Buscar

Apol EaD 2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

“O modelo do aluno autônomo de educação a distância é promissor, embora seja um objetivo ambicioso, pedagogicamente falando. Pedagogicamente, o que se busca é substituir a exposição de conteúdos para os alunos, encorajando-os a adquiri-los por si mesmos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PETTERS. O. A educação a distância em transição. São Leopolo: Editora Unisinos, 2009. p. 9.
De acordo com o texto-base Redes sociais no processo de ensino-aprendizagem na EaD, como manter as práticas pedagógicas atualizadas com os novos processos de transação de conhecimento e novas tecnologias digitais?
	
	A
	Usar as novas tecnologias a qualquer custo, já que a importância pedagógica é adquirida no decorrer do uso.
	
	B
	Ter um laboratório de informática para aulas específicas, pois as tecnologias digitais não devem ser misturadas na prática pedagógica rotineira.
	
	C
	Dar preferência às formas tradicionais de comportamento e relação entre professor e aluno, visto que é o método que obteve sucesso com o passar nos anos.
	
	D
	Acompanhar consciente e deliberadamente a mudança de comportamento, refletindo acerca da cultura, mentalidade e questionando os papéis de professor e aluno.
	
	E
	Estimular o individualismo e subjetividade, dado que conhecimento é algo que o aluno adquire sozinho.
“O crescimento do mercado de educação a distância (EaD) é explosivo no Brasil e no Mundo. Dados estão disponíveis por toda parte: cresce exponencialmente o número de instituições que oferecem algum tipo de curso a distância, o número de cursos e disciplinas ofertados, de alunos matriculados, de professores que desenvolvem conteúdos e passam a ministrar aulas a distância”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p. 13.
De acordo com o enunciado e o texto-base O governamento dos sujeitos na educação superior a distância: reflexão a partir do pensamento de Michel Foucault, sobre o governamento dos sujeitos na EaD, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O governamento dos sujeitos na EaD segue padrões rígidos e regras tradicionais.
	
	B
	O governamento dos sujeitos na EaD exige deslocamento e horários rígidos.
	
	C
	O governamento dos sujeitos na EaD não é democrático e tem se mostrado ineficiente.
	
	D
	O governamento dos sujeitos na EaD já não enclausura o corpo ou impõe horários fixos.
	
	E
	O governamento dos sujeitos na EaD é subjetivo e improdutivo.
“Toda luta pela autonomia é, antes de mais nada, um processo iniciado na subjetividade, mas que não termina, de maneira alguma, na esfera subjetiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.revistaexagium.ufop.br/PDF/Edicoes_Passadas/Numero1/1.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2016.
De acordo com o texto-base O governamento dos sujeitos na educação superior a distância: reflexão a partir do pensamento de Michel Foucault, sobre a autonomia na educação a distância, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Direta ou indiretamente, a autonomia é mencionada como pré-requisito ou como objetivo a ser alcançado por todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem na EaD.
	
	B
	Embora seja um objetivo ambicioso, pedagogicamente falando, o processo de ensino da educação a distância proporciona autonomia somente para os professores.
	
	C
	Os processos de ensino e aprendizagem que se desencadeiam na educação a distância contribuem para o desenvolvimento da sujeição.
	
	D
	Praticar autonomia na educação a distância implica no abandono da normalização e do controle dos professores envolvidos no processo de ensino.
	
	E
	A autonomia na educação a distância é plena, trata-se de uma liberdade de fazer, ser e viver, verifica-se essa liberdade principalmente no momento da escolha da grade curricular.
“A EaD surge efetivamente em meados do século XIX, em função do desenvolvimento de meios de transportes e comunicação (como trens e correio), especialmente com o ensino por correspondência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p. 21.
De acordo com o texto-base Redes sociais no processo de ensino-aprendizagem na EaD, sobre o uso das redes sociais nas atividades educacionais, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Há nas Redes Sociais um grande potencial para as atividades educacionais, desde que deixem de ser um local apenas para diversão e passem a utilizar seus recursos para a troca de conhecimentos e aprendizagem coletiva.
	
	B
	Redes sociais devem se limitar ao uso para entretenimento, pois não é possível controlar um ambiente on-line coletivo; existem ferramentas específicas para uso educacional, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
	
	C
	Atividades educacionais devem ser realizadas em ambientes controlados e criados especialmente para fins de aprendizagem, desencoraja-se o uso das redes sociais no processo ensino-aprendizagem.
	
	D
	Existe amplo campo de atuação das redes sociais no ambiente de aprendizagem, não é necessário controle dos recursos, o processo de ensino e aprendizagem acontece naturalmente e de maneira subjetiva.
	
	E
	Estudos recentes demonstram que o uso das redes sociais como ferramentas de aprendizagem não aponta eficácia, desaconselhando-se a utilização em ambientes educacionais.
“A disciplina é um princípio de controle de produção do discurso. Ela lhe fixa os limites pelo jogo de uma identidade que tem a forma de uma reatualização permanente das regras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FOUCAULT, M. A ordem do Discurso. 17. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008. p. 36.                     
De acordo com o texto-base O governamento dos sujeitos na educação superior a distância: reflexão a partir do pensamento de Michel Foucault, toda luta pela autonomia é: 
	
	A
	um meio isolado, que quebra as barreiras do coletivo e acontece plenamente através da subjetividade.
	
	B
	um método de controle e disseminação de ideias intangíveis que prezam pela desobediência.
	
	C
	um processo iniciado na subjetividade, mas que não termina, de maneira alguma, na esfera subjetiva.
	
	D
	um recurso exclusivamente coletivo, que desenvolve o senso de privação e envolve a esfera da coação.
	
	E
	uma ação que se inicia na coletividade e pauta a soberania do indivíduo, bem como a desobstrução das barreiras entre o eu e o outro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando