Buscar

BANNER AÇO INOX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*
O AÇO INOXIDÁVEL 
 O aço inox, ou inoxidável é uma liga metálica basicamente constituída por ferro e cromo, que também pode conter elementos como molibdênio, níquel e entre outros. A principal característica deste tipo de aço são as propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, o tornando resistente à oxidação atmosférica. 
 Foi Harry Brearley que apresentou a liga que realmente era resistente à corrosão. Em 1912 ele começou a investigar uma liga metálica que apresentasse uma resistência maior ao desgaste, a pedido dos fabricantes de armas. Mas ao realizar o ataque químico, Brearley percebeu que o ácido nítrico, que é um reativo comum para os aços, não teve efeito algum. Por fim, Brearley não descobriu uma liga metálica que resistisse ao desgaste, mas obteve uma liga resistente à corrosão. Que imediatamente foi aplicada na fabricação de talheres. 
 
 Podemos classificar o aço inox em três categorias: 
 FIGURA 3: Ferriticos FIGURA 4: Martensiticos FONTE: Colégio da mismática FONTE: WikimediaCummons 
 
 FIGURA 5:Austeníticos FONTE: Egisa brewery Systems 
 O aço inoxidável tem uma grande vantagem, que é sua capacidade de ser reciclado. Os objetos não são desviados para aterros sanitários, devido ao alto valor de sua sucata e seu grande potencial de reutilização, sendo assim, nunca se tornam lixo no fim de sua vida útil, pois são 100% recicláveis. 
Ana Claudia Magalhães, Beatriz Sanchez, José Henrique Rangel, Juan Gabriel Lima. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ENGENHARIA DE MATERIAS
 Além da resistencia à corrosão, o aço inox possui importantes propriedades. Que são: resistência mecânica, boa conformação, manutenção das propriedades em altas e baixas temperaturas e boa soldabilidade. 
 
 FIGURA 2:Soldagem de tubulação FONTE: Portal Metalica
British Stainless Steel Association. The Discovery of Stainless Steel. Disponível em: https://www.bssa.org.uk/about_stainless_steel.php?id=31 - Acesso em: 10 Jul. 2018. CARBÓ, Héctor Mario. Aços Inoxidáveis: aplicações e especificações. Disponível em: http://guides.com.br/home/wp-content/uploads/2011/12/inonx-apost-tec.pdf .Acesso em: 12 Jul. 2018. OLIVEIRA, Raphael Guimaraes. Produção e reciclagem de aços inoxidáveis. 67 f. Projeto final de curso. Engenharia Metalúrgica. UFRJ. 2009. 
FIGURA 6:Aços reciclados FONTE: Planet International Scrap Metal
 FIGURA 1: Harry Brearley FONTE: BRITISH STAINLESS STEEL ASSOCIATION 
*

Outros materiais