Buscar

Comunicaçao Atividade avaliariva 02 Para evia site

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Segundo Koch e Elias (2011), ao interpretar um texto, o leitor recorre aos seus conhecimentos textuais, situacionais, culturais e enciclopédicos, para, por meio de inferências, construir os sentidos da leitura.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever. Estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2011.
Sendo assim, considerando o contexto que envolve a atividade de leitura, a partir da qual autor e leitor/ouvinte interagem para produzir sentidos, avalie as assertivas a seguir sobre o processo de inferência.
I. A inferência é um raciocínio dedutivo, desenvolvido a partir das informações explícitas em um texto.
II. As informações implícitas em um texto só podem ser interpretadas se houver contato com o autor. 
III. Por meio da inferência, são realizados processos cognitivos que ajudam o leitor a construir os sentidos implícitos no texto.
IV. A inferência não é uma estratégia útil no processo de interpretação textual.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I e III, apenas. 
	Resposta Correta:
	c. 
I e III, apenas. 
	Feedback da resposta:
	A sua resposta está correta. A construção dos sentidos de um texto é tarefa conjunta entre autor e leitor. Nessa interação, as informações implícitas são inferidas por meio das informações explícitas na superfície textual.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Até a década de 1990 havia no mercado um produto comestível e que era consumido, principalmente, pelo público infantil.  Após essa década, a empresa responsável pela produção retirou do mercado e alterou seu nome. Abaixo temos uma imagem do referido produto: 
 Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=E8v5p4uQtAs
Considerando a informação apresentada quanto ao tema da coerência textual, pode-se aferir que: 
i. A incoerência da propaganda reside na imagem de uma criança simulando o consumo de um cigarro, pois a legislação proíbe o consumo do tabaco para menores.
ii. A identificação do fator incoerência na imagem apresentada tem como uma das justificativas o domínio extralinguístico, pois o interlocutor necessita compartilhar o conhecimento quanto aos prejuízos do tabaco e a influência da propaganda nas crianças.
iii. O uso de uma linguagem verbal (cigarrinhos) e uma linguagem não verbal (uma criança simulando segurar um cigarro) reforça o possível e futuro consumo do tabaco por parte do público infantil. 
iv. A coerência é um texto ligado somente a produção textual, consequentemente, uma imagem não pode servir de exemplo para o debate da incoerência no que tange ao consumo do tabaco na infância.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	c. 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Somente as afirmações I, II e III estão corretas.  A coerência textual também está presente no plano da imagem.  Quando abordamos o tema da coerência  é necessário apresentar que tal situação não está presente somente no plano textual,  pois uma imagem poderá ser incoerente em situações sociais e em um determinado momento histórico. 
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A coesão — processo de articulação das ideias no texto — contribui significativamente para a coerência textual. Ela pode ser realizada por meio das estratégias de referência, substituição, elisão ou elipse, conjunção ou coesão lexical.  Nessa perspectiva, considerando essas informações e o que estudamos ao longo da unidade, ordene adequadamente as afirmativas a seguir para que o texto fique coerente e coeso.
1. O Brasil é um país de grande extensão territorial, possuindo a maior diversidade de espécies no mundo.
2. Para disseminar o desenvolvimento de ações, pesquisas e projetos para a conservação da biodiversidade brasileira, o Ministério do Meio Ambiente lançou um prêmio para reconhecer o trabalho realizado por organizações não governamentais, empresas, sociedade civil, órgãos públicos ou cidadãos que buscam a manutenção e a melhoria da biodiversidade brasileira.
3. Essa biodiversidade inclui 20% de todas as espécies de animais e plantas existentes no Planeta.
4. O que mais preocupa o governo brasileiro são as espécies ameaçadas de extinção ou que sofrem exploração, pois, mais cedo ou mais tarde, esses problemas constituirão sérios danos ao meio ambiente.
Dessa forma, a sequência correta é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
1, 3, 4, 2.
	Resposta Correta:
	c. 
1, 3, 4, 2.
	Feedback da resposta:
	Muito bem, sua resposta está correta! O texto inicia com a constatação da biodiversidade brasileira e continua com um detalhamento. Em seguida, apresenta um contraponto, uma problemática, para, ao final, destacar a proposta do Ministério do Meio Ambiente a fim de resolver o problema.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O texto abaixo aborda a situação de refugiados no território brasileiro. Leia um trecho: 
“Diante da escalada da crise na Venezuela que leva cada vez mais venezuelanos a cruzarem as fronteiras rumo ao Brasil em busca de uma vida melhor, o Governo de Michel Temer assinou um decreto reconhecendo a "situação de vulnerabilidade" em Roraima. O Estado é a principal porta de entrada dos imigrantes que fogem da crise de abastecimento de alimentos, do colapso dos serviços públicos e de uma inflação de 700% no país vizinho. O presidente ainda editou uma medida provisória (MP) que acena com ações de assistência emergências para imigrantes venezuelanos no Estado em diversas áreas, como proteção social, saúde, educação, alimentação e segurança pública. Elas serão coordenadas por um comitê federal composto por representantes de distintos ministérios e conduzidas em parcerias entre União, Roraima e municípios.”
Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/16/politica/1518736071_492585.html
Considerando as informações apresentadas e o tema coesão textual, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A coesão textual contribui para a articulação das ideias apresentadas em um texto, permitindo ao leitor uma boa fruição na qualidade, na leitura e compreensão da informação.
PORQUE
II. Uma das estratégias para produzir um texto coeso é fazer uso da substituição dos termos como foi apresentado e sublinhado no exemplo .
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	b. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	As duas afirmações estão corretas. A boa leitura e fruição do leitor passam pela exigência de um texto coeso.  A segunda aborda uma das estratégias para construção de um texto com coesão, mas não é uma explicação para o argumento que a coesão contribui e facilita a compreensão do leitor. 
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia a tirinha de Calvin e Haroldo e clique na afirmativa correta:
Fonte: http://psiquenoite.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
A resposta positiva da professora ao pedido do aluno é resultado de uma comunicação oral  clara, coerente, assertiva e com entusiasmo.
	Resposta Correta:
	e.
Apesar da resposta negativa por parte da professora, o aluno utilizou de elementos importantes na comunicação oral como clareza, coerência,  atitude assertiva e entusiasmo.
	Feedback da resposta:
	Apesar da resposta negativa por parte da professora, o aluno utilizou de elementos importantes na comunicação oral como clareza, coerência,  atitude assertiva e entusiasmo.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sobre as partes essenciais do texto, observe as seguintes informações:
I. São três: introdução, desenvolvimento e conclusão (ou fechamento), necessariamente nessa ordem.
II. A introdução traz uma apresentaçãodo tema sobre o qual se vai falar e convida o leitor à participar da leitura.
III. O desenvolvimento é o texto em si. Contém a argumentação, os fatos, os dados.
IV. A conclusão (ou fechamento) contém um último argumento, fato ou dado e um resumo das ideias previamente desenvolvidas.
Está correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I, II e III
	Resposta Correta:
	a. 
I, II e III
	Feedback da resposta:
	A afirmação IV está errada, já que a conclusão nunca traz um argumento, fato ou dado que não tenha sido previamente exposto no desenvolvimento.     
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia um trecho de um texto que aborda a realidade das mulheres no mercado de trabalho brasileiro:
"As brasileiras já são mais da metade da população, estudam mais que os homens, ganham menos trabalhando nas mesmas funções que eles e ocupam os piores postos. Apesar de a cada ano mais mulheres ingressarem no mercado de trabalho brasileiro o patamar do desemprego feminino mantém-se mais elevado que o masculino. 
Outro indicador que reflete a maior precariedade do emprego feminino é a posição na ocupação: enquanto as mulheres estão concentradas nas posições sem carteira assinada os homens tem um peso relativamente maior nos empregos estáveis com melhores benefícios.
O processo de inserção das mulheres no mercado de trabalho é orientado pela divisão sexual do trabalho. Esse conceito é central para explicar as dinâmicas específicas das mulheres no mercado de trabalho. Essa divisão posiciona as mulheres nos postos menos prestigiados por elas terem que conciliar vida familiar e vida profissional. Essa conciliação é um dos aspectos relativamente recentes das novas configurações da divisão sexual do trabalho. Chama-se bipolarização do emprego feminino e é resultado dos processos que ocorrem na esfera educacional. Quando as mulheres são mais instruídas e diplomadas que os homens, provoca-se uma concentração delas em determinados postos no mercado de trabalho."
Fonte: https://marchamulheres.wordpress.com/2012/11/07/a-realidade-das-mulheres-no-mercado-de-trabalho-brasileiro/
Considerando os temas que envolvem a coesão e coerência dentro de um texto, podemos afirmar que: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
O uso das palavras “brasileiras, mulheres e feminino” constitui uma estratégia de coesão relacionada a substituição, promovendo a troca de um vocábulo por outro. 
	Resposta Correta:
	c.
O uso das palavras “brasileiras, mulheres e feminino” constitui uma estratégia de coesão relacionada a substituição, promovendo a troca de um vocábulo por outro. 
	Feedback da resposta:
	A resposta correta é: O uso das palavras “brasileiras, mulheres e feminino” constitui uma estratégia de coesão relacionada a substituição, promovendo a troca de um vocábulo por outro.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia um trecho de um texto de autoria de Ana Elisa Ribeiro que aborda o tema do hipertexto:
“Um hipertexto é definido, mais comumente, na atualidade, e de forma muito simplificada, como o texto em ambiente digital. Do modo como vem sendo apresentado na internet, e mesmo em ambientes off-line, o hipertexto é construído de maneira que algumas de suas partes ou palavras sejam ligações com outros textos, isto é, com a indicação de links. Essa característica tem sido entendida como a não linearidade do texto on-line ou sua multilinearidade, já que, em tese, o leitor poderia escolher os links e trilhas que desejasse acessar. O hipertexto teria, então, necessariamente, natureza digital, somente existindo em ambientes como os computadores e o ciberespaço, ambiente virtual no qual os textos verbais e não verbais circulam.”
Fonte: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/hipertexto
Em seguida, observe a  imagem que busca apresentar  com informações verbais e não verbais o significado de um hipertexto: 
Fonte: file:///C:/Users/Henrique/Downloads/ANA_CLAUDIA_LOUREIRO%20(4).pdf
Considerando as informações apresentadas  quanto ao tema gênero, tecnologia e hipertexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A flexibilidade e hibridez da comunicação digital contribui para a construção de textos com múltiplas relações, proporcionado ao individuo o acesso não linear a diferentes produções  verbais e não verbais.
PORQUE
II. Os gêneros digitais resultam do avanço da tecnologia e da sua relação com a comunicação, pois possibilitam uma troca rápida de informações e podem  atingir um maior número de leitores.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	As duas asserções estão corretas, pois temos textos flexíveis e híbridos e exemplos de hipertexto. Também são textos, comumente, não lineares e misturam produções verbais e não verbais. A segunda frase também está correta e aborda o avanço crescimento dos gêneros digitais com o avanço da tecnologia , além de mostrar a possibilidade de troca rápida de informações. A segunda frase não justifica a primeira, mas acrescenta outros dados ao tema hipertexto.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Segundo Halliday e Hasan (1976), citam cinco estratégias de coesão, são elas: a referência, a substituição, a elisão, a conjunção e a coesão lexical. Assinale alternativa que indica a ordem correta da relação das duas colunas:
	  ( 1 ) Referência
	( A ) Ocorre pela utilização de mecanismos coesivos que estabelecem vínculos entre frases.
	  ( 2 ) Substituição
	( B ) É um processo linguístico interessante que consiste na recuperação de um referente sem citá-lo. Esse fenômeno também é chamado de anáfora zero.
	  ( 3 ) Conjunção
	( C ) Ocorre de forma mais sutil, pois se trata da seleção e do uso de palavras que se relacionam entre si, articulando as ideias de maneira que a forma e o conteúdo do texto estejam harmoniosamente organizados.
	 ( 4 ) Elisão
	( D ) É um recurso eficaz na progressão textual, pois, ao substituir uma palavra ou expressão já citada no texto, não ocorre somente a troca de um vocábulo por outro, mas novos sentidos podem surgir e contribuir para a composição textual.
	  ( 5 ) Coesão lexical
	( E ) É o processo de retomada ou antecipação de referentes no texto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
1 – E; 2 - D; 3 – A; 4 – B; 5 - C
	Resposta Correta:
	b. 
1 – E; 2 - D; 3 – A; 4 – B; 5 - C
	Feedback da resposta:
	Referência: É o processo de retomada ou antecipação de referentes no texto.
Substituição: É um recurso eficaz na progressão textual, pois, ao substituir uma palavra ou expressão já citada no texto, não ocorre somente a troca de um vocábulo por outro, mas novos sentidos podem surgir e contribuir para a composição textual.
Conjunção: Ocorre pela utilização de mecanismos coesivos que estabelecem vínculos entre frases.
Elisão: É um processo linguístico interessante que consiste na recuperação de um referente sem citá-lo. Esse fenômeno também é chamado de anáfora zero.
Coesão lexical: Ocorre de forma mais sutil, pois se trata da seleção e do uso de palavras que se relacionam entre si, articulando as ideias de maneira que a forma e o conteúdo do texto estejam harmoniosamente organizados.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia um pequeno texto de Leticia Resende  que aborda o lado negativo do hipertexto: 
No entanto, é preciso analisar o lado negativo das possibilidades do hipertexto. Sua livre construção, apesar de proporcionar maiores chances de conseguir informações, é mais fácil ao usuário se perder no imenso número de link disponível para seguir o caminho.
Neste percurso, o usuário pode parar em sites de credibilidade questionável, outro contrado hipertexto. Isto pode se dar justamente devido à interatividade no hiperdocumento. À medida que o texto de um hiperdocumento possa ser modificado, qualquer tipo de informação, verídica ou não, pode ser disponibilizada. Um exemplo deste tipo de hipertexto, já classificado anteriormente como cooperativo, é a Wikipédia, onde cada um pode inscrever ou modificar a definição dos verbetes incluídos na enciclopédia. 
Outro exemplo são os blogs, hipertextos do tipo colagem, o leitor pode interagir com o autor por meio de comentários deixados no fim de cada post. Apesar de não parecer ter grande influência, os comentários funcionam como um termômetro para medir a audiência de um blog ou de cada post, quanto mais comentário, mais lido ou visitado aquela página foi. Quanto mais elogios mais sucesso, quanto mais críticas, mais correções a ser feitas e, obviamente, é interessante ao autor levar as críticas a sério para manter o “ibope” de seu blog. 
Para o jornalismo, é positiva e negativa a influência da interatividade na profissão. Para os meios de comunicação, receber o feedback de seus leitores em comentários ou correio eletrônico é uma grande vantagem proporcionada pelo meio virtual. Contudo, já se pensa em um novo tipo de jornalismo, o chamado “jornalismo cooperativo” que, praticado principalmente online, dará abertura para que qualquer pessoa “não-jornalista” e “não-empregada” pela empresa de comunicação participe da criação de matérias, relativizando o papel do jornalista profissional formado.
Fonte: http://jornalismodigitalunesp.blogspot.com.br/2007/05/as-desvantagens-do-hipertexto.html
Considerando as informações apresentadas no texto e o tema da hipertextualidade e dos gêneros discursivos digitais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Independente da possibilidade de conteúdo incorreto ser apresentado por meio dos hipertextos, os gêneros discursivos digitais são essenciais para a comunicação no nosso cotidiano.
PORQUE
II. No ambiente profissional é relevante que os textos não tenham características relacionadas a hipertextualidade, pois o uso de sons e imagens  prejudica a compreensão dos profissionais de uma organização.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:
	d. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	Feedback da resposta:
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Os gêneros discursivos digitais são marcados pelo caráter hipertextual. Tais gêneros estão presentes em todos os setores da vida, consequentemente, o uso da hipertextualidade estará na comunicação das organizações. Caberá aos interlocutores a avaliação dos conteúdos apresentados e verificar as informações quanto a sua veracidade. Além disso, não há estudos que possam comprovar que sons e imagens prejudicam a compreensão dos profissionais de uma organização.

Continue navegando