Buscar

apol estetica e digital

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estética
Leia a citação a seguir:
A ideia central de Winckelman (1717-1768) “é a preeminência da arte grega, ou antes da arte antiga, sobre todas as artes, logo a necessidade de as imitar. Tudo contribuiu, segundo ele, para criar, nos Gregos, a beleza e a arte: o clima, o céu, o sol, a atmosfera, a língua grega com seu timbre musical e a sua abundância de vogais, os corpos esplêndidos enobrecidos pelos jogos atléticos, a influência do teatro dramático”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAYER, Raymond. História da Estética. Lisboa: Estampa, 1978, p. 189.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte, para Winckelman a arte antiga era:
	A	
um modelo de excelência em termos de produção artística.
	B	
um modelo que precisava ser superado pela arte moderna.
	C	
um modelo de arte decadente e obscuro.
	D	
um amontoado de histórias supersticiosas, de um tempo em que a humanidade ainda acreditava em vários deuses.
	E	um exemplo de que a humanidade está sempre evoluindo historicamente, junto com a ciência e a tecnologia.
Questão 2/5 - Estética
Leia a passagem a seguir:
“A estética do Renascimento italiano do século XVI é caracterizada pela descoberta do indivíduo: o homem singular. Nessa época já não se encontra o elemento gregário de um grupo de fiéis ou de uma religião, mas o composto único de elementos físicos, psíquicos e intelectuais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAYER, Raymond. História da Estética. Lisboa: Estampa, 1978, p. 102.
Na história da estética ocidental, o Renascimento, enquanto movimento artístico e filosófico deixou uma marca profunda no Ocidente. De acordo com a passagem acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte a respeito do Renascimento, é correto afirmar que:
	A	
recebe esse título porque surgiu em dezembro, mês em que se comemora o nascimento de Cristo.
	B	
foi um movimento marcado pelo interesse da Europa pela arte grega antiga como forma de se libertar dos dogmas cristãos que se impuseram durante a Idade Média.
	C	
marca a volta da Mitologia como ferramenta filosófica.
	D	
defendia a ideia de que os homens não foram feitos para viver em sociedade.
	E	
acreditava que os filósofos e artistas gregos eram deuses que deviam ser cultuados.
Questão 3/5 - Estética
Leia o excerto a seguir:
“A estética de Plotino é inspirada na de Platão, ainda que o espírito místico de Plotino se opunha ao espírito dialético de Platão. [...] O que caracteriza Plotino é que o conhecimento não consiste numa série de aproximações, mas numa visão, numa contemplação visionária. Na teoria de Plotino não há diferença entre o conhecedor e o conhecido. É a primeira forma da filosofia mística”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAYER, Raymond. História da Estética. Lisboa: Estampa, 1978, p. 75. 
Plotino é tido com um pensador chave para se entender a transição feita entre a Antiguidade e a Idade Média. É geralmente conhecido como o grande pensador neoplatônico. De acordo com o excerto acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte, sobre Plotino é correto afirmar que:
	A	
foi o primeiro pensador cristão.
	B	
acreditava que só através da investigação racional e geométrica a realidade poderia ser explicada.
	C	
realizou uma leitura do Platonismo a partir da projeção mística de um Uno universal que ligaria o sensível ao inteligível.
	D	
criou a religião socrática no período helênico.
	E	
foi o responsável pela expulsão dos poetas.
uestão 4/5 - Estética
Observe a passagem a seguir:
“Jacques Derrida, um dos maiores nomes do pensamento francês contemporâneo, propõe um modo de análise de leitura, de textos da tradição ocidental, cujo objeto específico é a metafísica ocidental. Este pensamento ocidental teria suas bases fundamentadas no logocentrismo em relação absoluta de significação com a ideia de verdade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KUIAVAI, Evaldo; ZEVALLOS, Verónica. A escrita e o phármakon: um estudo a partir da desconstrução derridiana. Anais do V Congresso Nacional de Filosofia e Educação, Caxias do Sul, 2010. p. 2. < https://goo.gl/ODLpeF>. Acesso em 24 de nov. 2016.
Jacques Derrida foi um importante filósofo francês conhecido pelo seu projeto crítico da tradição metafísica ocidental, chamado de filosofia da desconstrução. De acordo com a passagem acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte, é correto afirmar sobre Derrida que ele:
	A	
propõe uma Filosofia com base na sabedoria africana.
	B	
por ser franco-argelino, busca filosofar a partir do referencial da religião islâmica.
	C	
é arauto de um projeto filosófico de crítica e desconstrução da metafísica ocidental.
	D	
defende a ideia de que a metafísica ocidental tem sido sempre muito intuitiva e precisa voltar a ser racional.
	E	
acredita que o que falta à Filosofia ocidental é o amor.
estão 5/5 - Estética
Leia a citação a seguir:
“Sociedade de massas: O culto dos astros do cinema tem como complemento da celebridade o mecanismo social que nivela tudo o que chama a atenção. Os astros são apenas os moldes para uma indústria de confecção de dimensões mundiais e para a tesoura da justiça legal e econômica, com a qual se eliminam as últimas pontas dos fios de linha”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. São Paulo: Zahar, 1985, p.111.
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte sobre a escola de Frankfurt, é correto afirmar que:
	A	
são filósofos que adotaram uma atitude conservadora nas suas reflexões, diante dos problemas sociais pelos quais o mundo estava passando.
	B	
são pensadores que se aliaram ao nazi-fascismo alemão e que, por isso, criticam a indústria cultural norte-americana.
	C	
são um conjunto de pensadores que, por terem vivido o horror do nazismo alemão, se negaram a falar de política ou de economia.
	D	
foram filósofos que se debruçaram sobre as questões de sua época se colocando politicamente contra toda forma de dominação.
	E	
trata-se de um grupo de pensadores alemães que se destacaram por seus estudos acerca da Grécia antiga.
 Digital
Questão 1/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Digital
Considere a seguinte citação: 
“O emprego corrente das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em múltiplas atividades do convívio humano constitui-se como o emblema de um processo, posto em marcha graças aos constantes avanços testemunhados no campo tecno-científico ao longo das últimas décadas. Estes desencadearam uma série de transformações no cenário econômico, sociopolítico e cultural, devido à introdução e consolidação de novos dispositivos gerados a partir desse movimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CRUZ JUNIOR, Gilson; SILVA, Erineusa Maria da. A (ciber)cultura corporal no contexto da rede: uma leitura sobre os jogos eletrônicos do século XXI. Rev. Bras. Ciênc. Esporte (Impr.), Porto Alegre , v. 32, n. 2-4, p. 89-104, Dez. 2010 . 
Considerando a citação anterior e os conteúdos do texto-base CIBERCULTURA. Alguns pontos para compreender a nossa época sobre a definição de cibercultura, leia as alternativas que seguem. Na sequência, assinale aquela que apresenta a definição correta:
	A	São próteses nanotecnológicas comandadas pelas tecnologias digitais que podem ampliar e reformular funções ortopédicas, visuais, cardíacas, entre outras.
	B	Trata-se de uma nova forma de religiosidade social que emergiu por meio das tecnologias digitais.
	C	Após a colonização externa do mundo pelas tecnologias industriais e informacionais,agora é o corpo que se transforma em objeto de intervenção.
	D	Trata-se de reorganizar práticas, modalidades midiáticas, espaços, sem a substituição de seus respectivos antecedentes.
	E	É a forma sociocultural que surge da relação simbiótica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base microeletrônica que emergiram a partir da união das telecomunicações com a informática nos anos 1970.
uestão 2/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Digital
Leia a seguinte citação: 
“No processo evolutivo de produção de imagem existem três paradigmas. O primeiro deles denomina-se paradigma pré-fotográfico e tem como característica básica no modo de produção artesanal, na realidade da matéria das imagens, ou seja, na existência de elementos que doam suporte, substancia e instrumentos característicos e presentes na obra”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UBERTO, Kamila. BEHLING, Hans Peder. Análise de imagens: paradigmas, duplicidades e tricotomias. <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/resumos/R30-0893-1.pdf>. Acesso em 25 jul 2018. 
Baseando-se nos conteúdos do texto-base Uma percepção do olhar: os três paradigmas da imagem à luz da semiótica peirceana sobre o paradigma pré-fotográfico, leia as alternativas que seguem. Na sequência, assinale aquela que apresenta a assertiva correta:
	A	
Esse paradigma é um processo monádico, no qual se incorporam, em uma ação inseparável, o sujeito-criador, o objeto-criado e a fonte de criação. 
	B	A grande novidade nesse paradigma são os processos automáticos de captação da imagem, por meio de uma técnica ótica em que a propagação da luz produz a imagem.
	C	Sai de cena a mão do pintor para entrar o olho do sujeito, prolongado no olho da lente para confrontar o real a ser capturado.
	D	É uma prótese ótica, derivada das inovações tecnológicas ocorridas nos séculos XIX e XX.
	E	O suporte técnico já se apresenta como uma tríade na composição das imagens, pois resulta do encontro entre o computador e uma tela de vídeo, mediado por um programa de cálculos matemáticos.
Questão 3/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Digital
Leia o trecho de texto abaixo: 
“A Teoria da Estética da Recepção ao apresentar o leitor como peça fundamental no processo de atribuição de significação do texto proporciona uma maior completude na compreensão textual. Assim, o crítico passa a observar todos os elementos que participam do processo de sua construção” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Oliveira, Jeciane de Paula. MENDES, Olga Maria Castrillon. O leitor e a estética da recepção: uma proposta de análise de circuito fechado, de Ricardo Ramos. <http://www.redalyc.org/pdf/5124/512451511009.pdf>. Acesso em 29 jul 2018. 
Levando em consideração os conteúdos do texto-base Interatividade na arte: autor-obra-recepção sobre a estética da recepção, leia as alternativas que seguem. Na sequência, assinale aquela que apresenta a assertiva correta:
	A	A estética da recepção defende que os atos de leitura e recepção pressupõem interpretações diferentes e que os atos criativos transformam a figura do receptor em cocriador.
	B	Arte criada a partir de processos aleatórios, que usam do computador para criar imagens, são produtos das relações ordem/desordem de um dado contexto e simulam processos relacionados à criatividade, ao pensamento visual e também aos processos naturais de crescimento.
	C	O teórico mais conhecido é o brasileiro Haroldo de Campos. Para ele, a congenialidade entre autor e leitor se torna viva pela recriação ou criação paralela, ou seja, traduzir é transcriar.
	D	A estética da recepção observa a palavra em si mesma como campo magnético de possibilidades. A matriz aberta de muitos poemas concretos possibilitava vários percursos de leitura, na horizontal e vertical, permitindo o combinatório e o permutacional.
	E	A estética da recepção coloca questões relativas a uma arte concebida como projeto a ser produzido e como processo criativo de pesquisa, acelerando a arte experimental.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Digital
Considere a seguinte informação: 
“A organização do texto, de modo não tradicional [...] exige outro perfil de leitor, cada vez mais acostumado com a complementaridade que rege as relações entre palavra e imagem. [...]Lucia Santaella e Winfried Nöth, em Imagem: cognição, semiótica, mídia, referem-se a diferentes maneiras de relação entre palavra e imagem. Tomando a imagem como referência, ela pode ser superior, inferior ou equivalente à palavra”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOBS, Verônica Daniel. As relações entre imagem e palavra na produção contemporânea de Arnaldo Antunes. <http://www.assis.unesp.br/Home/PosGraduacao/Letras/RevistaMiscelanea/Artigo19-VeronicaDanielKobs.pdf>. Acesso em 21 jul 2018. 
De acordo com os conteúdos do texto-base Uma percepção do olhar: os três paradigmas da imagem à luz da semiótica peirceana, sobre a semiótica da imagem, relacione corretamente os protótipos da imagem às suas respectivas características: 
Protótipo da imagem icônica.
Protótipo da imagem indexical.
Protótipo da imagem simbólica. 
( ) Pintura iconológica ou iconográfica.
( ) Fotografia e a pintura realista.
( ) Pintura não figurativa (abstrata). 
Agora, selecione a sequência correta:
	A	1 – 2 – 3
	B	1 – 3 – 2
	C	3 – 1 – 2
	D	3 – 2 – 1
	E	2 – 1 – 3
Questão 5/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Digital
Leia a citação a seguir: 
“A Linguagem Cinematográfica considera os ‘planos’ sendo a imagem fílmica que apresenta o conteúdo material e conteúdo dramático. O plano é classificado devido seu tamanho, no qual determina a duração e a distância que há entre os objetos em relação à câmera, visto que cada enquadramento procura mostrar de forma variada os planos, no entanto, existem várias formas de planos, que dependendo de qual seja, contribui para a percepção do conteúdo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUSA, Catichilene Gomes de. A linguagem cinematográfica na constituição do sentido na obra fílmica ‘Abril Despedaçado’. <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/viewFile/541/354>. Acesso em 30 jul 2018.
 De acordo com os conteúdos do texto-base Hibridismo das linguagens audiovisuais: observações sobre o cinema e o vídeo em interface com as culturas contemporâneas sobre a linguagem do cinema, relacione corretamente os movimentos cinematográficos às suas respectivas características: 
Surrealismo
Nouvelle Vague
Neorrealismo
 ( ) Buscou a desconstrução da linearidade e aproximou o cinema do mundo onírico.
( ) Priorização pelos planos-sequência.
( ) Exploração do tempo real da narrativa.
( ) Proporcionou ampla visibilidade ao corte, permitindo ao espectador uma compreensão mais atenta da montagem no filme. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	1 – 3 – 3 – 2
	B	1 – 3 – 2 – 1
	C	3 – 2 – 3 – 1
	D	2 – 1 – 2 – 3
	E	1 – 2 – 3 – 2

Continue navegando