Buscar

raças

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
*
*
*
*
*
Saanen
*
*
*
Saanen
*
*
*
Alpina
*
*
*
British Alpine
*
*
*
British Alpine
*
*
*
British Toggenburg
*
*
*
Toggenburg
*
*
*
Andaluza
*
*
*
Canaria
*
*
*
Murciana
*
*
*
*
*
*
Boer
*
*
*
Boer
*
*
*
Boer
*
*
*
*
*
*
Anglo-nubiana
*
*
*
Anglo-nubiana
*
*
*
Canindé
*
*
*
Gurguéia
*
*
*
Moxotó
*
*
*
Repartida
*
*
*
Bagot
*
*
*
Pygmy
*
*
*
Cashmere
*
*
*
*
*
*
Angorá
*
*
*
Angorá
*
*
*
*
*
*
Lacaune
Bergamacia brasileira
East Friesian
Ovelha Sarda
Merino Australiano
Crioula
Karakul 
APTIDAO 
LEITEIRA
PRODUÇÃO DE LÃ
APTIDAO 
PELE & LÃ
*
*
*
Ideal
Corriedale
Ile de France
Texel
Border Leicester
Romney Marsh
Suffolk
Polypay
Hampshire Down
Poll Dorset
APTIDAO 
CORTE & LÃ
APTIDAO 
CORTE 
*
*
*
Cariri
Rabo Largo
Somalis
Dorper
Morada Nova
Santa Ines
APTIDAO 
CARNE & PELE
*
*
*
*
*
*
Bergamácia
Formou-se no Norte da Italia, possivelmente originando-se de ovinos do Sudão. Ovinos de grande porte, lanados, brancos, mochos. Ovino de multipla utilidade no seu pais de origem onde é utilizado para produção de carne, lã e leite. Machos adultos com 100/120 Kg; fêmeas adultas com 70/80 Kg.
Embora a carcaça não seja de grande qualidade. Os cordeiros desenvolvem-se relativamente bem, graças a boa produção de leite das mães, atingindo lactações de até 250Kg com 6% de gordura, muito utilizado na Itália para a fabricação do queijo Gorgonzola.
*
*
*
Lacaune
Raça de origem fran. O berço da raça situa-se na região produtora do leite destinado à fabricação do queijo Roquefort. Ovinos rústicos, porém exigentes quanto a alimentação. Têm demonstrado fácil adaptação as condições climáticas do Centro e do Nordeste brasileiros. 
Embora a carcaça não seja de grande qualidade. Os cordeiros desenvolvem-se relativamente bem, graças a boa produção de leite das mães, atingindo lactações de até 250Kg com 6% de gordura, muito utilizado na Itália para a fabricação do queijo Gorgonzola. Ovelhas muito proliferas. A lã é de baixa qualidade, presta-se para a fabricação de tecidos
*
*
*
East Fresian
Raça originária do Oeste da Republica Federal da Alemanha, ao leste da região da Frísia. Raça predominantemente leiteira, mas com apreciável produção de carne e lã. 
Tem uma produção média de leite em 220 dias de lactação é de 380 a 450 Litros, podendo alcançar os 520 litros em fêmeas selecionados. O leite contém a 6 a 7% de gordura, 4 a 4,5% de proteína e cerca de 20% de sólidos, sendo um produto de alto rendimento para a produção de queijos. Dado a sua precocidade e velocidade de crescimento, ganha entre 340 e 400 gramas diárias desde o nascimento até o desmame. 
*
*
*
OVELHA SARDA
Ovelha de origen italiana, especificamente da Sardegna. Especializada para a produção de leite, oriundas do cruzamento das raças Merino e Barbary. Pode chegar a produzir ate 3 litros de leite/dia. Ela é responsável pela produção total de leite ovina na Itália. Raça rústica. Segundo os especialistas, esta raça poderia ser melhor adaptada as condições brasileiras que a Lacaune de origem francesa.
*
*
*
*
*
*
Merino
O Merino Espanhol é considerado um dos ovinos domésticos mais antigo de todos os conhecidos, e é descendente de um ovino selvagem primitivo natural da Ásia Menor, o Ovis arkal. 
Produtores de lã fina por excelência. - Lã de grande qualidade e valor industrial - Elevado grau de rusticidade e adaptabilidade em regiões pobres, clima desfavorável. - Longeva, produzindo economicamente até idades avançadas - Não se adapta bem em campos úmidos e baixos Os machos do tipo médio e forte, quando bem alimentados podem produzir capões pesados 
*
*
*
*
*
*
Ideal ou Polwarth
Originaria da Austrália possui ¾ de sangue Merino (australiana) e ¼ de Lincoln (inglesa). Excelente capacidade para produzir lã, aliada à produção de carcaças com desenvolvimento satisfatório. A raça apresenta 60% de potencial para lã e 40% para carne. 
Raça rústica, prolífera e sóbria. Produz bem no sistema extensivo. Lã de grande qualidade e valor industrial. Em boas condições de alimentação produz um bom cordeiro para o abate, e bom capão. 
*
*
*
Corriedale
Originaria da Nova Zelândia. Formada das raças Merino e Lincoln em 50% de cada.
Raça mista por excelência, 50% de potencial para lã e 50% para carne. Atualmente, no Brasil, é uma das mais numerosas do Rio Grande do Sul. 
É preferida por sua fácil adaptação ao clima. É uma raça exigente, mas se adapta bem ao regime extensivo de exploração. 
*
*
*
Ile de France
O berço da raça é a França, na região da bacia parisiense, denominada Ile de France. 
Produz uma carcaça pesada e de muita qualidade. - Muito precoce - Muito prolífera, atingindo médias de nascimentos de 160%. - Produz cordeiros em diferentes épocas do ano.
Possui um equilíbrio zootécnico orientado 60% para a produção de carne e 40% para a produção de lã. 
*
*
*
Texel
É uma raça de origem holandesa, porte médio, boa produtora de carne e lã, possui uma pelagem branca uniforme, os animais são precoces e bastante pesados, muito utilizados em cruzamentos, baixo teor de gordura. Animais de porte médio. 
Os carneiros adultos pesam de 110 a 120 kg, as fêmeas de 80 a 90 kg È uma raça bem adaptada a clima ameno, por isso é uma das mais exploradas no Rio Grande do Sul. No Brasil existem linhagens francesa e alemã. 
*
*
*
Border Leicester
Raça de origem escocesa. Muito rústica e precoce: 110 a 130% de índices de nascimentos; - Muita fixidez de caracteres e muita potência hereditária, exercendo muita dominância genética sobre outros animais usados em cruzamentos industriais; 
- Produz muita carne e lã grossa, que é muito empregada para o fabrico de carpetes, estofamentos e forrações; - Muito indicada para cruzamentos industriais, onde colabora eficientemente com a sua prolificidade e aptidão materna. 60% carne e 40% lã grossa. 
*
*
*
Romney Mash
Em criação extensiva os capões chegam a atingir 80 a 90 Kg. Cordeiros bastante precoces, de rebanho bem definidos, chegam a produzir de 28 a 30 Kg aos 5 meses, a campo. 
Raça de origem Inglesa, também conhecida pelo nome de Kent. Produtor de carne e lã, com maior ênfase econômica para a carne. Extremamente rústico, suportando bem as condições de campos úmidos. 
*
*
*
*
*
*
Cariri
A raça Cariri originou-se no Nordeste Brasileiro. Pode ser que tenha ocorrido uma mutação dominante em indivíduos oriundos de rebanhos das raças Santa Inês e Morada Nova cruzados com animais da raça Black-Belle, oriundos da Ilha de Barbados. 
Aptidão para carne e pele. Muito prolífera, ocorrendo partos múltiplos com freqüência. Boa aptidãomaterna, com boa produção leiteira e criando muito bem. Animais muito rústicos, adaptando-se bem ao semi-árido, onde ocorrem longos períodos de estiagem. 
*
*
*
Rabo Largo
A raça Rabo Largo tem esse nome devido ao depósito de gordura que se desenvolve na base da cauda. Esse depósito tem a função de reserva de energia, para os períodos de escassez de forragens. 
É encontrada no Nordeste do país, tendo se originado do cruzamento de animais da raça Crioula e animais deslanados, vindos da África, de cauda gorda. Ambos os sexos possuem chifres. Podem apresentar as cores branca, malhada ou branca com a cabeça colorida. Animais de porte médio com cauda de base larga e ponta de lança. Deslanados ou com pouca lã. Chifrudos, (aspados) ou mochos. Machos adultos com 45/50 kg
*
*
*
Somális Brasileira
O Somalis pertence ao grupo dos ovinos de "garupa gorda", originário do "corno da Africa", região formada pela Somália e Etiópia,
tendo como ancestral remoto o ovino Urial. O Somalis Brasileiro já se afastou bastante do tronco original, sendo mais prolífero, de garupa menos gorda e com alguma lã pelo corpo, o que sugere ter havido muita infusão de raças sem garupa gorda e com alguma lã. Animais resistentes a seca. 
 
*
*
*
Dorper
Raça de recente introdução no Brasil, desenvolvida no Sul da África, através do cruzamento da ovelha Blackhead Persian (Somalis brasileira) com Dorset Horn. São animais rústicos que apresentam exigências não muito altas. Não apresentam estacionalidade produtiva. 
Tem cabeça branca ou preta. Raça adaptadas para regiões áridas e semi-áridas. Seu propósito é produzir carne, mesmo sobre condições desfavoráveis de ambiente.
*
*
*
Morada Nova
Raça deslanada, possivelmente de origem portuguesa.
Bastante rústica e prolífica, tem aptidão para carne e sua pele é de alta qualidade. A pelagem desta raça varia entre vermelha e branca. As ovelhas são muito proliferas e podem parir em qualquer época do ano devido à sua característica reprodutiva de poder entrar em cio todo o ano.
*
*
*
Santa Inês
É resultado de cruzamento de carneiros da raça Bergamacia com ovelhas crioulas e Morada Nova. A raça é caracterizada por pelagens branca, chitada, vermelha ou marrom e preta. São ovinos deslanados, de grande porte, mochos. Os machos adultos 80-100kg, fêmeas adultas entre 50 e 70 kg.
*
*
*
Santa Inês
*
*
*
Santa Inês
*
*
*
*
*
*
Suffolk
 E uma raça de porte grande originaria do sudeste da Inglaterra. É bastante precoce, boa produtora de lã e de carne. A carne é de excelente qualidade, principalmente por ser magra. As fêmeas tem boa habilidade materna e grande produção leiteira. É bastante utilizada em cruzamentos com animais da raça Santa Inês. Existe a Americana. 
Necessita de boa alimentação. Muito prolífera, com índices de nascimento de até 165%. Parto fácil, principalmente por causa do formato longo e estreito da cabeça dos cordeiros ao nascerem. Cordeiros com grandes ganhos de peso ao dia, até 450 gramas. Ótimo rendimento de carcaça, 50 a 60%. Carcaça de ótima conformação e com pouca gordura externa. 
*
*
*
Hampshire Down
É originaria do Sul da Inglaterra de cruzamentos entre os carneiros Wiltshire, Berkshire e Shouthdown. Raça especializada para carne de excelente qualidade. É uma das raças de ovinos “cara negra”, rústicos e precoces. 
 De boa capacidade de adaptação aos diferentes meios e regimes de criação. Precoce: cordeiros bem alimentados atingem 35 Kg de peso vivo aos 3 ou 4 meses, com rendimentos de carcaça de 45 a 50% com pesos de 14 a 18 Kg . Carcaça de boa qualidade Boa fertilidade e prolífera, atingindo índices de nascimento de 140% Muito indicada ainda para cruzamentos industriais. 
*
*
*
Polypay
A raça de origem americana,. Foram escolhidas quatro raças, em função de suas aptidões, para o programa de cruzamento delineado. Combinando-se o significado das palavras "poly" (muitos, mais que o normal) e pay (recompensa, retorno). 
Produtora de carne e lã, apresentando uma razoável carcaça; -Grande aptidão materna; Muito fértil, de puberdade precoce, atingindo a maturidade sexual entre o quinto e o sétimo mês de idade, podendo produzir aos doze meses de idade; Duração estacional de cio muito prolongado; Prolífera, produz muitos partos múltiplos; - Boa leiteira
*
*
*
Poll Dorset
Os ovinos de origem inglesa. O rendimento de carcaça varia de 54-60%. Alta prolificidade, atingindo de 110-130% de parição. Apresenta alta fertilidade e precocidade na maturidade sexual. A duração estacional de cio é muito prolongada, entrando em cio muito cedo no ano e produzindo cordeiros em diferentes épocas do ano. 
Raça muito adequada ainda para cruzamentos industriais com a finalidade de produção de cordeiros para abate. 
*
*
*
*
*
*
Crioula
Ovelha Crioula é considerada uma raça local, com origem dos rebanhos introduzidos pelos Estudos conduzidos na Embrapa Pecuaria Sul revelam parentesco desses ovinos, com a raça hispânica Lacha, além de Romney Marsh e Corriedale. A Ovelha Crioula está classificada como raça rara e conserva traços dos ovinos primitivos que lhe deram origem. 
Produção de lã para artesanato e tapeçaria industrial (carpet wool). Carne magra, com maciez e sabor diferenciados. Pele de qualidade industrial superior, no que tange à resistencia e suavidade. Dada a variedade natural de cores e acentuado comprimento de mecha, os pelegos têm demanda popular. 
*
*
*
Karakul
Raça originaria da Bucária, no Turquestão russo, Ásia Central. A pesar de produzir leite, carne e lã, a principal finalidade desta raça esta na exploração da finíssima pele de seus cordeiros “astracam”, que nascem com uma lã bem negra, que vai se modificando com a idade do animal. A raça é de tamanho médio, os carneiros pesam em torno de 75 kg e as ovelhas, 50

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais