Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA politicas educacionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNINASSAU
PEDAGOGIA
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
PROFESSOR: CHARLES GOMES MARTINS
ALUNA: MAGDALA SOUZA DOS SANTOS 
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
CAMAÇARI-BAHIA
2019
A RELAÇÃO ENTRE O MODELO DE EDUCAÇÃO APRESENTADO E AS NOVAS IDEIAS EM DISCUSSÃO ACERCA DO NOVO ENSINO MÉDIO. 
Com a lei validada em 16 de fevereiro de 2017, a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), responsável pela primeira metade do ensino médio, deverá ser concluída até 2021. As disciplinas que serão comuns a todos os estudantes foram aprovadas em dezembro de 2018. 
A Medida Provisória nº 748/2016 foi sancionada pelo presidente da República, Michel Temer, em fevereiro de 2017. Agora lei, o texto passou por 567 emendas de deputados e senadores, o que resultou na mudança de temas polêmicos e flexibilizou um pouco a reforma do Ensino Médio.
A mudança do Ensino Médio por meio de uma Medida Provisória e sem consulta à sociedade gerou bastante debate e protestos, o que causou ocupações em escolas de vários estados em 2016, motivo que adiou a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para parte dos inscritos.
Além disso, os estudantes poderão escolher em que área se aprofundarão já no início do ensino médio. As opções são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas/Sociais e Formação Técnica/Profissional; lembrando que as disciplinas de Matemática, Português e Inglês serão obrigatórias em todo o ensino médio. Apesar de excluídas do texto inicial da MP, as disciplinas de Educação Física, Artes, Filosofia e Sociologia serão obrigatórias na BNCC, que será formada pelos conteúdos das disciplinas obrigatórias e das disciplinas tradicionais do ensino médio, como História, Geografia, Biologia, Física, Química e Literatura. 
Para viabilização destas mudanças haverá aumento da carga horária: Saindo das 800 horas anuais para 1000 horas anuais. Contribuindo para os estudantes haverá Ensino em tempo integral, mesmo que de forma progressiva, haverá o período no qual todas as escolas de ensino médio passarão para tempo integral, tendo seu horário ampliado para 1.400 horas anuais, o equivalente a sete horas diárias. Entretanto, o conteúdo da BNCC não poderá exceder 1.800 horas do total da carga horária do ensino médio.
Referencias
CAMPOS, Lorraine Vilela. "Novo Ensino Médio: entenda a reforma"; Brasil Escola. Disponível em https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/o-que-muda-com-reforma-do-ensino-medio-20900752. Acesso em 24 de marco de 2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais