Buscar

estudo dirigido CITOLOGIA

Prévia do material em texto

9- O transporte do RE para o aparelho de golgi, e a partir do aparelho de golgi para outros compartimentos do sistema de indomembranas, e conduzido pelo continuo brotamento e fusão de visiculas de transporte. (endossomo e lisossomo)
10- acredita-se que a capa possua pelo menos 2 funções: ele da forma a membrana em um brotamento e ajuda a capturar moléculas para o transporte a ser realizado
11- as visiculas revestidas de clatrina brotam do aparelho de golgi, na rota secretora (para fora) e da membrana plasmatica na rota endocitica (p/ dentro) 
12- As adaptinas seguram a capa de clatrina a membrana da vesícula e ajudam a selecionar as moléculas a serem carregadas no transporte.
13- Uma pequena proteína de ligação a GTP, a dinamina juntamente com outras proteínas recrutadas ao pescoço da visicula, causando constrição do anel de forma a destacar a visicula da membrana.
14- são proteínas transmembranas responsáveis pelo reconhecimento e o ancoramento da visicula a organela alvo A v-snares sobre a vasicula são reconhecidas especificamente por t-snares complemnentares da superfície citosólica da membrana alvo.
15- os lisossomos são sacos membranosos de enzima hidroliticas que conduzem a digestão intracelular controlada de matérias extracelulares e organelas esgotadas. A membrana lisossômica contem uma bomba de prótons dirigida por ATP, a qual, como na membrana endossomica, bombeia H+ para dentro dos lisossomos o que mantem seu conteúdo em um pH acido 
17- A pinicitose que envolve a ingestão de líquidos (fluidos) e de pequenas moléculas por vesículas. A fagositose que envolve a ingestão de partículas grandes, tais como, microorganismos e fragmentos celulares, por meio de grandes vesículas chamados fagossomos.

Continue navegando