Buscar

Simulado Direito Civil III

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201708445119)
	1a sem.: TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(Questão 36 - Exame 09 - OAB-RJ) - Afirma-se que a Constituição:
		
	
	É rígida, quando contempla, apenas, normas materialmente constitucionais
	
	É escrita, quando não admite reforma;
	
	É promulgada, quando decorre de órgão constituinte composto de representantes do povo, eleitos com a finalidade de elaborá-la;
	
	É histórica, quando possui uma parte rígida e outra flexível, podendo a segunda ser alterada pelo mesmo processo através do qual são alteradas as leis ordinárias.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709153488)
	2a sem.: APLICABILIDADE DE NORMAS
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	No tocante à eficácia e à aplicabilidade das normas constitucionais, as
		
	
	de eficácia plena e aplicabilidade direta, imediata e integral são aquelas normas que, no momento em que a Constituição entra em vigor, já estão aptas a produzir todos os seus efeitos, independentemente de norma integrativa infraconstitucional.
	
	de eficácia limitada são de aplicabilidade mediata e diferida, mas sem vinculação com as normas infraconstitucionais subsequentes, ou seja, sem relevância jurídica interpretativa e integrativa.
	
	de eficácia contida ou prospectiva têm aplicabilidade indireta e imediata, não integral, produzindo efeitos restritos e limitados infraconstitucionalmente quando de sua promulgação.
	
	definidoras dos direitos e garantias fundamentais são programáticas, dependendo sempre de regulamentação infraconstitucional.
	
	declaratórias de princípios programáticos veiculam programas a serem implementados pelos cidadãos, sem interferência estatal, visando à realização de fins sociais e culturais.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709059825)
	3a sem.: Nacionalidade
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(OAB - 2015)Alessandro Bilancia, italiano, com 55 anos de idade, ao completar 15 anos de residência ininterrupta no Brasil, decide assumir a nacionalidade ¿brasileira¿, naturalizando-se. Trata-se de renomado professor, cuja elevada densidade intelectual e capacidade de liderança são muito bem vistas por um dos maiores partidos políticos brasileiros. Na certeza de que Alessandro poderá fortalecer os quadros do governo caso o partido em questão seja vencedor nas eleições presidenciais, a cúpula partidária já ventila a possibilidade de contar com o auxílio do referido professor na complexa tarefa de governar o País. Analise as situações abaixo e assinale a única possibilidade idealizada pela cúpula partidária que encontra respaldo na Constituição Federal. 
		
	
	A) Alessandro Bilancia, graças ao seu reconhecido saber jurídico e à sua ilibada reputação, poderá ser indicado para compor o quadro de ministros do Supremo Tribunal Federal. 
	
	B) Alessandro Bilancia, na hipótese de concorrer ao cargo de deputado federal e ser eleito, poderá ser indicado para exercer a Presidência da Câmara dos Deputados. 
	
	D) Alessandro Bilancia, dada a sua ampla e sólida condição intelectual, pode ser nomeado para assumir qualquer ministério do governo. 
	
	C) Alessandro Bilancia, na hipótese de concorrer ao cargo de senador e ser eleito, pode ser o líder do partido na Casa, embora não possa presidir o Senado Federal. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708611628)
	2a sem.: TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Acerca da teoria geral da Constituição Federal, assinale a opção correta.
		
	
	O valor social do trabalho e da livre iniciativa é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.
	
	O poder constituinte derivado decorrente é caracterizado essencialmente pela sua ausência de vinculação a qualquer regra anterior, pela sua autonomia e pela sua incondicionalidade.
	
	O constitucionalismo, que pode ser conceituado como o movimento político-social que pretende limitar o poder e estabelecer o rol de direitos e garantias fundamentais, está diretamente relacionado com a ideologia socialista do início da primeira metade do século XX.
	
	O poder de reforma está limitado às chamadas cláusulas pétreas, entre as quais não se inclui a proibição de mudança do voto universal.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201708445343)
	1a sem.: TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	  
40º EXAME DE ORDEM CESPE/UnB 2009.3 CADERNO BRANCO, QUESTÃO 15/SEMANA 1
De acordo com a classificação das constituições, denomina-se dogmática a constituição que
		
	
	  
é elaborada, necessariamente, por um órgão com atribuições constituintes e, somente existindo na forma escrita, sistematiza as ideias fundamentais contemporâneas da teoria política e do direito.
	
	  
somente pode ser alterada mediante decisão do poder constituinte derivado, sendo também conhecida como histórica.
	
	  
contém uma parte rígida e outra flexível e sistematiza os dogmas aceitos pelo direito positivo internacional.
	
	  
sistematiza os dogmas sedimentados pelos costumes sociais e, também conhecida como costumeira, é modificável por normas de hierarquia infraconstitucional, dada a rápida evolução da sociedade.

Continue navegando