Buscar

Resenha acerca de "O que é fenomenologia?"

Prévia do material em texto

“O que é fenomenologia? ”
Relacione a fenomenologia com:
Empirismo e Psicologismo
Husserl apresenta o empirismo como um obstáculo ao estudo das ciências humanas, principalmente ao estudo da psicologia. O autor argumenta que não é possível utilizar os métodos das ciências da natureza para estudar a psicologia, pois seus objetivos são diferentes. Para Husserl, a natureza é entendida indiretamente, a partir das experiências que são unidas de modo coerente por formulações hipotéticas. Já a vida psíquica, exige uma descrição e não uma reconstrução. Husserl comenta que nós não explicamos a vida psíquica, como explicamos a natureza, nós apenas a compreendemos. Visto que esta constitui um conjunto de dados primitivos e fundamentais, enquanto que as ciências naturais e físicas apenas formam um conjunto coerente graças aos raciocínios e combinação de hipóteses que completam os dados da experiência. Á essa tendência da psicologia sob a ótica do empirismo, Husserl dá o nome de Psicologismo. O autor acredita ser necessário antes de tudo que as ciências humanas possam definir a especificidade do seu objeto, diferentemente das ciências da natureza; para que não haja confusão entre os fatores que são externos e os que realmente compõem a natureza própria do fenômeno. Diante disto, a fenomenologia surge como um ultrapassamento desta psicologia descritiva. E, portanto, buscando o caminho do meio, irá propor que o fenômeno está no pensamento e que este só se expõe no fenômeno, ou seja, se os fenômenos se dão a nós por intermédio dos sentidos, eles se dão sempre como dotados de sentido ou de uma essência. Eis porque para além dos dados dos sentidos, a intuição será uma intuição da essência ou do sentido. A fenomenologia irá propor métodos rigorosos para o estudo dessas ciências humanas, sem desconsiderar o conhecimento obtido pelos sentidos, porém aprimorando-o através da intuição da essência. Em resumo, ela se apresenta como a ciência descritiva das essências. 
Apresente a relação entre a Consciência e Objeto
Segundo o princípio da intencionalidade, a consciência só pode ser consciência se estiver dirigida a um objeto e o objeto só pode ser definido em sua relação com a consciência, ou seja, que o objeto só tem seu sentido de objeto na consciência. A análise intencional relaciona consciência e objeto como que sendo duas entidades que não são separadas, mas que se correlacionam. 
Fenomenologia Positivismo e Racionalismo 
A fenomenologia, enquanto método filosófico, tem na figura da reflexão do fenômeno pela perspectiva da consciência individual o seu objeto. Ela ratifica a importância da percepção de um fenômeno através do estudo em si mesmo, ou seja prega a compreensão do mundo a partir da análise intencional deste, já que tudo que podemos aprender sobre o mundo resume-se aos fenômenos que observamos nele. Já o Positivismo é um corrente filosófica que atribui ao método científico a única possibilidade de comprovação de uma teoria. Isto é, só pode-se analisar um fenômeno e a partir deste elaborar uma tese caso seja utilizado do método científico para observação e postulação da hipótese. Não sendo possível, para a corrente positivista, analisar os fenômenos do mundo e a partir destes obter explicações caso seja escolhido outro método que não o científico.
O Racionalismo baseia-se

Continue navegando

Outros materiais