Buscar

Celtas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Celtas
	Europa
	Ásia
	África
	Oriente Próximo
	América
	
500 a.C.
	Os celtas de Hallstatt usavam o ferro. Escritores gregos mencionam os keltoi que viviam na França e na região da nascente do rio Danúbio. Início da bela arte La Tène em armas e escudos (500 a.C.). Os celtas invadem a Itália e saqueiam Roma (400 a.C.). 
	Os etruscos constituem uma grande civilização no Norte da Itália. Os persas não conseguem anexar a Europa ao seu império e são derrotados pelos gregos em terra e mar. Guerra civil (431-404 a.C.) destrói o império ateniense na Grécia e o país é dominado por Alexandre, o Grande, da Macedônia (336-323 a.C.). 
	Época de Confúcio na China e de Gautama Buda na Índia. Os chineses usam ferro fundido para ferramentas e bronze para as armas. O uso do ferro, expandindo-se do Ocidente para o Oriente, chega à Índia. Depois das conquistas de Alexandre, o Grande, na Índia, estabelece-se um império. O budismo expande-se por quase toda a Índia.
	Quase todos os povos vivem da caça ou da agricultura simples, mas a civilização egípcia entra no seu período ptolomaico em 323 a.C. O uso do ferro espalha-se o Egito, chegando até Meroe, um reino do Sudão, e daí até o Oeste da África; mais tarde, levado pelos povos de língua banta, estende-se para o Sul.
	A Pérsia é o estado mais poderoso. Seu grande império vai do Egito à Índia. Sua religião é o zoroastrismo, um culto monoteísta com um sistema de recompensas e punições da morte, que influenciou o judaísmo e o cristianismo. Alexandre, o Grande, conquista muitas terras do Oriente Próximo.
	No México cultivavam o milho, o feijão e a abóbora. Não usam metais, mas fazem belos objetos de cerâmicas sem usar a roda de oleiro. Fazem tecidos e bibelôs de jade. Adoram o jaguar e sacrificam seres humanos. No Peru são usados o cobre, a prata e o ouro, mas os artesãos não sabem fabricar o bronze.
	
300 a.C.
	Tribos do Norte da França estabelecem-se em Yorkshire. Os celtas invadem o Sudeste da Europa e atacam Delfos, na Grécia (279 a.C.), entrando na Anatólia. São derrotados em 240 a.C. em Pérgamo. Na Itália, os celtas são derrotados pelos romanos em Telamon (225 a.C.).
	Os romanos dominam a Itália, derrotando as tribos vizinhas. Por volta de 146 a.C. controlam o mar Mediterrâneo. Tribos da Dinamarca invadem a França e são derrotadas pelos romanos (120 a.C.). Em 102 a.C. os godos da Suécia instalam-se nas proximidades do mar Negro.
	A China é unificada pelo imperador Shihi Huang-Ti, da dinastia Chin (221 a.C.). Ele manda construir a Grande Muralha com 2.200km de comprimento. Em 200 a.C., os chineses inventam a besta, a última arma importante a ser inventada antes da arma de fogo. Usam a acupuntura na medicina.
	Euclides ensina matemática no grande centro de estudos em Alexandria, onde existe uma famosa biblioteca. Mâneto escreve a história do Egito. É erigida a pedra da Rosetta (196 a.C.). Reis meroéticos governam a Alta e Baixa Núbia.
	É redigida a maior parte do Velho Testamento. São escritos alguns dos pergaminhos do Mar Morto. Em 198 a.C., Jerusalém é capturada pelos reis selêucidas da Antioquia. Os judeus, liderados por Judas Macabeu, revoltam-se (166 a.C.).
	No Peru cultivam o algodão. Tecidos e roupas de cores vivas são enterrados com os mortos. As cabeças das crianças são envoltas em ataduras para determinar o formato do cérebro em crescimento. Cobre, prata e ouro são fundidos em moldes e pelo método do “refugo de cera”.
	
100 a.C.
	Surgem as vilas fortificadas no alto das colinas na Europa celta. Tribos belgas dos Países Baixos instalam-se no Sudeste da Inglaterra. Júlio César combate os celtas na França e na Grã-Bretanha e derrota Vercingetórix (52 a.C.). Os romanos invadem a Grã-Bretanha (43 d.C.) e dominam a rebelião comandada por Boudicca (61 d.C.).
	O domínio romano estende-se até os rios Reno e Danúbio, incluindo Creta e Síria. A república transforma-se em império sob o governo de Augusto, em 31 a.C. No reinado de Nero (54-68 d.C.) Roma é incendiada e os cristãos são perseguidos.
	Os chineses inventam um tipo de arreio para cavalos, cerca de 800 anos antes de começar o uso do tipo moderno de arreios na Europa. A dinastia Han (202 a.C. a 220 d.C.) centraliza-se no rio Yangtze. O comércio da seda é feito por terra e também pelas rotas marítimas da China para o Império Romano.
	O Saara começa a secar; transformando-se em deserto. Com a morte de Cleópatra (30 a.C.), o Egito passa a ser província romana. Há grande influência árabe nos reinos negróides do Leste da África, que comerciam com a Índia. A produção de alimentos chega ao Zimbábue com os povos do Norte.
	A Palestina torna-se parte do Império Romano (63 a.C.). Cavaleiros da Pártia derrotam o exército romano liderado por Crasso no Irã (53 a.C.). Herodes, o Grande, sobe ao trono da Judéia (40 a.C.). Jesus Cristo nasce em Belém, na Palestina, e o cristianismo se espalha pela África, Espanha e França.
	Em toda a América os povos vivem da caça e da pesca, exceto no México, no Peru e Sudeste da América do Norte. Aí a agricultura simples é usada pelos “cesteiros”. No Peru e no México a agricultura é mais avançada e começam a desenvolver as civilizações.
	
100 d.C.
	Os romanos abandonam a conquista da Escócia e erguem as muralhas do norte da Grã-Bretanha. Vários cultos estrangeiros e o cristianismo surgem na Grã-Bretanha e em outras partes do Império Romano. Os celtas do império adotam o modo de vida dos romanos e lutam nos exércitos romanos.
	O Império Romano sofre os ataques bárbaros. Há também muitas guerras civis provocadas por candidatos ao trono do imperador. Em 251 d.C., o imperador Décio é morto na batalha contra os godos no Bálcãs. Durante esse período de agitação o cristianismo se propaga pelo império.
	Lavradores do Yayoi, com um avançado método de cultivo do arroz, chegam a Tohuku no Japão (haviam chegado no país antes de 200 a.C.). Mercadores hindus introduzem o ferro entre os povos que usavam a pedra nas Índias Orientais. O budismo chega à China, onde termina a dinastia Han, em 220 d.C.
	Povos berberes o Norte da África atravessam o Saara e se misturam às tribos negras. Isso contribui para a formação dos impérios da África Ocidental. O reino da Gana é fundado por judeus da Cirenaica (200 d.C.).
	O imperador Trajano funda a província romana da Arábia (106 d.C.), incorporando a cidade nabateana de Pétrea na Palestina. Em 205 d.C., Edessa , no Noroeste do Iraque, torna-se o primeiro reino a adotar o cristianismo como religião oficial. 
	No período protoclássico da cultura maia, no México, são construídos templos de pedra. No Peru este é o período clássico das culturas mochica, nasca e tiahuanaco. Artefatos de ferro forjado ou fundido não são conhecidos em toda a América.
	
300 d.C.
	Os bárbaros atacam o Império Romano em muitas frentes. Na Grã-Bretanha, pictos do Norte, saxões do Leste e escoceses na Irlanda ameaçavam. O exército romano retira-se para defender Roma. Os britânicos organizam suas defesas, e reinos cristãos são formados no Norte da Grã-Bretanha e em Gales.
	Os hunos e outros povos bárbaros invadem a Europa. Visigodos e vândalos saqueiam Roma. O imperador Constantino (306-337 d.C.) faz com que termine as perseguições aos cristãos. A França é governada por reis merovíngios. Em 486 d.C., Clóvis, rei dos francos, converte-se ao cristianismo. 
	As primeiras imagens de Buda são feitas na China. Peregrinos viajam da Índia para a China seguindo a rota da seda. Mercadores romanos fundam um posto de comércio no Sul do Vietnã. Em 400 d.C. já existe uma rica sociedade feudal no Japão. São fundadas as bases das instituições japonesas.
	A região do Zimbábue permanece deserta por centenas de anos. Na Núbia habita o “grupo-X”, um povo desconhecido que enterra seus mortos em ricos túmulos. Em 386 d.C., o imperador romano Teodósio manda fechar templos pagãos. Muitos monumentos pagãos são destruídos por fanáticos cristãos. 
	Generaliza-se o monasticismo, chegando à Europa através do Oriente Próximo.São feitas peregrinações a Jerusalém. Grandes túmulos e monumentos são esculpidos na rocha, em Pétrea. Em 362 d.C., o plano do imperador Juliano, o Apóstata, de restaurar o templo judeu em Jerusalém termina com uma explosão de gás grisu.
	Com o início do período clássico da cultura maia, no México, surgem grandes templos em forma de pirâmide e também observatórios astronômicos. Os maias têm uma forma própria de escrita hieroglífica e elaboram um calendário bastante preciso, m,as não conhecem a roda e pouco usam os metais.

Outros materiais