Buscar

plano de aula linguagem e tecnologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plano de Aula
Turma: Ensino Médio - EJA
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Linguagem e Tecnologia (Variação linguística e Linguagem verbal e não-verbal)
Objetivos
	Analisar a importância das mensagens verbais e não verbais como algo que acrescenta significado à comunicação;
	Eleger a variação linguística adequada ao contexto de uso da internet;
	Desenvolver habilidades relativas a interpretação e compreensão de linguagens;
	Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social da internet;
	Reconhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação no ambiente virtual;
	Incentivar o uso da internet para a ampliação do conhecimento, inserindo-os na tecnologia e entretenimento da rede social e no uso das tecnologias para os estudos;
	Levar os alunos a uma reflexão contínua acerca da linguagem.
Justificativa
	Neste plano de aula será trabalhada a variação linguística e as linguagens verbal e não-verbal tem um grande significado no processo de comunicação, aliado às suas competências profissionais e conteúdo pessoal, a ser percebido como um profissional diferenciado e/ou um profissional mais bem preparado. Considerando que a linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas e, quando nos referimos à leitura de textos, a princípio temos a ideia de que o termo refere-se somente a um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas é possível fazer uma leitura de quase tudo que nos cerca: os gestos, as situações, as gravuras, as fotos, os sons, o toque, as obras de arte, as esculturas. E assim, os textos podem ser classificados em verbais e não-verbais.
	Porém, faz-se necessário que a professora, antes de iniciar as atividades, já tenha trabalhado conceitos de Linguagem verbal e não-verbal com os alunos. Considerando que a linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas e, quando nos referimos à leitura de textos, a princípio temos a ideia de que o termo refere-se somente a um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas é possível fazer uma leitura de quase tudo que nos cerca: os gestos, as situações, as gravuras, as fotos, os sons, o toque, as obras de arte, as esculturas. E assim, os textos podem ser classificados em verbais e não-verbais.
	Nos textos verbais são utilizadas palavras, uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. De acordo com Fiorin (2002), a linguagem verbal é, então, a matéria do pensamento e o veículo da comunicação social. Assim como não há sociedade sem linguagem, não há sociedade sem comunicação. Como realidade material – organização de sons, palavras e frases, a linguagem é uma relação autônoma: como expressão de emoções, ideias, propósitos, no entanto, ela é orientada pela visão de mundo, pelas injunções da realidade social, histórica e cultural de seu falante. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano. Mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas ideias e pensamentos, comunicando-nos por meio de códigos verbais. Ela está presente em textos, em propagandas, em reportagens (jornais, revistas etc.), em obras literárias e em várias outras situações. 
	Nos textos não-verbais são utilizadas imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. Dentro do contexto temos a simbologia que é uma forma de comunicação não verbal. Exemplos: sinalização de trânsito, semáforo, logotipos, bandeiras, uso de cores para chamar a atenção ou exprimir uma mensagem. 
	Também é necessário que os alunos tenham conhecimento sobre a variação linguísticas. E assim, a linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano e promover nossa inserção ao convívio social. Ainda, destacam-se dois níveis da fala: O nível formal e o informal.
	O informal, este por sua vez representa a linguagem do dia a dia, das conversas informais que temos com amigos, familiares etc.
	Essas atividades serão por uso de novas tecnologias, o uso da tecnologia na educação escolar hoje, já faz parte da metodologia escolar de quase todas as escolas. Essa tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa, sendo de grande apoio para a ampliação do conhecimento do aluno, tornando o conhecimento de forma agradável adequada ao desenvolvimento individual, e coletivo dos alunos de forma interdisciplinar. 
Metodologia
	Para dar início a aula, será promovida uma conversa (exposição de opiniões) sobre a utilização de linguagens verbais e não verbais no ambiente virtual e no ambiente de trabalho. Como ponto de partida, a professora poderá solicitar aos alunos que expliquem suas concepções de como deverá ser usada essa linguagem. Neste primeiro momento, algumas questões poderão direcionar a discussão a atividade: O que é linguagem verbal e não-verbal? Quando envia um e-mail aos seus familiares ou amigos quais os assuntos que vocês conversam? Como é sua linguagem? E quando é utilizada a internet no ambiente de trabalho como é sua linguagem? Em uma discussão de um determinado assunto em um fórum virtual, como trabalho escolar, como seria sua linguagem? Você tem celular? Tablet? Você tem rede social? Você usa a internet para estudar ou somente para o uso das redes sociais? 
	Logo, a professora deverá expor textos contendo linguagens formais e informais no ambiente virtual, para que assim seja possível a construção coletiva de conceitos. Sendo assim, espera-se que os alunos compreendam que com a família e os amigos usamos uma linguagem mais descontraída, ou seja, uma linguagem informal. Com superiores hierárquicos usamos uma linguagem mais cuidada, ou seja, uma linguagem formal. Assim, podemos concluir que diferentes contextos sociais e comunicativos exigem diferentes linguagens e, solicitar que os alunos relatem como essas linguagens estão presentes no cotidiano. 
	No segundo momento os alunos colocarão em prática os conceitos construídos coletivamente, através de atividades de interpretação, compreensão e produção textual.
	Para a realização das atividades é necessário que os alunos usem o laboratório de informática ou que tenham Wifi disponível e notebooks, assim como dispositivos móveis, como celulares ou tablets.
	 E assim, possibilitando uma discussão a partir das obras em questão, com assuntos atuais do nosso contexto social e de interesse dos alunos. 
Avaliação: Durante as atividades será avaliado se foi possível a construção e o desenvolvimento de competências e habilidades referentes as relações entre as variedades linguísticas e as situações específicas de uso social da língua. 
Referências
BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. 
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando