Buscar

RESUMO ZOOLOGIA CNIDARIA, PORIFERA, INTRO

Prévia do material em texto

ZOOLOGIA: Ramo da Biologia que estuda todos os aspectos da vida animal, incluindo as relações entre os animais e o ambiente. Animal: organismo eucarionte, pluricelular, utiliza a matéria orgânica como alimento. O reino animal acha-se teoricamente dividido em dois grandes grupos: Invertebrados–ausência de espinha dorsal –cerca de 95 % das espécies de animais conhecidas; Vertebrados–animais com coluna vertebral –cerca de 5 % das espécies animais conhecidas. Divisão dos animais o número de espécies, estes seriam divididos em: Artrópodos–a maioria das espécies animais existentes –insetos, aracnídeos, crustáceos –mais de um Milão de espécies, Não artrópodos–o restante dos animais
TAXON: Anelídeo: (minhoca): filo: anelideo; Aracnídeo: (aranha): filo: arthropoda, classe: arachnida; Cnidário: medusa, agua-viva, corais; Crustáceo: (caranguejo): filo: arthropoda, classe: crustacea, Diplópodo: (p de cobra): filo: arthropoda, classe: diplopoda; Equinodermo: (ouriço do mar): filo: equinodermo; Inseto: (barata): filo: arthropoda, classe: insecta, ordem: blattodea; Molusco: (caracol de jardim): filo: mollusca, classe: gastrópode, ordem: pulmonata. Nematódio: (solitária, lombriga): filo: nematoda; Platelminto: vermes; Porífero: (esponja do mar): filo: porífero, classe: hydrozoa; Quilópodo: lacraia
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
INVERTEBRADOS: De onde vêm os invertebrados? Grande variedade de invertebrados atuais bilhões de anos de evolução na Terra. Evidências indiretas de organismos procariotas encontradas em alguns dos sedimentos mais antigos no planeta a vida apareceu primeiro nos mares da Terra. Ancestrais de plantas e animais quase certamente protistas.
Onde vivem os invertebrados? Habitats marinhos, Estuários e marismas costeiros (pântanos salgados e manguezais), Habitats de água doce, Habitats terrestres, Tipo especial de ambiente: Simbiose.
Habitats Marinhos: A Terra é um ambiente marinho –a água salgada cobre 71% de sua superfície. A vida quase certamente evoluiu no mar. Dessa forma não é surpreendente descobrir que o ambiente marinho continua abrigando a maior diversidade de táxons de invertebrados. O fator mais significativo dessa diversidade é a natureza especial da água do mar. Existem invertebrados habitando desde as zonas costeiras até organismos pelágicos e bentônicos.
Estuários e Marismas Costeiros: ocorrem ao longo de litorais baixos e são criados pela interação das águas doce e marinha, onde os rios adentram o mar. Encontramos uma mistura instável de condições de água doce e salgada, movimentos de água, influências de marés e mudanças sazonais drásticas. Os estuários recebem altas concentrações de nutrientes e são ambientes altamente produtivos. Uma estimativa de 60-80% dos peixes marinhos comerciais do mundo dependem diretamente dos estuários, tanto como abrigo para adultos migrando quanto como berçários protetores para os jovens. Exemplos destes ambientes: pântanos salgado e áreas de manguezais.
Habitatsde Água Doce: Corpos de água doce são muito menores que os dos oceanos e são mais pronta e drasticamente influenciados por fatores ambientais. São ambientes relativamente instáveis –mudanças na temperatura e outra condições em lagoas, riachos e lagos podem acontecer rapidamente e ser de grande magnitude. Essas mudanças podem incluir congelamento total durante o inverno e estiagem no verão.
Adaptações dos invertebrados a essas mudanças: Diapausa-forma de dormência (normalmente na fase de ovos ou embriões), na qual os invertebrados cessam o seu crescimento e desenvolvimento; Hibernação–resposta temporária ao frio; Estivação–resposta temporária ao aquecimento. A diversidade biológica é muito menor que a dos oceanos, mas muitos invertebrados diferentes vivem em água doce e resolveram os problemas associados com esse ambiente.
Habitats Terrestres: A vida na terra é ainda mais rigorosa que a de água doce. Em geral são encontrados extremos de temperatura, o equilíbrio de água é um problema crítico e apenas a sustentação física do corpo requer grandes gastos de energia. A água provê um meio para sustentação, para dispersar gametas, larvas e adultos, e para diluir produtos metabólicos, além de ser uma fonte de materiais dissolvidos que são necessários aos animais. Animais que vivem em ambientes terrestres não desfrutam destes benefícios da água e por isso poucos táxons invadiram estes ambientes.
O sucesso dos invertebrados em terra é exemplificado pelos artrópodes, especialmente pelos •isópodesterrestres, •insetos, •aranhas, •ácaros, •escorpiões e •outros aracnídeos
Simbiose: Muitos invertebrados vivem em associação íntima com outros animais ou plantas relação simbiótica ou simbiose. Relações simbióticas podem ser passageiras e os simbiontes são oportunísticos(facultativos). Exemplo de simbiose facultativa: relação de piolhos e carrapatos com seus hospedeiros vertebrados. Outras relações simbióticas são mais permanentes e os simbiontes não podem sobreviver sem o seu hospedeiro (obrigatórios). Exemplo de simbiose obrigatória: a de alguns parasitas e seus hospedeiros (Taeniae o ser humano).
Relações simbióticas podem ser subdivididas em várias categorias baseadas na natureza da interação entre o simbionte e seu hospedeiro. Parasitismo –o simbiose (um parasita) recebe benefícios à custa do hospedeiro. Ectoparasitas e endoparasitas. Parasitas permanentes e parasitas temporários. Alguns grupos de invertebrados são predominantemente ou exclusivamente parasitários, e quase todos os filos de invertebrados possuem pelo menos algumas espécies que adotaram estilos de vida parasitários. Mutualismo –tanto o hospedeiro quanto o simbionte são beneficiados. Exemplo: cupins e protistas de seu trato digestivo, responsáveis pela quebra da celulose. Comensalismo –descrito como uma associação que é vantajosa a uma parte (o simbionte) mas deixa a outra (o hospedeiro) não afetada. Entre os invertebrados há numerosos exemplos de uma espécie que habita o tubo ou as galerias de outro (inquilinismo); o primeiro obtém proteção, alimento ou ambos, com pouco ou nenhum efeito aparente ao último.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS ANIMAIS: Animais são organismos: eucariotos, multicelulares, heterotróficos e que obtém seus alimentos por ingestão de nutrientes do meio. Podemos encontrar exceções, em função de fatores diversos como a adaptação de organismos a meios de vida especiais. Exemplo: certos endoparasitas que perderam a capacidade de ingestão de nutrientes, passando a obtê-los por absorção direta (Solitária).
Algumas características gerais dos grupos (táxons) situados logo abaixo do reino, os filos, são muito utilizadas na tentativa de se entender a filogenia do Reino Animal. Essas características, frequentemente encontradas durante o desenvolvimento embrionário e não apenas nos organismos adultos são: níveis de organização do corpo, simetria, disposição das estruturas relacionadas com a digestão, número de folhetos germinativose presença de celoma.
Todos os animais se desenvolvem a partir de uma única célula-ovo ou zigoto. Essa célula sofre várias divisões mitóticas, dando origem a organismos multicelulares. Alguns organismo desenvolvem-se até um conjunto de células, com organização tissular muito restrita Porifera. Outros desenvolvem-se a nível de tecidos Cnidaria. A maioria atinge níveis de organização superior a tecidos, tais como órgãos e sistemas desde os Platyhelminthe, incluindo a maioria dos animais.
Pode-se encontrar a subdivisão do Reino Animal baseada na complexidade tissular: Parazoa-organização tissular muito restrita Porifera(esponjas). Eumetazoa-níveis de organização superior a tecidos, tais como órgãos e sistemas todos os demais animais.
SIMETRIA: É a divisão do corpo de um organismo em metadesespeculares. Os animais podem ter: Simetria Radial –quando há mais de um plano de divisão do corpo (simetria); Simetria Bilateral –quando existe um único plano de simetria possível de ser traçado. Assimetria–Existem animais cujo corpo não pode ser dividido em metades especulares –são os animais assimétricos.
NÚMERO DE FOLHETOS GERMINATIVOS: Alguns animais são formados, em sua fase embrionária, por apenas duas camadas de células (derivadas da ectodermee da endoderme). Esses animais são considerados diblásticos(ou diploblásticos), como, por exemplo, os cnidários. Outros animais, em sua fase embrionária, são constituídos por três camadas de células, derivadas da ectoderme, da endoderme e da mesoderme. São os chamados triblásticos(ou triploblásticos), como, por exemplo, os vermes, os moluscos os artrópodes, os equinodermos e os cordados.
PRESENÇA DE CELOMA: Nos animais triblásticos, pode ou não existir celoma, que é a cavidade geral do corpo e serve de espaço para os órgãos internos. Quando não há celoma, os animais são ditos acelomados, como os vermes de corpo achatado – os platelmintos.
Os pseudocelomados possuem falso celoma, assim chamado por não ser uma cavidade inteiramente forrada por tecido mesodérmico. A mesoderme apenas reveste a superfície interna da parede do corpo, deixando de fazê-lo na parede intestinal, como acontece com os vermes de corpo cilíndrico, chamados nematódios. 
Nos celomas verdadeiros, tanto a face interna da parede do corpo como a face externa da parede intestinal são revestidas por mesoderme e a cavidade geral do corpo é, assim, um verdadeiro celoma. São exemplos de animais celomados: os vermes segmentados, os artrópodes, os moluscos, os equinodermos e os cordados.
DESTINO DO BLASTÓPORO: Outra característica embriológica dos animais triblásticos é a relacionada ao surgimento da boca. Quando a boca é derivada do blastóporo(a abertura do arquênteropara o meio externo), dizemos que os animais sãoprotostômios(do grego, proto= primitivo, stoma= boca), o que inclui desde os platelmintos até os artrópodes. Se o blastóporooriginar o ânus (e a boca se originar na extremidade oposta, como um novo orifício), dizemos que os animais são deuterostômios(do grego, deutero= secundário, o que veio depois).
DISPOSIÇÃO DA ESTRUTURAS RELACIONADAS À DIGESTÃO: Existem três tipos básicos de disposição: rede de canais, tubo com uma abertura e tubo com duas aberturas. A disposição em redes de canaisé exclusiva das esponjas. Há células flageladas que estabelecem correntes de água através do corpo do animal. A água entra por pequenos poros na parede do corpo e sai por uma única abertura, o ósculo, transportando partículas alimentares. Não há tubo digestivo, a digestão se dá intracelularmente. A presença de um tubo digestivo já pode ser verificada a partir dos cnidários. A disposição em um tubo ou saco aberto em um só ponto é típica dos cnidários e platelmintos. Nesses há uma abertura única que funciona como boca e ânus e por isso dizemos que o trato digestivo é incompleto.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PORÍFERO: sub reino parazoa: esponjas do mar, apenas uma pequena parte 50 especies não são marinhos
Origem: Se assemelham a colônias de protozoários, o que mostra que os seus ancestrais, foram protozoários coloniais, que futuramente podem ter evoluído a animais pluricelulares
Caracteristica: assimétrico, assimetria radial, acelomados (sem tecido na cavidade interna) Só chega ate a faze de blástula, bentônicos sésseis, não formam tecidos, são aglomerado de células que formam colônias,
São animais filtradores, a água passa pelo átrio ou espongiocelia, saindo pelo ósculo
Anatomia: Parte externa revestida por pinacócitos, porócito forma o poro, o meio possui espículas estruturas responsáveis pela sustentação, podendo ser calcarias ou silicosa, e tem uma proteína chamada espongina. Possui calulas chamadas de amebócito que se locomovem distribuindo nutrientes pelo porífero, sua celula mais importante é o COANÓCITO, que faz o revestimento interno, é uma celula flagelada que captura o alimento através de flagelos para fazer a digestão interna.
Não possui: sistema digestorio, tecido, sistema nervoso, sistema respiratório, sistema circulatórioFaz distribuição de nutrientes pelas celuas por difusão
Reprodução Assexuada: 
Brotamento: forma um broto que fixa no substrato e cresce formando um adulto
Regeneração: ela se regenere a partir de pequenos pedaços
Gemulação: apenas poríferos de água doce, libera células capazes de originar novas esponjas, envoltas por (espículas)
Reprodução Sexuada: (fecundação interna e desenvolvimento indireto)
Esponja masculina e feminina: a masculina libera seus espermatozoides na água, eles entram pelos poros da fêmea e fecundam o óvulo, ocorre o desenvolvimento da larva (anfiblastula), que será liberada e se fixa no substrato se desenvolvendo e formando um porífero adulto.
Função ambiental: animais que produzem toxinas para própria defesa, que podem causar dermatites em humanos, são usados por peixes como local de desova, berçário e abrigo.
TIPOS DE ESPONJAS: 3 tipos de estrutura dos sistemas aquíferos: os tipos asconóide, siconóidee leuconóide. Na estrutura asconóide, a mais simples, a água penetra por numerosos óstiosou poros dérmicos sendo levada a uma espongioceleampla, revestida por coanócitose sai através de um ósculo único.
Na estrutura leuconóide ocorrem câmaras flageladas e a sua estrutura mais complexa permite um aumento do tamanho. A condição leuconóide é produzida por dobramentos adicionais da coanoderme e um maior espessamento do mesoílo. Geralmente formam grandes massas com numerosos poros inalantes e ósculos. A água penetra pelos poros, passa por canais inalantese daí, através de prosópilas, para câmaras flageladas, geralmente pequenas e bem numerosas, que estão revestidas por coanócitos
A espongiocele está reduzida a uma série de canais exalantes por onde passa a água quando sai das câmaras em direção aos ósculos. A organização leuconóideé típica da maioria das esponjas calcárias e de todos os membros de Demospongiae. Apenas na Classe Calcarea, considerada a mais primitiva entre as viventes, ocorrem os três tipos de estrutura.
CLASSIFICAÇÃO DOS PORIFERA 
1. Classe Calcarea-esponjas calcárias: Espículas esqueléticas inteiramente de carbonato de cálcio. Ausência de diferenciação dos componentes esqueléticos em megasclerase microscleras; Espículas, em geral, com 1, 3 ou 4 raios; Arquitetura corporal do tipo: asconóide, siconóideou leuconóide; Todas marinhas. Superfície do corpo cerdosa e cores apagadas. Geralmente com menos de 15 cm de comprimento.
2. Classe Hexactinellida-esponjas de vidro: Espículas de sílica (de vidro); maioria com 6 raios (hexactinal); Maior grau de simetria radial; Presença de megasclerase microscleras; Pinacodermeexterna ausente –substituída por membrana dérmica não celular; Marinhas, de águas profundas. Comprimento de até 1 metro.
3. Classe Demospongiae-demosponjas: Classe do filo Poriferaque abriga a maior variedade de esponjas (cerca de 95% das espécies atuias); Se diferenciam por possuir um esqueleto de fibras de espongina, substância exclusiva destes animais. Todas Demospongiaesão leuconóides, e a maioria é irregular, mas existem todos os tipos de padrões de crescimento. Algumas são incrustantes e algumas têm o aspecto de ramificações ascedentesou formam plataformas irregulares; outras têm forma de cordão ou são foliáceas. A grande variação nas formas dos membros das Demospongiaereflete em parte adaptações às limitações de espaço, à inclinação do substrato e a velocidade das correntes.
PREDAÇÃO: Vários animais se alimentam de esponjas, embora o dano causado por estes predadores seja geralmente pequeno. Alguns moluscos, ouriços e estrelas-do-mar, além depeixes tropicais (donzelas, peixes-borboleta) e tartarugas, comem esponjas.
COMENSALISMO: Relações de comensalismo envolvendo esponjas são muito comuns. O intrincado sistema de canais das esponjas e suas defesas antipredaçãoas tornam excelentes refúgios para muitos invertebrados menores (crustáceos, ofiuróides, poliquetos) e alguns peixes (gobídeose blennídeos). Várias espécies dependem dessa proteção das esponjas em sua fase de juvenis para manterem suas populações em níveis estáveis. Exemplo: conhece-se um peixe no Japão que desova dentro de uma esponja (Mycaleadhaerens), valendo-se da química desta espécie para a proteção de seus ovos. Outros organismos usam as esponjas como cobertura ou camuflagem, como os caranguejos do gêneroDromia, que recortam pedaços de esponjas de diversas espécies e os posicionam sobre sua carapaça.
SIMBIOSE: A maioria dos simbiontes das esponjas usam seus hospedeiros apenas pelo espaço e proteção, mas alguns dependem do seu fluxo de água para suprir nutrientes em suspensão. Exemplo: casal de camarões (Spongicola) que habita a esponja de vidro Euplectella(conhecida como “cesta de flores de Vênus”). Os camarões entram quando jovens e ficam aprisionados à medida que se tornam grandes demais para escapar. Passam sua vida como “prisioneiros do amor” e são dados como presente de casamento no Japão.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CNIDARIA: Animais urticantes, que queima pois tem uma celula chamada cnidócito que dispara uma celula nematocisto que contem substancia urticante e paralizante pois são animais carnívoros que caçam.
Quatro grupos importantes: Hydrozoa: hydra, obélia, caravela portuguesa; Schyphozoa: meduzas – água viva; Anthozoa: anêmonas e corais; Cubozoa: vespa do pacífico
Grupo: reino: animália, sub reino: eumetazoas – animais verdadeiros
Característica: Simetria Radial (pode ser cortado em partes iguais), forma ectoderme e endoderme (único grupo anima diblástico), acelomados (cavidade interna não revestida por mesoderme), 
Fisiologia: apresenta sistema nervoso difuso (água viva com 2 neoronios), sistema digestório simples incompleto (tem apenas boca) excreção feita por difusão, digestão extra celular e intra celular, tecido interno gastroderme na parte interna.
Na epiderme dos tentáculos estão os cnidócitos, células urticantes que tem o veneno responsável por queimar e paralisar as presas, (quando o gatilho da celula e tocado o cnidocito libera um ferrão com o veneno chamado nematocisto)
Animal mais venenoso do mundo vespa do mar mata por parada cardio respiratória em 5m
Reprodução: Assexuada: Brotamento; Sexuada: fecundação externa através de gametas; Metagenese: reprodução sexuada e assexuada, na maior parte da vida da Obelia ela esta em forma de pólipo, ela libera a medusa de forma assexuada, ela cresce e se reproduz sexuadamente, formando o zigoto, formando uma larva planula que se fixa no substrato formando um pólipo, estágio inicial.
Epitélio dos cnidários: Epiderme -tecido de revestimento externo, especializado na protecçãoe defesa, com uma espessura reduzida. Gastroderme-tecido de revestimento da cavidade gastrovascular, mais espesso que a epiderme e especializado na digestão dos alimentos. Tipos celulares da epiderme:1)Células mioepiteliais ou epitélio-musculares. Consideradas as células musculares mais primitivas entre os Metazoa; Células colunares e contráteis; Função→ revestimento e contração do corpo.
2) Células intersticiais: Células totipotentes→capazes de originar os diversos tipos celulares dos cnidários; Participam do crescimento e dos processos regenerativos. 3) Células sensoriais Percebem estímulos ambientais e os transmitem às células nervosas presentes na mesogléia. 4) Células glandulares Função→ secretam muco para lubrificar o corpo e aderir o animal ao substrato. 5) Cnidócitosou cnidoblastos. Distribuídos em toda a epiderme, concentrando-se nos tentáculos e ao redor da boca. Apresentam uma organela especializada, o nematocisto que contém em seu interior um líquido rico em substância protéicatóxica. Quando o nematocisto é estimulado, a cápsula se abre, o filamento é evertidoe, através do canal interno desse filamento, a toxina é liberada. O filamento é introduzido no corpo da presa como uma agulha bem fina, através da qual o veneno é injetado.
Parede do corpo: Tipos celulares da gastroderme: A gastroderme é histologicamente similar à epiderme. 1)Células nutritivo-musculares. Células semelhantes às células epiteliomusculares mas viradas para o interior da cavidade gastrovascular; Participam ativamente no processo digestivo; Permitem a contração em diâmetro do corpo do animal; 2) Células secretoras. Células que produzem enzimas digestivas, são liberadas na cavidade gastrovascular, onde se inicia a digestão; 3) Células intersticiais ; 4) Células sensoriais .
Sustentação: Formas poliplóidesdependem essencialmente das qualidades hidrostáticas da cavidade gastrovascular (celentero), que é preenchido por água e comprimido pela musculatura longitudinal e circular da parede do corpo. A mesogléiapode ser enrijecida por fibras, particularmente nos antozoários. Antozoários coloniais podem incorporar partículas de sedimentos e fragmentos de conchas na coluna, o que aumenta a sustentação. Esqueletos calcários maciços são encontrados somente em certos grupos de Anthozoae Hydrozoa.
Movimento: Nos pólipos, a capacidade de locomoção é reduzida, podendo ser do tipo "mede-palmos" ou "cambalhota". Nas medusas, a locomoção é mais ativa, sendo realizada por um mecanismo denominado jato propulsão: os bordos do corpo se contraem, e a água acumulada na fase oral da medusa é expulsa em jato, provocando o deslocamento do animal no sentido oposto. A capacidade de alterar a forma do corpo, determinando movimentos e deslocamentos, deve-se à presença das células mioepiteliais, com funções de contração e distensão, mas que não são células musculares verdadeiras. Por conveniência utilizamos o termo “musculatura” e “músculos” para os conjuntos de fibrilas longitudinais e circulares.
Trocas gasosas: Não existem órgãos especiais para estas funções. Trocas gasosas ocorrem por difusão simples, através de toda a superfície do corpo. A remoção do excesso de água é feita por eliminação oral periódica de fluido da cavidade gastrovascular. Desta forma, a cavidade gastrovascular age como um imenso vacúolo contrátil.
Coordenação: Células nervosas –formam uma rede dispersa na mesogleia(não formando nunca gânglios), com expansões delicadas que conduzem impulsos nervosos em ambas as direções, ao contrário do que acontece nos animais superiores. Estas células coordenam os movimentos do corpo e tentáculos, comandando as fibras musculares;
CLASSIFICAÇÃO DOS CORAIS: Os corais são classificados conforme a localização em: •Franja: Perpendiculares ao mar de águas rasas, próximos às praias. •Barreira: Paralelos à costa, mas separados por lagos de água rasa e salgada. •Atóis: Crescem ao redor de vulcões, que depois afundam, deixando-os à tona..
Acidente com água-viva Funcionalmente a toxina causa anomalias no transporte dos íons cálcio e sódio e instabilidade da membrana celular. A toxina atua diretamente sobre o miocárdio, tecido nervoso, fígado e rins. Nem todos os nematocistos são perigosos para o homem -geralmente os sifonóforos, cifomedusas, cubomedusase algumas colônias de hidróidese hidrocorais oferecem algum perigo para os humanos. O animal da terra mais venenoso é a vespa-do-mar, Chironexfleckeri, uma cubomedusaaustraliana de 10-15 cm de diâmetro, com veneno capaz de matar 60 pessoas em 3 minutos. Esta espécie é o único cnidário com antídoto desenvolvido
Espécies que causam acidentes no Brasil: O lindiassam baquiensis-pequena medusa de cor amarela é comum no verão nas praias do sul do pais e causa acidentes dolorosos, mas depouca gravidade (cerca de 90% dos acidentes em SC); Causa lesão cutânea popularmenteconhecida como “reloginho”. 
Espécies que causam acidentes no Brasil –Tratamento:. A dor pode ser controlada com o uso de compressas de água gelada (sempre água do mar ou aplicação de "coldpacks" envoltos em panos, pois a água doce dispara nematocistos ainda íntegros na epiderme). Contudo, vinagre estimula liberação do veneno restante nos cnidócitosjá disparados uso não mais recomendado. As espécies brasileiras raramente provocam quadros graves, mas não é impossível a presença de falta de ar, mal estar, queda de pressão e arritmias cardíacas após o envenenamento.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PLATYHELMINTHES: animais do filo Platyhelminthes São considerados vermes, tais como são considerados os integrantes dos filos Nematelmintos e Anelídeos. corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há a epiderme uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por músculos circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoção e como esqueleto. Medindo desde alguns milímetros até metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, não possuem ânus. Alguns nem tubo digestório têm e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro. Entre os muitos exemplos de platelmintos, os principais são as planárias, tênias e os esquistossomos. 
Sistema digestivo: Possui apenas uma abertura em todo o sistema, portanto é incompleto. Constitui-se por boca, faringe e intestino ramificado que termina em fundo cego. Os cestóides(endoparasitas, como a tênia) não possuem sistema digestivo. A digestão é extra e intracelular. Sistema nervoso: São os primeiros animais com um sistema nervoso central que é formado por um anel nervoso, ligados a cordões longitudinais ou por um par de gânglios cerebroides dos quais partem filetes nervosos laterais que percorrem todo o corpo, emitindo ramificações. Isso permite uma melhor coordenação do sistema muscular, bem desenvolvido, o que disciplina os movimentos do animal e lhe dá mais orientação.
Sistema excretor:  excreção é feita através dos protonefrídeos que possuem células terminais multiciliadas denominadas de células-flama (ou solenócitos). Estruturas típicas dos platelmintes, ascélulas-flama eliminam os excretas para dentro de ductos anastomosados, e por vezes ciliados, que eventualmente abrem-se para o exterior por um ou mais poros. São amoniotélicos, isto é, excretam amônia e não ureia como os mamíferos.
Sistema circulatório e sistema respiratório: Os platelmintos, assim como os outros filos já estudados anteriormente, não possuem sistemas ou órgãos especializados em trocas gasosas ou respiração. Gás oxigênio e gás carbônico, são eliminados e absorvidos pela pele, através do processo de difusão facilitada.
Sistema reprodutor Geralmente são hermafroditas (podendo ou não fazer a autofecundação) sendo que alguns se reproduzem por partenogênese.Doenças causadas por platelmintos: Esquistossomose, Teníase, Cisticercose
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NEMATODA: (nemátodos) são um filo de animais cilíndricos e alongados. Eram classificados, juntamente com outros grupos, no filoNemathelminthes (nematelmintos), hoje obsoleto.
Possuem corpo não segmentado e revestido de cutícula resistente e quitinosa. Sistema digestivo completo, possuindo boca e ânus. O sistema nervoso é formado de um anel anterior, que circunda a faringe, e cordões nervosos longitudinais relacionados com aquele anel. O sistema locomotor é estruturado em camadas musculares longitudinais situadas logo abaixo da epiderme. As contrações desses músculos só permitem movimentos de flexão dorsoventral. Não há movimentos laterais. Todos os nematódeos são unissexuados (animais dióico), ou seja, têm sexos separados — machos e fêmeas distintos. Em alguns, há até nítido dimorfismo sexual (o macho é bem diferente da fêmea). Não há estruturas flageladas nem ciliadas nesses animais. Nem mesmo os espermatozóides possuem flagelos. Eles se locomovem por meio de pseudópodos, com movimentos amebóides.
Os nematódeos não possuem sangue, sistema circulatório nem sistema respiratório. A respiração é anaeróbia. São animaistriblásticos, protostômios, pseudocelomados. Seu corpo cilíndrico, alongado e não segmentado exibe simetria bilateral. Possuemsistema digestivo completo, sistemas circulatório e respiratório ausentes; sistema excretor composto por dois canais longitudinais (renetes-formato de H); sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe. Ecologicamente são muito bem-sucedidos, sendo tal fato demonstrado pela alta diversidade de espécies. Encontram-se em todos oshabitats, terrestres, marinhos e de água doce e chegam a ser mais numerosos que os outros animais, tanto em número de espécies, como de indivíduos. Algumas espécies são microscópicas, enquanto uma espécie, parasita do cachalote pode atingir 13 metros de comprimento. Recentemente, aclamou-se que os nematódeos são uma das três principais radiações de organismos multicelulares que têm produzido a maioria das espécies do mundo, sendo as outras radiações os insetos e os fungos (Gaston, 1991). Taxonomia e sistemática: Os nematódeos de vida livre são pequenos, geralmente menores do que 2,5 mm de comprimento e têm o corpo construído no mesmo plano fundamental, um cilindro quase perfeito, nu, delgado e alongado, com aspecto filiforme, em sua maioria, ou fusiforme. O animal é essencialmente um tubo dentro de outro tubo: o tubo externo é a parede corpórea, constituída, externamente, por uma cutículacomplexa e, internamente, por uma camada de músculos longitudinais
Sistema digestivo: O tubo digestivo dos nematodas é completo, ou seja, possui um orifício de entrada de alimentos (a boca) e um outro orifício de saída de dejetos (o ânus) - são enterozoários completos. Na boca, podem ser encontradas placas cortantes semelhantes adentes, com as quais os nematelmintos podem perfurar os tecidos de outros seres vivos. 
Sistema circulatório: Assim como os platelmintos, os nematelmintos são avasculares (não possuem sistema circulatório). A cavidade corporal (o pseudoceloma) contém um líquido, e a contínua movimentação desse líquido, propiciada pela contração da musculatura longitudinal do corpo, permite uma relativa distribuição de materiais entre algumas partes do corpo. 
Trocas gasosas: Eles não possuem órgãos respiratórios. As trocas gasosas acontecem na superfície corporal, por difusão. Os nematelmintos de vida livre sãoaeróbicos e obtêm o oxigênio no meio onde vivem. Os parasitas são geralmente anaeróbicos e fazem fermentação. Dessa forma não requerem oxigênio e a maioria não elimina CO2, porque realizam afermentação láctica, que não libera esse gás.
Sistema excretor: Os resíduos metabólicos são excretados a partir do líquido que ocupa o pseudoceloma, por meio de dois tubos longitudinais ligados por um menor, transversal. A distribuição desses tubos, no corpo, dá a eles o nome de tubos em "H". Os dois ramos longitudinais do sistema se abrem em orifícios próximos da boca. 
Sistema Nervoso: Possuem dois cordões nervosos que percorrem o corpo do animal, ventral ou longitudinalmente. Da faringe partem os cordões nervosos. O cordão nervoso dorsal é responsável pela função motora, enquanto a ventral é sensorial e motora, sendo considerada a mais importante.
Reprodução e crescimento: A maioria das espécies são dióicas, (realizam fecundação interna), ocorrendo em algumas nítido dimorfismo sexual: normalmente os machos são menores que as fêmeas, apresentam espinhoscopulatórios e possuem a cauda encurvada.Na cópula, os machos depositam os seus espermatozóides no poro genital das fêmeas. Os machos não possuem poro genital, e a saída dos espermatozóides ocorre pela cloaca. Também são características exclusivas dos nematódeos a ausência de células ciliadas e os espermatozóides amebóides, sem flagelo, deslocando-se por pseudópodos. 
Ecologia dos nematódeos: A maioria dos nemátodos é de vida livre, habitantes de solo úmido, areia, de águas estagnadas e até mesmo do plâncton. Entre osparasitas, além daqueles que têm o homem como seu hospedeiro, há espécies que infestam outros animais ou plantas (raízes, frutos). Muitos nematódeos podem suspender os processos vitais quando as condições ambientais se tornam desfavoráveis e encistar, numa forma que é capaz de sobreviver a condições extremas de seca, calor ou frio e depois voltar à "vida" quando as condições são favoráveis. Este processo é conhecido como criptobiose e, entre os animais é encontrado apenas entre os nematódeos, os rotíferos e os tardígrados.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ANNELIDA: Os anelídeos (Annelida, do latim annelus, pequeno anel +ida, sufixo plural) são um filo de animais portadores demetâmeros, segmentados, o qual inclui as minhocas, poliquetas e sanguessugas. Existem mais de 200.000 espécies destes animais em praticamente todos os ecossistemas, terrestres, marinhos e de água doce. Encontram-se anelídeos com tamanhos de menos de um milímetro até mais de 5 metros. Respiração As minhocas não apresentam órgãos respiratórios especializados; as trocas gasosas com o ambiente ocorrem através de toda a epiderme (respiração cutânea). Os poliquetos também respiram pela superfície do corpo, podendo ainda ter brânquias. Nas espécies que formam tubos, as brânquias concentra-se na região anterior do corpo, projetando-se como um “espanador” para fora do tubo. Em outras espécies as brânquias são filamentos finos e ligados às laterais de cada metâmero. Sistema nervoso O sistema nervoso é ganglionar. Possui um par de gânglios cerebrais ("cérebro") e um cordão nervoso maciço, duplo, ventral, que se estende por todo o comprimento do corpo, com um gânglio e pares de nervos laterais em cada segmento. Reprodução: A forma de reprodução dos anelídeos varia de espécie para espécie, podendo ser tanto assexuada como sexuada. Um exemplo, são as minhocas que embora sejam animais hermafroditas, pode ou não ser necessário duas minhocas para a reprodução. Elas se unem de forma a ficarem os poros masculinos de uma encostados aos receptáculos sêmen|seminais de outra, possibilitando, assim, a fecundação dos óvulos pelos espermatozoides. 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
HYDROZOA: Única com representantes na água doce e no mar; Alternância de gerações ou metagênese -fase polipóidea reprodução é assexuada, enquanto na fase medusóidea reprodução é sexuada Característicasgerais: Podem ter a forma de pólipo, de medusa ou ambas durante o seu ciclo de vida; A mesogléianunca é celular; A gastroderme não possui nematocistos; As gônadas são epidérmicas -os óvulos e espermatozóidessão liberados no exterior e nunca na cavidade gastrovascular; Podem ser solitários ou coloniais. Reprodução Assexuada: As hidras reproduzem-se assexuadamente por brotamento, sendo este, de fato, o mecanismo usual de reprodução durante os meses quentes do ano. Um broto desenvolve-se como uma simples evaginaçãoda parede corpo contendo uma extensão da cavidade gastrovascular. Boca e tentáculos formam-se na extremidade distal. Eventualmente, o broto destaca-se da hidra-mãe tornando-se uma hidra independente.
Reprodução Sexuada: no outono uma vez que os ovos são um meio para a espécie sobreviver ao inverno. A maioria das hidras é dióica. Como em todos os cnidários, as células germinativas originam-se, e, sua maioria, das células intersticiais, as quais se agregam para formar ovários ou testículos. Em geral, os testículos localizam-se na epiderme da metade superior da coluna e os ovários na metade inferior. 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SCYPHOZOA: Gr. Skyphos= taça; forma medusóidepredominante. Águas vivas grandes (maioria 2-40 cm de diâmetro). Cyanea–2 m de diâmetro de sino e tentáculos de 60-70 m Mar aberto, até 3.000 m de profundidade Uma ordem com representantes sésseis (Stauromedusae) Incolores ou coloridos. Sino em forma de pires até cuia. Mesogléiabastante espessa (95% água), com amebócitos e fibras. • Ausência de véu. • Movimento por pulsações do sino. Ciclo de vida com alternância de gerações é o padrão comum de reprodução. Medusa-forma predominante. Pólipo -fase mais reduzida ou, raramente, ausente. Maioria das medusas de sexos separados. A fecundação pode ocorrer na água ou dentro do corpo do medusa fêmea. Tentáculos longos ou curtos, numerosos ou poucos. Quatro bolsas gástricas com filamentos gástricos. Gônadas gastrodérmicas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CUBOZOA: Ocorrem em todos os mares , mas são abundantes nos oceanos Índico e Pacífico ocidentais. Medusas com 15-25 cm de altura, basicamente sem cor. Cada pólipo produz uma única medusa por metamorfose completa (não ocorre estrobilização). Umbrela da medusa aproximadamente quadrada. Sua ferroada é muito tóxica, em alguns casos fatal a humanos fatal a humanos, daí o nome “vespas-do-mar”.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ANTHOZOA: coloridos e forma semelhante a uma flor. São polipóidessolitários ou coloniais sem estágio de medusa. Tendência para a simetria birradial. É a maior classe de cnidários, com cerca de 6.500 espécies marinhas. Carnívoros ou suspensívoros. Habitat –mares tropicais, águas rasas ou profundas, recifes coralinos. Nos pólipos o extremo aboral pode formar um disco pedal com o qual o pólipo se fixa ao substrato duro (muito comum nas anêmonas);.Uma estrutura arredondada, denominada physa, é adaptada para cavar e ancorar o pólipo a substratos moles (anêmonas cavadoras). A boca leva a uma faringe tubular. A cavidade gastrovascular é dividida em septosou mesentérios(suas margens tem nematocistos). As gônadas são gastrodérmicas. A mesogléiapossui células mesenquimais. Exemplos: anêmonas-do-mar, ceriantos, corais pétreos, gorgonias, renilas Classificação: Nos antozoários o número de tentáculos diferencia as classes. Hexacorallia-apresentam tentáculos em número múltiplo de 6, geralmente muito numerosos. Anêmonas e corais verdadeiros. Octocorallia-apresentam sempre oito tentáculos pinados. Corais moles, gorgônias, penatuláceos, etc. Ceriantipatharia–com musculatura fraca e seis mesentérios. Corais-negrose ceriantários. Reprodução Assexuada: Reprodução assexuada por brotamento, fissão longitudinal ou transversal e laceração podal. Comum entre as anêmonas : laceração do pé-pedaços do disco pedal são deixados quando o animal se move. Reprodução Sexuada: Maioria hermafrodita, mas produzem apenas um tipo de gameta durante um período reprodutivo; Gametas na gastroderme -os ovos podem ser fecundados na cavidade gastrovascular com o desenvolvimento ocorrendo nas câmaras septadas (fecundação interna); As larvas livre natantessão libertadas na água e podem se estabelecer dentro de poucas horas. A fecundação pode ser externa-óvulos e esperma são liberados na água, ao mesmo tempo.Este método de desova dispersa ovos sobre uma área maior. Desenvolvimento indireto com a formação de uma larva plânula. A larva plânulapode ser planctotrófica(se alimenta de plancton) ou lecitotrófica(se alimenta de vitelo).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Continue navegando