Buscar

Apol III Instrumentais e Intrumentalidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ao estudarmos sobre as demandas e respostas profissionais, compreendemos a partir de Iamamoto (1998), que o Serviço Social, mais do que uma profissão interventiva e executiva, tem que ser propositiva. Dessa forma, o Serviço Social na atualidade, frente aos novos desafios dos problemas sociais, relacionado do agravamento da questão social, precisa ter que tipo de entendimento, segundo o que trabalhamos na aula 3.
	
	A
	Deve conduzir a profissão de forma ética, democrática, política, e com competências teóricas e técnicas.
	
	B
	Deve conduzir sua ação profissional com base somente na prática profissional.
	
	C
	Deve conduzir a profissão na direção das normas, regras e condutas traçadas pelo capital.
	
	D
	Deve conduzir sua ação profissional de acordo com as necessidades da classe trabalhadora, atuando de forma seletiva e focalizada.
Os espaços de atuação do profissional de Serviço Social são diversos. Iamamoto (2010) relata que esse profissional pode atuar na esfera pública, em empresas privadas, na assessoria a organizações e movimentos sociais e nas organizações da esfera civil sem fins lucrativos. Sendo assim, segundo a mesma autora esses distintos espaços são dotados de que?
	
	A
	Dotados de instrumentais que funcionam como agentes de coerção.
	
	B
	Dotados de racionalidades e funções distintas na divisão social e técnica do trabalho.
	
	C
	Dotados de senso comum, pois é este que norteia o fazer profissional.
	
	D
	Dotados de uma busca ativa das demandas profissionais
Acerca da intencionalidade na utilização dos instrumentais, leia a frase abaixo:
“A intencionalidade na utilização dos instrumentais, como a observação e a abordagem, vai além da mera aplicação do instrumental pelo assistente social. Há compreensão dos instrumentos como integrantes da dimensão técnico operativa, que está diretamente conectada às demais dimensões profissionais: dimensões teórico-metodológica e ético-política. Ou seja, o profissional precisa compreender que o serviço social é uma profissão histórica que possui dimensões conectadas entre si”.
Diante desta leitura, é possível afirmar que:
	
	A
	As dimensões componentes do fazer profissional são desconectadas entre si,considerando que a dimensão técnico operativa é a única que trata, diretamente, do fazer profissional do Serviço Social.
	
	B
	Instrumentais como, por exemplo, a observação e a abordagem, não exigem a utilização, por parte do profissional, da dimensão ético – política da profissão.
	
	C
	O instrumental, utilizado com a intencionalidade no fazer profissional do assistente social, deve responder, única e exclusivamente, ao aspecto imediato da ação profissional e da demanda do usuário.
	
	D
	Os instrumentos são compreendidos como integrantes da dimensão técnico operativa, que está diretamente conectada às demais dimensões profissionais: dimensões teórico-metodológica e ético-política.
No que tange às dimensões que compõem o fazer profissional, estas devem ser compreendidas dentro de sua importância e relevância à profissão do Serviço Social. Para além disso, é mister elucidar o caráter qualitativo no que diz respeito a tais dimensões e seus rebatimentos sobre o fazer profissional.
Diante desta afirmativa, assinale a única alternativa correta.
	
	A
	Em que pese a relevância de todas as dimensões que compõem o fazer profissional, a dimensão técnico – operativa é, sem dúvida, a mais importante dentre todas as dimensões.
	
	B
	A dimensão ético – política, dado seu grau de importância no fazer profissional, deve ser considerada, exclusivamente, como a dimensão orientadora da prática profissional.
	
	C
	A utilização de instrumentos no fazer profissional do Serviço Social deve consolidar, especificamente, tais instrumentos como um fim em si mesmo na ação profissional.
	
	D
	Os instrumentos do exercício profissional envolvem aspectos ampliados de análise como, por exemplo, a correlação entre as demandas institucionais, as demandas apresentadas pelos usuários e a própria demanda profissional.
O planejamento no Serviço Social consiste em refletir sobre os instrumentais e sua ação relacionadas diretamente em seu contexto social, econômico e cultural no qual estão inseridos. De acordo com a colocação anterior, coloque “V” para verdadeiro e “F” para falso:
(   ) O planejamento permite a reflexão, decisão, controle e avaliação das ações profissionais;
(  ) a principal utilidade do planejamento é a sistematização analítica do fazer profissional;
(  ) permite a escolha de alternativas e de utilização dos instrumentais do serviço social;
(  )  é a ferramenta para pensar e agir dentro de uma sistemática própria, estudando as situações, prevendo seus limites e suas possibilidades.
(   ) no serviço social o planejamento entra como um acessório secundário no processo de trabalho do assistente social;
(  ) O planejamento permite estudar as situações, prevendo seus limites e suas possibilidades.
 
Está correta a sequência:
	
	A
	F, V, F, V, F, V
	
	B
	V, F, V, F, V, F
	
	C
	V, V, F, F, V, F
	
	D
	V, F, V, V, F, V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando