Buscar

Empregabilidade para Jovens Millenials

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido 5 – Empregabilidade 
Questão nº 1 
Os gráficos a seguir foram extraídos do jornal Nexo e tratam das expectativas dos jovens millenials sobre trabalho.Os dados dos gráficos foram extraídos de pesquisa realizada pela consultoria Deloitte e refletem as reações dos jovens diante da maior instabilidade econômica por que passa o país e o mundo. Diante desse contexto, analise e interprete as informações apresentadas nos gráficos e indique de que forma um jovem millenial pode preparar - se para lidar com esse desafio.
 
R: Eles estão no mercado, mas possuem ideias diferentes sobre negócios, crescimento profissional, aprendizado, hierarquia e trabalho em equipe. Nada é mais suficiente do que um emprego que lhe traga estabilidade, nesse contesto um jovem deve se preparar com qualificação contendo cursos voltados para sua área, não optando em escolha pelo salário, mas sim, para o curso que lhe leve para o emprego aonde o dinheiro venha como benefício pelo seu trabalho. Essa preparação ocorre desde a adolescência e se estende pelo início de sua faculdade.
Questão nº 2 
 A partir do texto, elabore um plano de carreira, mostrando claramente como seguir os conselhos apresentados. Para isso, defina uma opção ideal de carreira, mostrando todos os cargos pelos quais será necessário avançar, e responda às seguintes perguntas:
a) que tipos de esforço serão necessários no início dessa carreira? 
b) qual é a forma ideal de evoluir ao longo desses cargos? É possível alcançá- los em uma mesma organização ou será necessário mudar de empresa? 
c) o que você está aprendendo no cargo atual que pode te ajudar a evoluir nessa carreira? 
d) quais são as próximas 3 metas que você pretende alcançar para conquistar essa carreira?
R: a) se dedicar ao emprego, buscar sempre se qualificar e se capacitar.
b) sempre buscar se capacitar com cursos na sua área de sua formação trabalhando sem desanimo, se dedicando ao máximo ao seu cargo, podendo assim, subir de cargo na própria empresa ou conseguir um cargo melhor em outra empresa.
c) no meu cargo atual tenho que lidar com minha paciência e buscar sempre fazer o possível para sanar todas as dúvidas e esclarecer e compreender as pessoas que atendo, tenho a possibilidade de trabalhar em equipe que todos fazem parte de uma engrenagem onde tudo tem que estar interligado para que no final do processo todos tenha seus objetivos alcançados.
d) Terminar minha faculdade de Fisioterapia, fazer um curso de graduação especialização área de Pilates e Funcional, fazer um projeto e apresentar a empresa que atualmente estou trabalhando e futuramente ter mais experiência e assim abrir meu próprio negócio.
Questão nº 3 
O infográfico abaixo apresenta alguns comportamentos usualmente atribuídos aos jovens da geração Y. A divisão entre comportamentos que agradam ou incomodam os colegas mais experientes mostra que há um potencial de desentendimento entre as gerações. (Fonte: https://eusouageracaoy.files.wordpress.com/2012/01/geracao_y_no_mercado_de_trabalho_ 4dfd08209b19a - 481095 - 4dfd0822267a5.jpg) 
A partir do infográfico, cite quais são os potenciais fatores de conflito entre as gerações. Para esses conflitos, descreva com o um jovem da geração Y pode adaptar seu comportamento de modo à harmonizá - ló com as gerações mais experientes, tendo em conta aqueles que agradam aos colegas.
R: A Geração Y tem um senso de coletividade muito grande e é por isso que seus integrantes tendem a rejeitar reuniões formais e a trabalhar melhor em espaços colaborativos. Independente da geração a que a profissional pertença, o objetivo principal de uma empresa é obter lucro. Nenhum profissional é equipado de todas as capacidades necessárias a todos os seus processos, desde o atendimento até a produção. Enquanto o jovem pode inovar constantemente por meio das suas ideias os profissionais das gerações anteriores viabilizam a inovação sem os danos que estas podem causar por não terem sido concebidas de maneira estratégica. Conscientizando ambos os lados de que há contribuições mútuas que podem e devem ser consideradas, definir metas, promover a consciência social, sendo que o compromisso empresarial e o trabalho são voltados para as realizações de certo modo a valorizar e contribuir com o aumento do capital intelectual deles. A Geração Y é altamente adaptável e gosta de aprender e descobrir coisas novas.

Continue navegando