Buscar

Cap 2 - neuroanato RESUMIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CAPÍTULO 2 – EMBRIOLOGIA, DIVISÕES E ORGANIZAÇÃO GERAL DO SISTEMA NERVOSO.
Embriologia do Sistema Nervoso
O estudo da embriologia do sistema nervoso é importante porque nos permite entender a posição e aspectos anatômicos do mesmo, bem como a denominação de suas partes.
Origem do Sistema Nervoso
Durante a evolução os primeiros neurônios que surgiram estavam na superfície externa dos animais, tendo a função de “interação“ animal-ambiente, sendo assim, faziam parte do folheto embrionário conhecido como ectoderma, e é deste que o sistema nervoso tem a sua origem. 
O sistema nervoso se inicia na 3ª semana de gestação com a formação da placa neural, que consiste em um espessamento do ectoderma situado acima da notocorda, a placa neural cresce progressivamente tornando-se mais espessa e adquire um sulco longitudinal chamado sulco neural esse sulco se aprofunda e forma a goteira neural.
Os lábios da goteira neural se fecham formando o tubo neural então, o ectoderma se fecha sobre o tubo neural isolando-o do meio externo. No ponto em que a ectoderma encontra os lábios da goteira neural, desenvolvem-se dois filamentos longitudinais chamados crista neural . O tubo neural dará origem aos elementos do sistema nervoso central, enquanto que a crista dará origem aos elementos do sistema nervoso periférico e elementos não pertencentes ao sistema nervoso central. 
Crista Neural
Logo após sua formação as cristas estão dispostas no sentido craniocaudal, entretanto, rapidamente se dividem e dão origem a vários fragmentos que formarão os gânglios espinhais que estão situados na raiz dorsal dos nervos espinhais. Neles são diferenciados os neurônios sensitivos e pseudounipolares, cujos prolongamentos centrais se ligarão ao tubo neural enquanto os prolongamentos periféricos se ligam aos somitos. Os elementos que derivam da crista neural são: gânglios sensitivos; gânglios do sistema nervoso autônomo; medula da glândula suprarrenal; paraganglios, melanócitos; células de schwann. 
Tubo Neural
A formação do Tubo Neural é um processo lento, e que deriva do fechamento da goteira neural e a junção do ectoderma não diferenciado. Porém mesmo nos estágios mais avançados, nas extremidades crânio caudal do embrião, permanecem dois orifícios respectivamente o neuróporo rostral e neuróporo caudal. Essas são as ultimas partes do sistema nervoso a se fecharem. 
As Paredes do Tubo Neural.
As paredes do tubo neural não crescem uniformemente e dão origem as seguintes formações:
Duas Lâminas alares;
Duas Lâminas basais;
Uma lamina do assoalho;
Uma lâmina do Tceto;
Dilatações do Tubo Neural
 A parte cranial dá origem ao encéfalo do adulto, dilata-se e constitui o encéfalo primitivo ou arquencéfalo; a parte caudal dá origem à medula do adulto, constitui a medula primitiva do embrião.
No arquencéfalo distinguem-se três dilatações que são as vesículas encefálicas primordiais denominadas: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. O prosencéfalo dará origem a mais duas vesículas o telencéfalo e o diencéfalo. O mesencéfalo não se modifica, mas o rombencéfalo origina o metencéfalo e o mielencéfalo.
O telencéfalo compreende uma parte mediana da qual evaginam duas porções laterais: as vesículas telencefálicas laterais. A parte mais mediana é fechada anteriormente por uma lamina denominada lamina terminal, esta constitui a porção mais cranial do sistema nervoso . 
O diencéfalo possui quatro pequenos divertículos dois laterais que são as vesículas ópticas que formam a retina; uma dorsal que forma a glândula pínea e um ventral o infundíbulo, que forma a neuro-hipófise. 
 Cavidade do Tubo Neural
A luz do tubo neural permanece no sistema nervoso de um adulto, porém em algumas partes sofre diversas modificações. A luz da medula primitiva forma o canal central da medula, ou canal do epêndima.Durante o desenvolvimento do arquencéfalo aparecem curvaturas e flexuras em seu teto ou assoalho devido principalmente à ritmos diferentes de crescimento. 
A primeira flexura que aparece é a flexura cefálica, esta surge na região do mesencéfalo e prosencéfalo.
 A segunda flexura surge entre a medula primitiva e o arquencéfalo denominada flexura cervical, esta é determinada por uma flexão ventral de toda a cabeça do embrião na região onde será o futuro pescoço.
 A terceira flexura surge em direção contraria às duas primeiras em um ponto de união entre o metencéfalo e o mielencéfalo, chamada flexura pontina.
Divisões do Sistema Nervoso
O sistema nervoso pode ser dividido observando os critérios anatômicos, embriológicos e funcionais, ou então uma divisão quanto à segmentação.
Divisão do Sistema Nervoso com base em critérios Anatômicos.
O sistema nervoso central é aquele que se localiza dentro da cavidade craniana e do canal vertebral, sendo representado pelo encéfalo e medula espinhal, esses constituem neuro-eixo. No encéfalo temos cérebro, cerebelo e tronco encefálico. A ponte separa o bulbo do mesencéfalo e dorsalmente à ponte e ao bulbo localiza-se o cerebelo.
Já o Sistema nervoso periférico se localiza fora deste esqueleto, sendo representado pelos gânglios espinhais, nervos, e terminações nervosas.
 Divisão do Sistema Nervoso com Base em critérios Embriológicos
Na divisão embriológica o sistema nervoso recebe o nome de vesícula primordial, que deu origem as partes do sistema nervoso central de um adulto. 
Divisão do sistema Nervoso com base nos critérios funcionais
Neste critério é possível dividir o sistema Nervoso em somático e visceral. O sistema nervoso somático relaciona o organismo com o meio ambiente, e apresenta um componente aferente e outro eferente. O componente aferente conduz aos centros nervosos impulsos originados em receptores periféricos passando a informação do que se passa no meio ambiente. O componente eferente leva aos músculos estriados esqueléticos os comandos dos centros nervosos, resultando em movimentos involuntários.
O Sistema Nervoso visceral está relacionado com a inervação e controle das estruturas viscerais, possui componentes aferentes e eferentes. O componente aferente conduz os impulsos originados em receptores das vísceras à áreas específicas do sistema nervoso, o componente eferente leva os comandos (impulsos nervosos) originados do centro nervoso até as vísceras, terminando em glândulas, músculos lisos ou cardíacos.Este componente eferente do sistema nervoso visceral pode ser dividido em sistema nervoso autônomo que possui duas subdivisões: sistema nervoso simpático e parassimpático.
Divisão do sistema nervoso com base na segmentação ou metameria
O sistema Nervoso pode ser dividido em segmentar e suprassegmentar. Essa segmentação é evidenciada pelos nervos. Com isso, pertence ao sistema nervoso segmentar todo o sistema nervoso periférico mais as partes do sistema nervoso central relacionadas com a medula espinhal (nevos espinhais) e o tronco encefálico (nervos cranianos). O cérebro e o cerebelo pertencem ao sistema nervoso suprassegmentar.

Outros materiais