presta serviço à empresa JBS-Friboi de Lins e também para as outras localidades da mesma, percebendo que ao utilizar um gerenciamento eficaz de seus custos a empresa torna-se competitiva,
	A empresa AJM Transporte LTDA se preocupa com o gerenciamento dos seus custos, buscando minimizá-los de maneira que não afete o crescimento e que continue no mercado de transporte, com competitividade e total perseverança no serviço prestado.
	Esta pesquisa partiu de um estudo bibliográfico e um estudo de caso da empresa AJM Transporte LTDA.
1 LOGÍSTICA 
	A logística está presente em qualquer processo de desenvolvimento, quando se planeja um processo, controla, maximiza lucros, reduz custos e se cria um desenvolvimento eficaz, a logística está inteiramente integrada a administração que permite a realização de um trabalho eficiente com total segurança. 
Logística é o processo de planejamento, implementação, controle do fluxo e armazenagem eficiente de matérias-primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com objetivo de atender aos requisitos do cliente, em uma mesma organização. Em um contexto industrial a arte e ciência de administração e engenharia para obter, produzir e distribuir materiais fabricados ou industrializados a um local específico e em quantidades específicas. Em um sentido militar também pode envolver o movimento de pessoal/recursos. (MOURA, 2004, p.136).
 
Segundo Novaes (2007), a logística é um conceito que permite a realização das metas definidas pela empresa e, sem ela, não há como concretizar essas metas de forma adequada.
	A logística é desenvolvida por três atividades: transportar, distribuir e armazenar, a soma das três atividades com uma grande gestão integrada forma o conjunto denominado logística, se não haver uma administração totalmente integrada pode acontecer uma ruptura e desencontro de informações que ocasiona em problemas e custos altos na realização da operação.
	Conforme Colla (2006), a origem da logística é militar, desenvolvida para colocar os recursos certos, no local, na hora certa com objetivo de vencer as batalhas.
	A logística é uma ferramenta que auxilia na redução de custos operacionais e maximiza os lucros organizacionais da empresa, assim a logística gerencia seus processos para que toda a cadeia de abastecimento possa fluir de modo positivo. Pois, as empresas buscam alcançar a eficiência, e o baixo custo.
No contexto histórico a logística foi desenvolvida nas forças armadas, é a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material obtendo-se em curto prazo, na hora certa, no local certo, destinado a ajudar o desempenho de qualquer função militar.
1.2 Logística de Transporte 
	A logística de transporte tem como função básica, transportar produtos ou bens dando acesso à sociedade a adquirir um produto ou serviço que não esteja ao seu alcance, ou o estariam apenas a um elevado preço. Têm, assim, como função econômica de promover a integração entre sociedades que produzem bens diferentes entre si. 
	Uma vez que se permite essa integração entre as sociedades a ter acesso a produtos, serviços e bens fora de seus ambientes, o sistema de transporte tem papel importantíssimo e potencial de romper monopólios, provocados pelo isolamento geográfico, na produção e na comercialização de mercadorias. (COLLA, 2006)
Os benefícios econômicos relacionados são a estabilidade de preços, uma oferta mais adequada e estável, além de maior competição, no sentido de acesso a fontes alternativas. Outro efeito dos transportes é, também, possibilitar a especialização regional da produção, a divisão geográfica do trabalho pode ser orientada pela vantagem absoluta de custos ou pela vantagem comparativa de custos. (COLLA, 2006)
Conforme destaca Itani (1995), o setor de transporte ocupa uma posição importante no processo de globalização.
	Conforme Locklin (1954), o efeito dessas alterações se refletirá diretamente nos preços, pois um mercado central que deriva sua oferta de muitas fontes e que distribui o produto a muitos consumidores estará menos sujeitos há variações extremas nos preços.
	Deste modo a variação de preços das mercadorias é limitada pelas fontes alternativas de oferta tornadas possíveis pela eficiência de transporte.
Página1234