Buscar

A guerra do Paraguai foi o maior conflito armado da América do Sul

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A guerra do Paraguai foi o maior conflito armado da América do Sul, e foi travada pelos os países Brasil, Uruguai e Argentina formando assim a Tríplice Aliança. A guerra começou porque o ditador do Paraguai Solano Lopes queria expandir o seu território, porém havia uma ausência de saída marítima. Por volta de 1864 o Brasil estava envolvido na guerra civil Uruguaiana, conseguindo assim por fim na guerra tirando do poder Atanásio até então ditador do Paraguai. Paraguai não satisfeito com essa situação apreendeu um navio brasileiro em 11 de novembro de 1864 e no dia seguinte invadiram a cidade de dourados no Mato Grosso.
Com isso o Brasil cortou relações com Portugal, e em dezembro do mesmo ano o Paraguai invadiu o sul do Mato Grosso do Sul, sem declarar guerra ao Brasil. 3 meses depois o Paraguai pediu para a Argentina para passar pelo o seu território para invadir o Uruguai e o Rio Grande do Sul, porém a Argentina não aceitou, permanecendo neutra.
Como consequência, em março de 1865 o Paraguai declarou guerra a Argentina, o Uruguai aliado ao Brasil, declarou guerra ao Paraguai, porém o Paraguai invadiu o Rio Grande do Sul e a Argentina quase ao mesmo tempo. Decididos a não mais serem ameaçados e dominados pelo ditador Solano, Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças em 1° de maio de 1865 através de acordo conhecido como a Tríplice Aliança. A partir daí os três países lutaram juntos para deterem o Paraguai, que foi vencido na batalha naval de Riachuelo e também na luta de Uruguaiana.
Em janeiro de 1972 foi selado o acordo de paz entre Brasil e Paraguai que dava ao Brasil acesso ao Rio Paraguai, além de fronteiras que o Brasil havia solicitado antes da guerra além de 90 mil km do seu território, o Paraguai também foi obrigado a pagar uma dívida para o Brasil que só foi perdoada em 1943 por Getúlio Vargas.
A paz entre os 4 países só foi selada em 1876 na conferência de Buenos Aires.
Umas das principais consequências para o Paraguai foi a queda da economia, que depois de muitos anos, não conseguiu se igualar com a dos países vizinhos, e para o Brasil foi pelo o fato dos militares se sentirem desprezados pelo o império, entre outros motivos isso acabou gerando o golpe da república.

Continue navegando