Buscar

Resumo: A divisão do trabalho e serviço social A divisão do trabalho em Marx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo: A divisão do trabalho e serviço social
A divisão do trabalho em Marx
 	A divisão do trabalho determina as relações dos indivíduos entre si com referência a material, instrumento e produto do trabalho. Foi assim com a propriedade tribal, depois com a comunal e com a feudal, ou testamental. Portanto, um modo de produção ou estágio industrial é marcado por um modo de cooperação ou estágio social sendo ele mesmo uma força produtiva. A divisão do trabalho na sociedade não se reduz a uma categoria simples e abstrata, mais implica um processo histórico que vem desde as tribos até o atual.
	Manufatura ou modo de produção pré-capitalista, o trabalhador é explorado, mas não é despojado do seu saber. O capital se apropria do trabalho, mas a alienação é apenas do corpo. No modo de produção especificamente capitalista (trabalho industrial), o processo de trabalho é desmontado pelo capital que o remonta à sua própria lógica. A alienação é então total. O trabalhador da manufatura torna-se propriedade do capital.
As forças intelectuais da produção desenvolvem-se apenas num aspecto, em função dos operários serem classificados e distribuídos segundo suas aptidões específicas. Já se nota a cisão entre o trabalhador e as forças intelectuais do processo material de produção, que são apropriadas pelo capital.
Na indústria, a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual se configura na relação entre trabalhadores técnico-científicos, cuja função é organizar o processo de trabalho e os operários que o executam.
Assim nas indústrias, a maior parte do trabalho é realizado pelas máquinas. Ainda como na manufatura, a jornada de trabalho dos trabalhadores é bem definida. Nas industrias o trabalho é feito em etapas, onde cada trabalhador realiza uma parte do produto. Se antes no artesanato ou na maquinofatura o trabalhador tinha todo o conhecimento de como era feito o produto, aqui ele é privado disto, conhecendo apenas uma parte da produção.
 	
Ao final da leitura dos textos, vimos sobre a vida social do ser humano da sua relação com a natureza transformando a realidade em que ao mesmo tempo se transforma. Vimos que as relações dos indivíduos se iniciam no trabalho, e o trabalho é uma atividade crucial para o ser humano, e essa relação social que se dá através do trabalho faz surgir uma sociedade cada vez mais complexas.
 Vimos também que ao longo do tempo, com esse processo do trabalho o homem foi o transformando em algo para além de sua necessidade e dando início ao um processo de desumanização, formando uma divisão de classes. Ao passar dos séculos até os dias de hoje, chegamos ao ponto de uma alienação total do trabalhador por um modo de produção capitalista cada vez mais forte, sendo um modo de produção universal.
Hoje, o ser humano, o trabalhador não é livre sobre suas escolhas e seu modo de vida, o capitalismo presente na vida de todos é quem dita de como o homem vai viver, de como ele vai o servir, ou ser explorado.

Outros materiais