Buscar

METODOlogia cientifica maria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

METODO.CIENTÍFICA
		1.
		As pessoas sempre tenderam a perceber a natureza como algo bastante estático. Assim, as montanhas parecem eternas, o céu parece imutável e as espécies de plantas e animais parecem não se transformar. Tal percepção encontra fundamento no conhecimento _____(I)______. No mundo antigo, o conhecimento _____(II)_____ já tentava abordar essas questões, mas faltava-lhes um método para suas observações e análises. Também o conhecimento _____(III)_____ se interessou por esses assuntos, e quanto a isso assumiu um caráter muito conservador, que restringia questionamentos. Foi a partir do séc. XVII que o nascente conhecimento _____(IV)_____ pôde se apresentar com seu ferramental para colocar esses temas dentro de uma perspectiva nova e revolucionária. A sequência das quatro lacunas sinalizadas de I a IV é corretamente preenchida com a seguinte combinação.
	
	
	
	Científico, religioso, filosófico e empírico.
	
	
	Filosófico, empírico, científico e religioso.
	
	
	Religioso, científico, empírico e filosófico.
	
	
	Científico, empírico, religioso e filosófico.
	
	
	Empírico, filosófico, religioso e científico.
	
Explicação:
O conhecimento empírico (I) é o mais antigo na evolução humana, e continua servindo a nossa formação pessoal. Porém, ele está sujeito a falsas interpretações da realidade, dada sua informalidade e falta de método. No período antigo da história o conhecimento filosófico (II) se consolidou, e muitos filósofos já buscavam construir explicações para o mundo físico e natural. Porém, eles não contavam com um método que lhes assegurasse um desenvolvimento dessas ideias baseado nas evidências. O fortalecimento do conhecimento religioso (III) na idade média atrelou em larga escala o saber humano às questões de fé, impedindo a evolução da percepção da realidade. Porém, o conhecimento científico (IV) surgiu após o período do renascimento e, com o método científico de análise da realidade, permitiu a efetiva evolução do conhecimento humano, que levou ao grande salto tecnológico do presente.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Leia as alternativas abaixo e marque a alternativa que apresenta apenas características do CONHECIMENTO RELIGIOSO OU TEOLÓGICO.
	
	
	
	A forma de conhecimento que busca aproximar-se cada vez mais da verdade através de métodos que possibilitem o controle, sistematização e revisão.
	
	
	Tipo de conhecimento obtido das experiências feitas ao acaso, sem método ou critério de validade. Feito com base em experiências pessoais. É adquirido independente de estudos, reflexões ou aplicações de métodos.
	
	
	Conhecimento que tem como premissa guiar a reflexão e conduzir à elaboração de princípios universais tendo como centro a razão, a reflexão e a elaboração do conhecimento no campo das ideias. O foco é a indagação e se fundamenta na reflexão
	
	
	Produto do intelecto do ser humano que recai sobre a dimensão das crenças. Tem suas origens nas revelações do mistério oculto e sobrenatural para a explicação dos fatos. Parte do princípio de que o ser humano é um ser ligado à fé e herda dela verdades indiscutíveis.
	
	
	É um tipo de conhecimento que busca a compreensão da realidade universal e habilitar o ser humano a fazer uso de suas faculdades para ver melhor o sentido da vida concreta. Ênfase na razão, indagação filosófica.
	
Explicação:
O conhecimento religioso, também chamado de teológico ou místico, engloba todas as formas de misticismo, dentre as quais se destacam as religiões, que são seus representantes mais organizados. Sua essência está nos dogmas, que são elementos de crença fundamentais para aquele campo da fé. 
	
	
	
	
		
	
		3.
		Assinale a resposta correta. São características da Ciência:
	
	
	
	Subjetiva, Irracional, Sistemática, Falível, Ametódica
	
	
	Objetiva, Racional, Sistemática, Falível, Metódica
	
	
	Objetiva, Racional, Assistemática, Falível, Metódica
	
	
	Subjetiva, Racional, Sistemática, Infalível, Metódica
	
	
	Objetiva, Racional, Sistemática, Infalível, Metódica
	
Explicação:
A ciência apresenta características bastante específicas. A primeira delas diz respeito à objetividade, o que torna seus resultados aplicáveis. A racionalidade também está presente em todo o processo científico. A sua estrutura de trabalho segue uma sistematização que procura dar um encadeamento lógico a pesquisa. Como toda pesquisa, esta será sempre passível de falhas. Por último, para garantir a sistematização, a presença de métodos será sempre um item obrigatório.
	
	
	
	
		
	
		4.
		A Metodologia Científica representa um grande salto na capacidade de analisar a natureza e aspectos da própria sociedade. Indique a afirmativa que NÃO é pertinente à Metodologia Científica.
	
	
	
	Significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência.
	
	
	É uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, seja para explicá-lo ou estudá-lo.
	
	
	É o principal recurso racional usado para buscar significado para nossas vidas.
	
	
	Compreende um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas no estudo de uma ciência.
	
	
	Visa conhecer caminhos do processo científico, problematizando criticamente e indagando na busca do conhecimento.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Assinale a resposta CORRETA e que contém as "características próprias" do conhecimento científico,
	
	
	
	Positividade, finalidade, racionalidade, crenças e verdades e profundidade.
	
	
	Revisibilidade, finalidade teórica, funções, crenças e verdades e objetividade.
	
	
	Finalidade, revisibilidade, generalidade, autonomia e objetividade.
	
	
	Racionalidade, revisibilidade , autonomia, positividade e objetividade.
	
	
	Racionalidade, autonomia, revisibilidade, crenças e verdades e profundidade.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Leia as afirmações a seguir: I . Metodologia científica é o estudo dos métodos de conhecer e de buscar o conhecimento; II. Metodologia científica é o estudo dos caminhos e dos instrumentos usados para se fazer ciência. III Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. Das alternativas acima:
	
	
	
	Todas as alternativas são falsas
	
	
	Apenas a I é verdadeira
	
	
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	
	Apenas a II é verdadeira
	
	
	Apenas a III é verdadeira
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		A afirmativa: "os sujeitos antigos usavam um determinado chá para curar dor de cabeça", é um exemplo de:
	
	
	
	Conhecimento Teológico-Filosófico.
	
	
	Conhecimento Filosófico.
	
	
	Conhecimento Científico.
	
	
	Conhecimento Empírico.
	
	
	Conhecimento Teológico.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		DENTRE OS TIPOS DE CONHECIMENTO ESTUDADOS, INDIQUE AQUELE QUE É CARACTERIZADO PELO ASPECTO SOBRENATURAL.
	
	
	
	MITOLÓGICO
	
	
	CIENTÍFICO
	
	
	FILOSÓFICO
	
	
	RELIGIOSO
	
	
	EMPÍRICO
	
Explicação:
Processos que não se verificam na natureza são considerados sobrenaturais. O conhecimento religioso lida exatamente com este tipo de saber, baseado na fé, e que foge da capacidade de análise do rigor científico.
	
	
	
		1.
		Entrevistas, questionários, formulários e observação participação corresponde à:
	
	
	
	Tipos de pesquisas.
	
	
	Técnicas de coleta de dados.
Análise dos dados.
	
	
	Abordagem de pesquisa.
	
	
	Natureza de pesquisa.
	
	
	
	
		
	
		2.
		A pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado, desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, monografias, dissertações, teses, artigos, isto é, material acessível ao público em geral. Esse material pode constituir-se em fonte primária ou secundária. Com relação ao tipo de fonte, analise as seguintes afirmações: Quando o livro Metodologia Científica, de Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, publicado pela Editora Atlas, é referenciado em um dado estudo sobre o tema, o mesmo é considerado fonte primária porque foi utilizado por um autor que escreveu ou analisou o tema abordado por Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, logo o estudo desse autor é considerado fonte secundária. Acerca dessas afirmações, assinale a opção CORRETA.
	
	
	
	A primeira afirmação é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
	
	
	As duas afirmações são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira afirmação é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda afirmações são proposições falsas.
	
	
	As duas afirmações são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		As afirmações abaixo se referem às etapas de planejamento e execução de uma pesquisa científica. Marque a alternativa INCORRETA .
	
	
	
	Os objetivos sintetizam o que se pretende alcançar com pesquisa proposta.
	
	
	A metodologia informa sobre os resultados que se pretende alcançar ou sobre a contribuição que a pesquisa irá efetivamente proporcionar.
	
	
	A justificativa é a parte do trabalho científico em que o pesquisador deverá convencer a quem for ler o projeto, sobre a importância e relevância da pesquisa proposta.
	
	
	Na escolha do tema é preciso levar em consideração sua atualidade e relevância, bem como o conhecimento e a aptidão pessoal do pesquisador.
	
	
	A revisão de literatura favorece a definição de contornos mais precisos do problema a ser estudado, além de evitar a duplicação de pesquisas sobre o mesmo enfoque do tema.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Numa pesquisa realizada,por um grupo de estudantes de geografia,na Chapada dos Veadeiros(Goiás).O professor que liderava a pesquisa de campo fez a seguinte recomendação sobre a possibilidade de novas cavernas não catalogadas.Isso refere-se a que tipo de pesquisa:
	
	
	
	Pesquisa de Campo.
	
	
	Pesquisa Bibliográfica.
	
	
	Pesquisa Comparada.
	
	
	Pesquisa Pura.
	
	
	Pesquisa Histórica.
	
	
	
	
		
	
		5.
		"Pesquisas realizadas quando se deseja analisar as causas ou conseqüências de um fenômeno. Trata-se de um tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justificar motivos, explicar. Nesse sentido é comprometida com a identificação dos fatores que determinam um fenômeno que precisa ser suficientemente explicado, detalhado e compreendido". O trecho acima refere-se a qual tipo de pesquisa?
	
	
	
	Pesquisa bibliográfica
	
	
	Pesquisa de exploratória
	
	
	Pesquisa empírica
	
	
	Pesquisa explicativa
	
	
	Pesquisa de descritiva
	
	
	
	
		
	
		6.
		Segundo VIEIRA (2010), pesquisar não é o mesmo que fazer ciência ou produzir conhecimento. Uma pesquisa pode se resumir ao ato de consultar determinadas fontes para, com isso, elaborar um relatório ou solucionar uma questão que aflige alguém.
Com base no estudo das nossas aulas e no fragmento do texto acima, podemos afirmar sobre os elementos que caracterizam a pesquisa:
I-    As atividades no método científico: levantamento de algum problema; a solução à qual se chega;  os meios escolhidos para chegar a essa solução, os instrumentos científicos e os procedimentos adequados.
II-    Será considerada científica, se for objeto de investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme as normas metodológicas consagradas pela ciência.
III-    Conhecida também por básica ou teórica, a Pesquisa Pura objetiva gerar novos conhecimentos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. 
 
	
	
	
	Afirmativas I e III
 
	
	
	Afirmativas I, II e III
 
	
	
	Somente na afirmativa II
	
	
	Afirmativa I
 
	
	
	Afirmativas I e II
 
	
Explicação:
Quando o cientista inicia a sua pesquisa, ele estará produzindo conhecimento, para isso é necessário pesquisar diferentes fontes e seguir as etapas necessárias.
	
	
	
	
		
	
		7.
		No meio acadêmico, a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social. Quanto aos objetivos pretendidos, a pesquisa se classifica em:
	
	
	
	Explicativa, sistemática e descritiva.
	
	
	Explicativa, educativa e descritiva.
	
	
	Descritiva, interpretativa e exploratória.
	
	
	Exploratória, descritiva e explicativa.
	
	
	Descritiva, sistêmica e exploratória.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Segundo Eva Maria Lakatos (1992, p. 43), a pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Significa muito mais do que apenas procurar a verdade: é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos. Podemos, assim, indicar três elementos que caracterizam a pesquisa: I - o levantamento de algum problema; II - a solução à qual se chega; III - os meios escolhidos para chegar a essa solução, como os instrumentos científicos e os procedimentos adequados. Então:
	
	
	
	apenas o I é verdadeiro
	
	
	apenas a II e a III são verdadeiras
	
	
	todos são verdadeiros
	
	
	todos são falsos
	
	
	apenas o I e II são verdadeiros
	
	
	
		1.
		A elaboração de uma resenha consiste em etapas, tais como:
I  Situar as ideias do autor no contexto geral de seu próprio pensamento;
II   Situar o autor em um contexto mais amplo, mostrando o sentido de sua perspectiva e destacando os pontos importantes ou originais de seu pensamento;
III Desvelar os pressupostos que aparecem e que justificam a posição assumida pelo autor;
IV  Comparar as ideias do texto com ideias afins;
V Crítica: formular um juízo crítico, uma avaliação, uma tomada de posição.
Assim,
	
	
	
	somente a terceira e quarta opções são corretas
	
	
	todas as opções são incorretas
	
	
	somente a quinta é correta
	
	
	todas as opções estão corretas
	
	
	somente a primeira e segunda opções são corretas
	
Explicação:
A elaboração de uma resenha consiste em etapas, tais como:
I  Situar as ideias do autor no contexto geral de seu próprio pensamento;
II  Situar o autor em um contexto mais amplo, mostrando o sentido de sua perspectiva e destacando os pontos importantes ou originais de seu pensamento;
III Desvelar os pressupostos que aparecem e que justificam a posição assumida pelo autor;
IV  Comparar as ideias do texto com ideias afins;
V  Crítica: formular um juízo crítico, uma avaliação, uma tomada de posição.
Assim, todas as opções estão corretas.
2.
		Durante a leitura, experimentamos um mundo totalmente novo ou melhoramos o nosso. De acordo com a aula 4, conclui-se que saber ler de maneira eficiente nos ajuda:
	
	
	
	A desenvolver um raciocínio lógico mais apurado das coisas
	
	
	A compreender melhor os textos técnicos dados na faculdade
	
	
	a descobrir novos caminhos, fertiliza a inteligência, nos ajuda a compreender a vida e a viver melhor ao lado do outro
	
	
	A ter uma formação universitária mais densa
	
	
	A encontrar melhores empregos
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Analise as características a seguir e marque a alternativa que corresponde à ordem correta das definições.
I) Texto que apresenta as ideias principais do texto base com fidelidade às ideias do autor e com o compromisso de apresentar as conclusões presentes no texto. Esta produção é uma síntese clara das ideias principais do texto.
II) Texto que registra as principais informações referentes ao texto contendo citações diretas e indiretas do conteúdo presente nas obras. Nele se apresentam trechos da obra com a identificação da página, para posterior utilização.
III) Texto que apresenta uma análise de uma obra, apresentando aspectos relevantes dela e a opinião de quem está produzindo o texto. Sua estrutura contempla a apresentação geral da obra e do autor, resumo das principais ideias e análise crítica da obra.
	
	
	
	I- Resumo, II - Resenha e III fichamento.
	
	
	I- Fichamento, II- Resumo e III- Resenha
	
	
	I- Fichamento, II- resenha e III- resumo
	
	
	I- Resenha, II- Resumo e III- Fichamento
	
	
	I- Resumo, II- Fichamento e III- Resenha
	
	
	
	
		
	
		4.
		Podemos conceituar o RESUMO como um texto que se limita a condensar o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor. Partindo desta afirmação podemos dizer que: I. O resumo é um texto reduzido e exato. II. Em um resumo consta a ideia do autor e a crítica de quem resume. III. O resumo é uma texto onde o leitor pode saber, de forma concisa, o conteúdo do artigo, livro, etc. IV. Para bem fazer entender o leitor, um resumo deve conter comentários ou avaliações.
	
	
	
	Todas as afirmações estão corretas,
	
	
	I e III estão corretas.
	
	
	II e III estão corretas.
	
	
	I e II estão corretas.
	
	
	II e IV estão corretas.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Muita gente fala em prazer da leitura, mas às vezes essa noção fica um pouco confusa. Claro, existe um elemento divertido, de entretenimento, em acompanhar uma história engraçada, emocionante ou cheia de peripécias. É uma das alegrias que um livro pode proporcionar ― mas essa é apenas a satisfação mais simples, evidente e superficial. Há muito mais do que isso. Muito mesmo, como sabe qualquer leitor. (MACHADO, 2002, p. 16-24) Texto extraído da obra Como e porque ler os clássicos universais desde cedo, em que Ana Maria Machado apresenta a importância da Leitura. Conclui-se que:
	
	
	
	todos os universitários deveriam ler 10 livros por ano
	
	
	ler é sinônimo de boas notas na faculdade
	
	
	os livros na biblioteca deveriam ser bilíngues
	
	
	bons leitores também são bons oradores e bons profissionais
	
	
	Como já dizia Carlos Drummond de Andrade, conforme apresentado na aula 4, ¿a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede¿.
	
	
	
	
		
	
		6.
		A descrição abaixo representa uma técnica utilizada na elaboração de trabalhos acadêmicos: "Inicia com a escolha do seu tipo. Após a sua escolha, deve-se inserir o assunto geral e, caso deseje, acrescentar o assunto específico. Conduta que facilita o aprendizado e a posterior localização do livro ou documento consultado". Dentre as opções abaixo, assinale a que contém o nome da técnica:
	
	
	
	Definição da Metodologia Científica.
	
	
	Técnica de fichamento.
	
	
	Definição de conhecimento filosófico.
	
	
	Método de estruturação para solucionar problemas.
	
	
	Planejamento da pesquisa científica.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		A ficha de catalogação para publicação, ou Ficha Catalográfica, tem suas origens nas fichas de papel dos catálogos de consulta de acervo de bibliotecas. As fichas eram criadas em cópias para serem colocadas nos livros e nos catálogos em gavetas. Assinale a alternativa que corresponde aos diferentes itens que devem constar numa ficha catalográfica, além da data da publicação.
	
	
	
	autor, resenha e título.
	
	
	data, conteúdo e resenha.
	
	
	resumo, prefácio e data.
	
	
	assunto, prefácio e resumo.
	
	
	título, autor e assunto.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Sobre a orelha do livro, avalie as afirmativas abaixo e assinale a única que está correta.
	
	
	
	A orelha da contracapa costuma trazer informações sobre o autor.
	
	
	A ficha catalográfica deve vir prioritariamente na orelha da capa.
	
	
	Em livros de capa dura a orelha deve ser substituída por um anexo.
	
	
	A presença da orelha é obrigatória para que o livro seja aceito no meio acadêmico.
	
	
	Um das orelhas do livro deve incluir também o curriculum vitae do autor.
	
Explicação:
As orelhas dos livros tratam da considerações sobre a obra e um perfil do autor.  
	
	
	
		1.
		Assinale a única afirmativa CORRETA. O planejamento serve para avaliar os caminhos a serem tomados na elaboração de uma pesquisa, portanto, é fundamental antes do início de um trabalho acadêmico, que este planejamento tenha como finalidade:
	
	
	
	Excluir os dados inicialmente coletados sobre a pesquisa.
	
	
	Pesquisar os todos os dados relativos ao tema da pesquisa no planejamento inicial.
	
	
	Terminar a pesquisa em qualquer tempo.
	
	
	Escolher diversos temas para o trabalho de pesquisa.
	
	
	Adaptar o conteúdo ao tempo da pesquisa a ser realizada.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Sobre o papel das hipóteses para o projeto de pesquisa, é possível afirmar que:
	
	
	
	Elas são dispensáveis em um projeto de pesquisa.
	
	
	Elas não precisam, necessariamente, ter relação com o tema.
	
	
	Elas são uma resposta provisória à pergunta proposta no problema.
	
	
	Elas jamais devem sobreviver às críticas.
	
	
	Elas representam o resultado coletado pela pesquisa de campo.
	
	
	
	
		
	
		3.
		O planejamento inicial da pesquisa científica, a estruturação de um projeto viável e relevante consiste de algumas fases importantes que devem ser levadas em consideração por todos os pesquisadores. Marque a alternativa que não compreende uma estrutura inicial do planejamento da pesquisa científica:
	
	
	
	Resultados
	
	
	Definição do tema e título
	
	
	Justificativa
	
	
	Construção de hipóteses
	
	
	Formulação do problema
	
	
	
	
		
	
		4.
		Em um projeto de pesquisa, a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas e a possível resposta para o problema de pesquisa levantado no tema escolhido, são denominados, respectivamente por:
	
	
	
	Cronograma e justificativa
	
	
	Hipótese e objetivos
Metodologia e revisão da bibliografia
	
	
	Cronograma e hipótese
	
	
	Metodologia e justificativa
	
	
	
	
		
	
		5.
		Quanto ao Planejamento de um trabalho científico, assinale a alternativa que melhor se aplica.
	
	
	
	O planejamento contribui para a escolha de um tema, que pode levar seu trabalho a ter uma aplicação prática.
	
	
	O planejamento contribui para a escolha de um tema, sem validar uma aplicação prática.
	
	
	O planejamento contribui para a escolha de um tema, mas não pode levar seu trabalho a ter uma aplicação prática.
	
	
	O planejamento contribui para a escolha de um tema, sendo desnecessário uma aplicação prática.
	
	
	O planejamento contribui para a escolha de um tema, mesmo sem ter uma aplicação prática.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Um conhecimento necessita ser reavaliado pelos cientistas (pelos pares) para ser admitido como científico. Para isso, é necessário fazer um levantamento do que já foi pesquisado e escrito sobre tema de pesquisa, de preferência com as informações mais recentes, pois nelas são apresentados os estudos de interpretações atualizados, que confirmam ou eliminam argumentos até então admitidos. Escolha entre as opções abaixo a que denomina esse tipo de levantamento.
	
	
	
	Conhecimento Religioso.
	
	
	Pesquisa quantitativa.
	
	
	Pesquisa-ação.
	
	
	Pesquisa de campo.
	
	
	Revisão bibliográfica.
	
	
	
	
		
	
		7.
		A elaboração do planejamento em um trabalho científico tem como propósito estruturar as atividades para alcançar os objetivos da pesquisa. Considerando essa afirmativa, assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	O objetivo geral não expressa exatamente o que se pretende provar com a problematização do tema.
	
	
	O objetivo específico desdobra em objetivos gerais.
	
	
	A delimitação do tema auxilia na identificação do objetivo geral e dos objetivos específicos.
	
	
	O objetivo geral não tem o compromisso de estar em sintonia com os objetivos específicos.
	
	
	Os objetivos específicos representam parcialmente o propósito descrito no objetivo geral.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Entendemos que a clareza na formulação do problema numa pesquisa científica refletirá na formulação dos objetivos e, consequentemente:
	
	
	
	no descumprimento da pesquisa
	
	
	no sucesso da pesquisa
	
	
	no retrocesso da pesquisa
	
	
	no atraso da pesquisa
	
	
	no fracasso da pesquisa
	
Explicação:
Entendemos que a clareza na formulação do problema numa pesquisa científica refletirá na formulação dos objetivos e, consequentemente, no sucesso da pesquisa.
	
	
	
		1.
		Qual elemento abaixo indicado é considerado obrigatório em trabalho acadêmico e/ou TCC?
	
	
	
	agradecimentos
	
	
	lista de tabelas
	
	
	sumário
	
	
	epígrafe
	
	
	dedicatória
	
Explicação:
O papel do sumário em um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é obrigatório considerando que ele se propõe a delimitar a sequência do que vai ser apresentado no conteúdo do trabalho de forma estruturada. Aponta para os itens internos que estão dispostos para a leitura do texto. É através do Sumário que o leitor tem a visão dos tópicos que foram tratados pelo autor na definição das suas análises.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Há na estrutura e formatação de um trabalho científico elementos obrigatórios e os elementos opcionais. Aponte o item co os elementos obrigatórios:
	
	
	
	Capa e lombada.
	
	
	Capa, lombada e errata.
	
	
	Capa e Epígrafe.
	
	
	Capa, epígrafe e ficha catalográfica.
	
	
	Capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo na língua vernácula, resumo na língua estrangeira e sumário.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Assinale nos elementos pré-textuais aqueles que são obrigatórios:
	
	
	
	Folha de rosto, epígrafe, resenha.
	
	
	Folha de aprovação, dedicatória, resumo.
	
	
	Folha de rosto, resumo, agradecimento.
	
	
	Capa, dedicatória, sumário.
	
	
	Capa, folha de aprovação, sumário.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Ao preparar um trabalho de pesquisa, deve-se:
	
	
	
	Escolher um tema conhecido para não ter problemas com a bibliografia.
 
	
	
	Escolher bem o tema e problematizar a fim de obter soluções.
 
	
	
	Escolher uma banca para julgamento do trabalho.
	
	
	Escolher um tema geral e traçar objetivos a serem alcançados.
 
	
	
	Escolher um tema delimitado para não precisar problematizar.
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Nenhum médico tomará uma decisão importante sobre o tratamento de um paciente antes de fazer o seu diagnóstico. Nenhum engenheiro iniciará uma obra antes de se fazer seus cálculos. Nenhum diretor de cinema começará a filmar sem ter em mãos um roteiro. Da mesma forma, ninguém pode iniciar uma pesquisa sem antes ter preparado um projeto (BAGNO, 2007, p. 22).
Com base na citação acima e no estudo das nossas aulas, afirmamos que o  planejamento é primordial para o desenvolvimento de um trabalho científico., sendo assim,  assinale a frase contendo os passos corretos para iniciar uma pesquisa:
	
	
	
	Originalidade; Revisão de Literatura; Formulação do problema: levantamento das questões norteadoras; Determinação de objetivos.
 
	
	
	Escolha do tema ; Originalidade; Revisão de Literatura; Justificativa; Formulação do problema: levantamento das questões norteadoras; Determinação de objetivos.
 
	
	
	Revisão de Literatura; Método Dedutivo; Justificativa; Formulação do problema: levantamento das questões norteadoras; Determinação de objetivos.
	
	
	Originalidade, Revisão de Literatura; Determinação de objetivos; Escolha do tema ; Formulação do problema: levantamento das questões norteadoras.
 
 
	
	
	Escolha do tema ; Justificativa; Formulação do problema: levantamento das questões norteadoras; Determinação de objetivos.
 
	
Explicação:
Para iniciar uma pesquisa, o cientista tem que fazer o seu planejamento, pois  é primordial para o desenvolvimento de um trabalho científico, onde ele organizará as etapas de maneira coerente.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Qual o recurso empregado nos trabalhos acadêmicos que procura transcrever a ideia do autor?
	
	
	
	Fichamento bibliográfico.
	
	
	Espaçamento múltiplo.
	
	
	Formatação.
	
	
	Supressão de parágrafo.
	
	
	Citação direta.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Nos trabalhos acadêmicos ou científicos alguns elementos são obrigatórios, ou seja, são as partes que não podem faltar no referido trabalho. São eles:
 I  Capa
II  Folha de rosto
III  Folha de aprovação
IV  Resumo na língua vernácula
V  Resumo na língua estrangeira
VI  Sumário.
Assim,
	
	
	
	somente o quinto e sexto são corretos
	
	
	somente o primeiro e segundo são corretos
	
	
	todos são corretos
	
	
	somente o terceiro e quarto são corretos
	
	
	todos são incorretos
	
Explicação:
Nos trabalhos acadêmicos ou científicos alguns elementos são obrigatórios, ou seja, são as partes que não podem faltar no referido trabalho. São eles:
 I  Capa
II  Folha de rosto
III  Folha de aprovação
IV  Resumo na língua vernácula
V  Resumo na língua estrangeira
VI Sumário.
Assim, todos são corretos.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Um trabalho acadêmico deve ser formatado, levando-se em consideração as normas da ABNT. É correto afirmar que um trabalho está bem formatado quando, EXCETO:
	
	
	
	Não tem uma padronização de suas páginas, por isso segue o que a pessoa que escreve achar conveniente.
	
	
	O espaçamento entre linhas e sempre 1/5 e não há espaço entre parágrafos exceto em caso de citações longas e títulos.
	
	
	A fonte para a escrita tem que ter tamanho 12 no corpo do trabalho e nas citações e notas de rodapé tamanho 10.
	
	
	Todo trabalho acadêmico, por se tratar de um texto em que se faz uma revisão de literatura, em seu final deve conter uma lista das referências utilizadas.
	
	
	A capa e a folha de rosto são elementos pré-textuais, e devem conter as informações gerais sobre quem escreve, a instituição entre outras informações.
	
	
	
		1.
		Marque a opção em que há citação de citação:
	
	
	
	"A clareza de raciocínio é indispensável para a aplicação do método científico e deve refletir-se na clareza com que se escreve." (BARASS, 1979: 31)
	
	
	Segundo Medeiros (2009, p. 240): "Frase é um trecho do discurso, um fragmento da fala, uma expressão, a divisão elementar do discurso."
	
	
	Para Barrass (1979:92) "um bom estilo depende da inteligência, imaginação e bom gosto de quem escreve..."
	
	
	Para Graves e Hodge, apud Barrass (1979:91) constam do estilo a eliminação de dificuldades e apresentação apropriada.
	
	
	Galliano (1979) expõe a necessidade de se traçar um esquema para que a idéia seja desenvolvida com objetividade e clareza.
	
Explicação:
Dentro da norma ABNT, apud se refere a uma citação de um texto que você não leu, mas que é citado por outro autor, e este sim teve sua obra estudada por você. A palavra ¿apud¿ quer dizer ¿citado por¿, portanto, se algum professor te mandar fazer apud, você já sabe que ele está falando de uma citação. Para você entender melhor, por exemplo, você está utilizando como fonte para seu trabalho uma obra do autor X, e nessa obra, ele cita o trabalho de um autor Y. Isso é uma citação de citação, e se você quer usá-la no seu projeto acadêmico, deve estar por dentro da regra determinada pela ABNT. Muita gente não sabe como fazer apud, mas na verdade é mais fácil do que parece. Sempre que você for fazer uma citação de citação, basta acrescentar ¿apud¿ no começo ou final da citação, indicando o autor responsável por ela, e o outro que a citou.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Estudamos que ao elaborarmos uma citação, devemos tomar alguns cuidados. Nesse aspecto, observe o exemplo abaixo e, em seguida responda ao que se pede.
 
 "não se mova [como se isso fosse possível], faça de conta que está morta" (CLARAC & BONNIN, 1985, p. 72). Temos:
 
Qual o tipo de sistema de chamado utilizado, o tipo de citação e recursos?
	
	
	
	citação da citação, sistema autor-data, acréscimo.
	
	
	citação direta, sistema autor-data, interpolação.
	
	
	citação indireta, nota de rodapé, interpolação.
	
	
	citação indireta, sistema autor-data, supressão.
	
	
	citação indireta, sistema numérico, supressão.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Citação é um dos recursos utilizados em trabalhos científicos para trazer ao texto em elaboração uma informação extraída de outra fonte. A classificação permite dividi-la em três tipos, dos quais a citação direta é a mais aplicada. Qual das opções abaixo representa a correta definição para a citação direta?
	
	
	
	O novo texto, elaborado a partir de um texto de origem, traz apenas as ideias principais, sendo escrito diretamente pelo autor do trabalho que aplica suas próprias palavras.
	
	
	O texto de origem é reproduzido após sofrer mudanças no seu conteúdo, para ajustar às intenções do elaborador do trabalho.
	
	
	O texto classificado como citação direta reproduz a ideia daquilo que o autor do trabalho compreendeu após a leitura direta do texto original.
	
	
	Reprodução de parte do texto consultado e extraído do texto fonte, sem alterações de forma e conteúdo.
	
	
	Recurso onde a cópia do texto de origem é alterada na sua forma e conteúdo, destacando apenas a ideia do autor atual.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Toda pesquisa e produção do conhecimento deve seguir um padrão rigoroso para sua execução. Sob o aspecto formal de apresentação dos trabalhos acadêmicos e técnico-científicos, essas regras são definidas, no Brasil, por uma instituição normatizadora, representante nacional dos padrões documentais. Essa agência denomina-se:
	
	
	
	Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
	
	
	Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT
	
	
	Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior - CAPES
	
	
	Comissão Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica - CNPQ
	
	
	Sociedade Brasileira de Telecomunicações - SBRT
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Observe as citações: 1. AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para elaboração de trabalhos acadêmicos. 5. ed. Unimep, 1997. 2. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva. 3. FOLSCHEID, D. Metodologia filosófica. São Paulo: Martins Fontes, 2006. Qual (i) s das citações segue(m) as normas da ABNT?
	
	
	
	2 e 3
	
	
	todas estão fora dos padrões da ABNT
	
	
	apenas a 3
	
	
	todas estão de acordo
	
	
	1 e 2
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Toda pesquisa e produção do conhecimento deve seguir um padrão rigoroso para sua execução, visto que o conhecimento científico é sistematizado e metódico. Nesse sentido, criam-se regras para a realização de qualquer pesquisa. Essas regras são definidas por: Marque a opção correta.
	
	
	
	Normas estéticas
	
	
	Normas da ABNT;
	
	
	Normas do ISO
	
	
	Normas bibliográficas
	
	
	Normas empíricas.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Em um trabalho cuidadoso, devemos ler diferentes autores sobre o assunto a ser pesquisado e, assim, organizar o pensamento, fundamentando as ideias antes de iniciar a redação do trabalho.
Nesse aspecto, alguns atos configuram fases imprescindíveis para a elaboração de um trabalho acadêmico. São eles:
	
	
	
	o fichamento bibliográfico e a leitura
	
	
	o texto e a leitura
	
	
	o fichamento resumido
	
	
	o resumo e a resenha
	
	
	a leitura e o fichamento
	
Explicação:
Em um trabalho cuidadoso, devemos ler diferentes autores sobre o assunto a ser pesquisado e, assim, organizar o pensamento, fundamentando as ideias antes de iniciar a redação do trabalho.
Nesse aspecto, alguns atos configuram fases imprescindíveis para a elaboração de um trabalho acadêmico. São eles: o fichamento bibliográfico e a leitura.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Nos trabalhos acadêmicos recorremos às Citações e a construção de uma citação direta longa obedece os seguintes passos:
Coloque o conteúdo em um novo parágrafo;
Este parágrafo precisa ter um recuo entre 4 e 6 centímetros da margem esquerda;
O espaçamento entre as linhas é SIMPLES;
O tamanho da fonte é 10;
Não precisa de aspas.
Assim,
	
	
	
	somente o terceiro e quarto estão corretos
	
	
	somente o quinto item está correto
	
	
	todos os itens estão corretos
todos os itens estão incorretos
	
	
	somente o primeiro e segundo estão corretos
	
Explicação:
Nos trabalhos acadêmicos recorremos às Citações e a construção de uma citação direta longa obedece os seguintes passos:
I  Coloque o conteúdo em um novo parágrafo;
II Este parágrafo precisa ter um recuo entre 4 e 6 centímetros da margem esquerda;
III  O espaçamento entre as linhas é SIMPLES;
IV  O tamanho da fonte é 10;
V   Não precisa de aspas.
Assim, todos os itens estão corretos.
	
	
	
		1.
		A formatação de uma referência procura seguir uma ordem de apresentação. Desta forma, assinale a opção CORRETA a respeito dessa ordenação:
	
	
	
	Autor, Cidade, Editora (caso exista), Título, Edição (caso exista) e nº da página garantem a formatação recomendada pela ABNT.
	
	
	Autor, Edição (caso exista), Cidade, Título, Editora (caso exista) e Volume garantem a formatação recomendada pela ABNT.
	
	
	Autor, Editora (caso exista), Título, Edição (caso exista), Cidade e Ano garantem a formatação recomendada pela ABNT.
	
	
	Autor, Título, Edição (caso exista), Cidade, Editora (caso exista) e Ano garantem a formatação recomendada pela ABNT.
	
	
	Título, Edição (caso exista), Autor, Cidade, Editora (caso exista) e Nº de páginas garantem a formatação recomendada pela ABNT.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		O desenvolvimento de trabalhos acadêmicos exige a observação das regras acadêmicas vigentes, reguladas pela ABNT.  Neste contexto,  identifique abaixo o conceito que melhor define uma Referência:
	
	
	
	Conjunto de livros ou publicações que utilizou na pesquisa.
	
	
	Relação das citações feitas em um trabalho acadêmico.
	
	
	Relação das fontes primárias utilizadas em um trabalho acadêmico.
	
	
	Relação das obras consultadas por um autor na criação de determinado texto, ou seção em que se listam livros e outras publicações.
	
	
	O conjunto padronizado de informações que permitem a identificação de documentos citados em um trabalho acadêmico.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		A definição da ABNT que afirma ser um conjunto padronizado de informações onde é permitida a identificação de documentos citados num trabalho acadêmico é conhecida por:
	
	
	
	Bibliografia referenciada.
	
	
	Referências.
	
	
	Ficha acadêmica.
	
	
	Lista de obras acadêmicas.
	
	
	Referências cruzadas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		As referências em meios eletrônicos seguem o modelo de referências bibliográficas, acrescentando-se informações relativas à descrição física do meio ou suporte.
Para as obras consultadas online são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais <   >, precedido da expressão:
	
	
	
	Endereço eletrônico
	
	
	Disponível em
	
	
	Brackets em
	
	
	Acesso em
	
	
	Referências em
	
Explicação:
As referências em meios eletrônicos seguem o modelo de referências bibliográficas, acrescentando-se informações relativas à descrição física do meio ou suporte.
Para as obras consultadas online são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais <   >, precedido da expressão: Disponível em.
	
	
	
	
		
	
		5.
		É comum a confusão entre referência e bibliografia. A respeito disso, podemos dizer que
	
	
	
	na bibliografia, temos o conjunto padronizado de informações que permitem a identificação de documentos citados em um trabalho acadêmico.
	
	
	na referência, utilizamos alguns elementos opcionais na identificação da obra, tais como: autor(es), título, edição, local, editora e data da publicação.
	
	
	na bibliografia, informamos todas as obras que foram efetivamente citadas no corpo do trabalho.
	
	
	na referência, apresentamos o conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, com foco apenas nas obras citadas no corpo do trabalho.
	
	
	na referência, listamos todas as fontes de consulta utilizadas no desenvolvimento de um trabalho, citadas ou não no seu corpo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na norma NBR6023 indica que se utilizarmos o sistema autor data nas citações ao longo do texto, as referências devem ser:
	
	
	
	Reunidas no final do trabalho, em uma única ordem alfabética
	
	
	Reunidas no final do trabalho, por ordem do ano de nascimento dos autores
	
	
	Citadas ao longo do trabalho, sem necessidade do uso de ordem alfabética
	
	
	Citadas ao longo do trabalho, em ordem alfabética
	
	
	Reunidas no início do trabalho, em uma única ordem alfabética
	
Explicação:
Estas são orientações das normas da ABNT, onde todos os autores citados, legislações pertinentes, devem ser citadas na Referência, ao final do trabalho, em ordem alfabética.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Em Metodologia Científica, ao estudarmos as regras e o modo acadêmico correto para uma produção textual eficaz, aprendemos que há uma ordem correta para referenciar um título. A referência  abaixo está com a ordem dos elementos incorreta.  
Escolha a opção que aponta a referência na ordem correta em que os elementos devem ser descritos:
São Paulo: A interiorização da metrópole e outros Estudos. Alameda, DIAS, Maria Odila da Silva, 2005
	
	
	
	DIAS, Maria Odila da Silva. A interiorização da metrópole e outros estudos. São Paulo: Alameda.
	
	
	DIAS, Maria Odila da Silva. A interiorização da metrópole e outros estudos. Alameda: São Paulo, 2005.
	
	
	DIAS, Maria Odila da Silva. A interiorização da metrópole e outros estudos. São Paulo: Alameda, 2005.
	
	
	DIAS. A interiorização da metrópole e outros estudos. São Paulo: Alameda, 2005.
	
	
	DIAS, MARIA ODILIA DA SILVA . A interiorização da metrópole e outros estudos. São Paulo: Alameda, 2005.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Com relação às normas da ABNT para elaboração de referências tratando de diferentes meios de publicação, assinale a opção que traz uma afirmativa incorreta.
	
	
	
	Site institucional deve trazer o seu endereço eletrônico.
	
	
	Sites de internet devem indicar a data em que o material foi publicado.
	
	
	Dissertações e teses devem indicar o ano da defesa.
	
	
	Artigo de jornal deve indicar o dia da publicação.
	
	
	Entrevista deve conter o nome do entrevistado e do entrevistador.
	
Explicação:
As referências de sites da internet precisam indicar a data em que o material foi consultado para fazer a citação no trabalho acadêmico, e não a data em que foi publicado.
	
	
	
		1.
		 O surgimento da Universidade marcou um momento de transição na história da humanidade. Com o começo da vida urbana, do pensamento racional e da busca de novos paradigmas foi necessário criar espaços destinados à reflexão.
Marque a alternativa correta em relação ao conceito dado:
	
	
	
	O surgimento da Universidade marcou um momento de transição na história da humanidade.
	
	
	Com o começo da vida urbana, do pensamento racional e da busca de novos paradigmas foi necessário criar espaços que limitassem esses pensamentos.
	
	
	O monopólio intelectual fixado pela Igreja não sofreu profundas transformações até os nossos dias.
	
	
	O surgimento
da Universidade fez com que em toda parte do mundo houvesse  um único modelo.
	
	
	Na Idade Média, o acesso ao conhecimento científico e ao mundo letrado foram abertos a todos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Assinale abaixo o documento que corresponde ao estudo minucioso sobre tema relativamente restrito, frequentemente associado a um "trabalho de formatura" em cursos de graduação.
	
	
	
	Artigo.
	
	
	Critica.
	
	
	Monografia.
	
	
	Paper.
	
	
	Ensaio
	
	
	
	
		
	
		3.
		Como formadora de profissionais e pesquisadores em todas as áreas, a Universidade deve desenvolver reflexões sobre
	
	
	
	suas métricas, missão e visão.
	
	
	suas práticas, sua missão e sua identidade.
	
	
	suas práticas, métricas e entorno da universidade.
	
	
	suas práticas, métricas e movimento estudantil.
	
	
	suas métricas, missão e sociedade.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		A partir do seculo XII surgiram as primeiras universidades que eram:
	
	
	
	Alaska
	
	
	Asiáticas
	
	
	Americanas
	
	
	Africanas
	
	
	Européias
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		A palavra "universidade" significa universalidade, totalidade, conjunto, corpo, companhia, corporação e comunidade. Também serve para indicar o lugar de construção do conhecimento e da cultura. Este significado serve para indicar que a universidade no Brasil se configura atualmente como:
	
	
	
	Nenhuma das afirmativas estão corretas
	
	
	Um sistema competitivo e seletivo voltado apenas para o mercado de trabalho
	
	
	Um sistema unicamente privado controlado por empresas particulares
	
	
	Um sistema normatizado e politizado com modelo de universidades públicas e privadas orientadas pelo governo
	
	
	Um sistema controlado pela Igreja Católica que dita as normas de ensino
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Marque a alternativa que completa corretamente o parágrafo a seguir:
O ____________ é um sistema de informação que integra dados de currículos e instituições com o objetivo de avaliar a produtividade em pesquisa, organizar a produção acadêmica e subsdiar a avaliação acadêmica no ensino superior brasileiro.
	
	
	
	Ebsco
	
	
	Qualis
	
	
	Capes
	
	
	Lattes
	
	
	Scielo
	
	
	
	
		
	
		7.
		Segundo GIL ( 1991), "A produção científica estimulada nas universidades tem como objetivo o exercício da nossa capacidade de pensar e discernir, direcionados para análises de ambientes, dados e situações diversas. O que exige procedimentos intelectuais e técnicos." Temos um exemplo desses procedimentos em:
	
	
	
	participar como ouvinte de seminários.
	
	
	publicar em revistas especializadas e/ou fóruns para debate público solução de problemas em diversas áreas de saber.
	
	
	conhecer as normas da ABNT para aplicá-las em trabalhos acadêmicos.
	
	
	saber fazer referências de autores especialistas nos assuntos
	
	
	fazer parte de grupos de discussão
	
Explicação:
O enunciado trata da construção do saber científico no espaço acadêmico. 
A resposta correta precisa indicar uma atividade que se relacione com essa capacidade produtiva, contemplando o domínio técnico requerido.  Então temos na opção do gabarito a única que aponta para esse fim, no caso, a publicação do conhecimento gerado. As demais opções, embora pertençam à prática acadêmica, não se relacionam com o que foi pedido especificamente.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Considerando a questão do pensamento crítico e suas consequências na formação dos profissionais em nível superior para uma sociedade democrática e plural, avalie as afirmativas abaixo.
I. Na Universidade busca-se um ensino focado no desenvolvimento do pensamento crítico do estudante, que lhe dê autonomia para seu desenvolvimento intelectual
Porque
II. Isso conduz a uma capacidade de superar aqueles que pensam diferente de nós, para que possamos moldar uma sociedade no padrão que sabemos ser certo.
	
	
	
	Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	Ambas as afirmativas são falsas.
	
	
	A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.
	
	
	A afirmativa I é falsa e a afirmativa II é verdadeira.
	
Explicação:
O pensamento crítico não tem relação com a competitividade ou com a imposição de opiniões. Ele está voltado para a capacidade de questionar as coisas que são apresentadas, no sentido de compreender como elas se encaixam em sua visão de mundo e como elas concordam com a realidade de forma geral.
	
	
	
		1.
		O projeto pedagógico de uma instituição de ensino é elaborado a partir de um conjunto de leituras e informações sobre as diretrizes que fundamentam os princípios e métodos da prática educativa, seu compromisso social de maneira contextualizada. São duas formas que podemos usar para designar o mesmo sentido de projetar, de lançar, de orientar, de dar direção ou sentido a uma ideia. De acordo com esta afirmação, a colocação da palavra Político, (Projeto Político Pedagógico), ressalta que: I - não há ação pedagógica sem o compromisso com uma ação transformadora. II - há uma preocupação com a formação para o exercício da cidadania. III - A universidade não tem compromisso social. IV - A universidade tem profissionais educados para atender os alunos.
	
	
	
	apenas a opção III está correta
	
	
	todas as opções estão corretas
	
	
	apenas as opções I e II estão corretas
	
	
	apenas a opção IV está correta
	
	
	nenhuma opção está correta
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Sabemos que a função primordial da Universidade é educar pessoas para trabalhar com o saber, este espaço, então, se configura como o lugar natural para o diálogo e inovações.
Assim, como formadora de profissionais e pesquisadores em todas as áreas, a Universidade deve desenvolver reflexões sobre suas:
	
	
	
	práticas, seu projeto e sua evolução
	
	
	práticas, sua missão e sua identidade
	
	
	práticas, sua educação e sua identidade
	
	
	práticas, seus valores e seu projeto
	
	
	práticas, sua evolução e seu projeto
	
Explicação:
Sabemos que a função primordial da Universidade é educar pessoas para trabalhar com o saber, este espaço, então, se configura como o lugar natural para o diálogo e inovações.
Assim, como formadora de profissionais e pesquisadores em todas as áreas, a Universidade deve desenvolver reflexões sobre suas práticas, sua missão e sua identidade.
	
	
	
	
		
	
		3.
		O Projeto Político Pedagógico, na sua essência, trata da organização das práticas pedagógicas propostas pela Universidade. Nesse sentido, indique quais os agentes envolvidos neste Projeto:
	
	
	
	alunos, coordenadores e comunidades.
	
	
	alunos, professores, coordenadores e comunidades.
	
	
	alunos e comunidades.
	
	
	professores e coordenadores.
	
	
	alunos e professores.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		___________________________é um documento que reúne os resultados de processos coletivos de discussão, reorientação e avaliação da escola ou Universidade. A alternativa que completa corretamente
a lacuna acima é:
	
	
	
	Projeto Político Pedagógico
	
	
	Currículo
	
	
	Sistema de Informação
	
	
	SCIELO
	
	
	CNPq
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		O projeto político pedagógico é um instrumento norteador de uma instituição escolar que tem na sua caracterização o dinamismo, sempre consoante com o espaço cultural, social, geográfico, econômico que a escola, universidade, instituto de educação etc. que se insere.
Leia as assertivas abaixo e marque a ÚNICA opção que não corresponde às finalidades do projeto político pedagógico:
	
	
	
	Estabelecer diretrizes básicas de organização e funcionamento da instituição de ensino, integradas às normas comuns do sistema nacional e do sistema ou rede ao qual ela pertence.
	
	
	Possibilitar ao coletivo da instituição, a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais.
	
	
	Criar parâmetros de acompanhamento e de avaliação do trabalho escolar.
	
	
	Servir como instrumento de inserção social, aproximando a academia das comunidades adjacentes.
	
	
	Detalhar objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na universidade, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		O Projeto Pedagógico de uma instituição de ensino é elaborado a partir de um conjunto de leituras e informações sobre as diretrizes que fundamentam os princípios e métodos da prática educativa, seu compromisso social de maneira contextualizada. Nesse instrumento são apresentados os currículos das diversas áreas com seus objetivos e especificidades. Portanto,
	
	
	
	o currículo de um curso NÃO representa a síntese dos conhecimentos e valores que caracterizam determinada área de saber.
	
	
	o currículo de um curso representa a síntese dos conhecimentos e valores que caracterizam determinada área de tecnologia.
	
	
	o currículo de um curso representa a síntese dos conhecimentos e valores que caracterizam todas as áreas de saberes e fazeres.
	
	
	o currículo de um curso representa a síntese dos conhecimentos e valores que caracterizam determinada área de saber.
	
	
	o currículo de um curso representa a síntese dos conhecimentos e valores que caracterizam determinada área de manutenção dos cursos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), "competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer". A essa modalidade estrutural dá-se o nome de CHA, que significa Conhecimento, Habilidades e Atitudes. As atitudes dizem respeito ao:
	
	
	
	Saber o que fazer
	
	
	Saber fazer
	
	
	Saber porque fazer
	
	
	Saber conhecer
	
	
	Querer fazer
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Na confecção de um PPP - Projeto Político Pedagógico, precisamos ter o maior cuidado para que ele reflita a realidade da instituição de ensino, em relação a determinado curso que é oferecido à comunidade acadêmica. Esse PPP não deve ser entendido como um documento final, pronto, acabado, mas sempre em construção. Na atividade de planejamento do PPP devem ser definidas, entre outras coisas:
	
	
	
	os itens relacionados a contratação dos professores da instituição de ensino.
	
	
	os livros que serão ser remanejados para os diferentes cursos da instituição.
	
	
	a lista dos conteúdos a serem trabalhados pelo curso.
	
	
	os periódicos que determinam os conteúdos de cada curso.
	
	
	as finalidades e necessidades dos alunos, professores e dos cursos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando