Buscar

apol de quadrinhos

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Considere o excerto de texto a seguir: 
“[…] Isso porque quanto maior a quantidade de imagens por segundo, melhor a qualidade da ilusão de movimento conseguida. Isso é importante para imagens fotográficas, realistas, e para a qualidade do espetáculo como um todo. Mas os animadores nunca precisam produzir TANTAS imagens se não quiserem; eles sabem que 10 por segundo são suficientes para conseguir simular um movimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGALHÃES, Marcos Cartilha Anima Escola: técnicas de animação para professores e alunos / texto Marcos Magalhães; [organização Joana Milliet, Marcos Magalhães; ilustrações Marcos Magalhães, Victor Pacheco]. - 2. ed. - Rio de Janeiro: IDEIA - Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Integração pela Animação, 2015. p. 52. 
Após a leitura do excerto de texto apresentado e os conteúdos do texto-base O Acting no Design de Animação, sobre a quantidade de quadros e sua relação com a velocidade e o tempo da animação, analise as seguintes proposições: 
I. Dentro de um determinado tempo, a utilização de mais quadros para representar um movimento proporciona a ilusão de movimentação com velocidade mais baixa, ou seja, mais lento. 
PORQUE 
II. A velocidade do objeto independe da quantidade de quadros em um determinado período de tempo. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	A	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	B	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	C	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	D	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	E	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Analise o seguinte esquema: 
 
Fonte: Esquema elaborado pelo autor desta questão.
 Após a análise do esquema e a leitura dos conteúdos do texto-base Elementos da narrativa visual e planos de câmera no contexto dos filmes de animação: proposição de um processo de análise, pode-se dizer que o ângulo de câmera influencia no entendimento da mensagem. Analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas: 
I. ( ) O ângulo plongée utiliza a objetiva posicionada de cima para baixo.
II. ( ) No plongée o espectador se torna inferior ao personagem.
III. ( ) No contra-plongée a filmagem é realizada de baixo para cima e apresenta a imponência do personagem .
IV. ( ) O ângulo linha do horizonte recebe este nome por estar alinhado na altura dos olhos do personagem e em linha reta.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	V – F – V – F
	B	V – F – V – V
	C	F – V – V – F
	D	V – V – F – F
	E	F – V – F – F
uestão 3/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Considere o extrato de texto a seguir: 
“Um princípio consiste em uma ação específica do animador em determinados momentos da criação de uma animação, alguns dos princípios são inerentes à pré-produção, ao momento de materializar um personagem, determinar características expressas em seu desenho, em traços de personalidade, atreladas à narrativa, enfim, à sua identidade enquanto outros à produção em si, fluidez dos movimentos, planejamento e controle da animação, expressividade, verossimilhança, a extrapolação e subversão das regras da física”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SATO, Leticia Midori. Os 12 princípios da animação: da adesão à sua subversão. 90 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. p. 44. 
De acordo com os conteúdos do texto-base O Acting no Design de Animação, sobre os princípios de animação, relacione corretamente os princípios citados às suas respectivas definições: 
Esticar e achatar ou encolher
Antecipação
Enquadramento
Ação secundária
Arcos
( ) Estuda as deformações que ocorrem nos objetos por pressões externas, tem relação com o peso e o volume do objeto.
( ) A movimentação de personagens e objetos estabelecem no espaço uma trajetória em forma de arco.
( ) Organização visual dos componentes de uma cena em um espaço previamente delimitado.
( ) Prepara o público para o movimento ou ação que vem a seguir.
( ) Ação que reforça o elemento ou a ação principal.
 Agora, assinale a sequência correta:
	A	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	B	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	C	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	D	1 – 4 – 2 – 3 – 5
	E	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 4/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Uma história é um todo, e as partes que a compõem — a ação, personagens, cenas, seqüências, Atos I, II, III, incidentes, episódios, eventos, música, locações, etc. — são o que a formam. Ela é um todo. Estrutura é o que sustenta a história no lugar. É o relacionamento entre essas partes que unifica o roteiro, o todo. Esse é o paradigma da estrutura dramática”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico / Syd Field. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 02,03 
Após a leitura da passagem de texto e dos conteúdos do texto-base Elementos da narrativa visual e planos de câmera no contexto dos filmes de animação: proposição de um processo de análise, analise as etapas para a estruturação de uma estória propostas por Doc Comparato e as relacione corretamente às suas devidas definições e características: 
Ideia.
Personagens.
Ação dramática.
Tempo dramático.
Unidade dramática. 
( ) Aqueles que vivem e agem na estória .
( ) É o que dá início ao roteiro e ao trabalho do roteirista.
( ) Guia para a construção das cenas.
( ) Determina a duração das cenas.
( ) Forma como o conflito é contado ao espectador.
 
Agora, selecione a sequência correta:
	A	5 – 2 – 1 – 3 – 4
	B	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	C	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	D	2 – 1 – 5 – 4 – 3
	E	5 – 4 – 3 – 2 – 1
Questão 5/5 - Laboratório de Artes Visuais: Audiovisual e Animação
Considere o trecho de texto a seguir: 
“Com sua origem no teatro de sombras chinesas, o cinema de animação passou por importantes transformações, notadamente naquilo que se refere a seu aparato técnico. Seu desenvolvimento, também esteve ligado aos efeitos especiais de diferentes cinematografias”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FOSSATTI, Carolina Lanner. Cinema de Animação, uma trajetória marcada por inovações. VII Encontro Nacional de História da Mídia. Fortaleza, CE, 2009. p 1. 
Ao considerar o trecho de texto apresentado e os conteúdos do texto-base O cinema de animação na era digital – hibridismos e mutações, sobre as descobertas e evoluções tecnológicas históricas antecedentes das animações é possível afirmar que:
	A	Eadweard Muybridge desenvolveu uma técnica de fotografar as fases do movimento.
	B	Leonardo da Vinci desenvolveu a imagem sequencial.
	C	Marey, pioneiro da fotografia projetou o desenho do Homem Vitruviano.
	D	Duchamp se inspirou no Homem Vitruviano para a composição de ‘Nú descendo a escada’.
	E	Muybridge desenvolveu uma técnica para fotografar imagens estáticas.
Quadrinhos
Questão 1/5 - Laboratório de Artes Visuais: Fotografia Digital e Quadrinhos
Leia o excerto de texto a seguir: 
“O Brasil desenvolveu seu mercado de quadrinhos mais voltado ao segmento infanto-juvenil. Histórias de humor e de super-heróis dominaram as bancas até pouco tempo. O desenvolvimento de um mercado de publicações adultas, com textos mais densos e de valor plástico em nívelde outras artes como a pintura, deu-se há pouco mais de uma década. O resultado imediato disso é a melhora do nível de leitores e produtores de HQs no País”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOVRETO, José Alberto. Quadrinhos: A linguagem completa. Comunicação e Educação, São Paulo, n. 02, p. 94-101, nov. 1995. p. 96.
 Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Laboratório de artes visuais: Fotografia digital e quadrinhos sobre os tipos de quadrinhos e a maneira como se popularizaram, identifique qual das seguintes características marcou os fanzines publicados até o começo da década de 1990:
	A	Ficaram marcados pelo aspecto rústico.
	B	São lembrados até hoje pelo excesso de páginas.
	C	As cores chamativas criaram destaque para esse tipo de revista.
	D	O excesso de fãs que a Marvel passou a ter.
	E	São considerados por todos como os personagens prediletos das crianças e do público infanto-juvenil.
uestão 2/5 - Laboratório de Artes Visuais: Fotografia Digital e Quadrinhos
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“A história em quadrinhos começou a ultrapassar o espaço do divertimento de massa para, a partir daí, influenciar os leitores em esferas psicológicas e sociais, porque era uma forma de leitura alternativa. Nascia uma literatura de comunicação visual da cultura de massa. Estudos e avaliações da história em quadrinhos indicaram que o novo meio, que então surgia, possuía e ainda possui um efeito positivo para a educação da leitura e da cultura da imagem”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAHDE, Maria Beatriz. Origem e evolução da história em quadrinhos. Femecos, Porto Alegre, v. 3, n. 05, p. 103-106, nov. 1996. p. 104.
 Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Laboratório de artes visuais: Fotografia digital e quadrinhos sobre a linguagem dos quadrinhos, identifique a alternativa que apresenta corretamente a definição do termo caricatura:
	A	Imagem irônica apresentada sempre de forma sequenciada.
	B	É um sinônimo de retrato realista.
	C	Desenho realizado de forma realista com o único objetivo de zombar das deformidades anatômicas de um sujeito.
	D	Imagem fidedigna, extremamente realista do rosto de alguém.
	E	Desenho que tem como base a sátira ao estilizar características físicas de alguém.
3
“O enunciador ao escrever sua fotografia utiliza uma gama de possibilidades – escolha de ângulo, plano, perspectiva, iluminação, foco, entre outras – para compô-la de maneira a revelar ao enunciatário a sua visão do fato retratado”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DELIBERADOR, Luzia Mitsue Yamashita; ALVES, Fabiana A.; LOPES, Mariana Ferreira. A fotografia como linguagem para a formação cidadã. Discursos fotográficos, Londrina, v. 9, n. 14, p. 13-35, jan./jun. 2013. p. 21.
 Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Laboratório de artes visuais: Fotografia digital e quadrinhos sobre a linguagem da fotografia, identifique a alternativa que apresenta corretamente a função do flash:
	A	Permitir a entrada de luz pelo obturador.
	B	Aumentar a velocidade de captura da imagem.
	C	Dar corte na cor.
	D	Desfocar planos.
	E	Fazer um maior controle da luz.
Questão 4/5 - Laboratório de Artes Visuais: Fotografia Digital e Quadrinhos
 Considere o seguinte excerto de texto: 
“Denominada ainda arte sequencial por Eisner e imagem imaterial por Maffesoli [...], por ser uma forma de expressão visual além da matéria, isto é, oriunda do imaginário e do sonho, acentua-se que as histórias em quadrinhos nasceram do desenho narrativo. Sua técnica de contar histórias por meio de sequências imagísticas possibilitaram a leitura iconográfica e se firmaram como meio de comunicação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAHDE, Maria Beatriz. Origem e evolução da história em quadrinhos. Femecos, Porto Alegre, v. 3, n. 05, p. 103-106, nov. 1996. p. 106.
 Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Laboratório de artes visuais: Fotografia digital e quadrinhos sobre a linguagem dos quadrinhos, identifique qual das seguintes alternativas apresenta corretamente a função do requadro:
	A	Contornar as formas dos desenhos.
	B	Criar os balões das falas dos personagens.
	C	É um quadro dentro do outro, enfatizando a narrativa.
	D	Delimita o balão, permitindo a compreensão da narrativa.
	E	Possui a função de criar delimitações para a cena representada.
Questão 5/5 - Laboratório de Artes Visuais: Fotografia Digital e Quadrinhos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Hoje, a fotografia não está mais preocupada em flagrar um instante no tempo, pois o caráter efêmero da ação quase já não tem o mesmo interesse para o mundo da visualidade. Sabemos muito bem o que querem os artistas com a fotografia: através dos procedimentos específicos de um fazer artesanal, dotar sua imagem de densidade política, densidade histórica e densidade poética”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES JUNIOR, Rubens. Processos de criação da fotográfica: Apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. Revista Facon, Campo Grande: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Faculdade de Computação, n° 16, p. 10-19, 2006. p. 12. 
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Laboratório de artes visuais: Fotografia digital e quadrinhos sobre a linguagem da fotografia, identifique a alternativa que apresenta corretamente o significado do termo light painting:
	A	Pintura leve
	B	Luz leve
	C	Pintura suave
	D	Densidade fotográfica
	E	Pintar com a luz

Continue navegando