Buscar

relatorio 5, Superfície celular e Citoplasma celular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 
	Nome do Aluno: Viviane Aparecida Ferreira
	Disciplina: Ciências Moleculares e Celulares
	Título do Roteiro de Aula Prática: Superfície celular e Citoplasma celular
	Polo: Anhanguera Telêmaco Borba 
	Turma: A 
	Curso: Enfermagem 
	Semestre: 2º
	Data da aula prática: 19/09/2018 
	Aula Prática: 5
OBJETIVOS: Descrever os objetivos da aula prática.
	Compreender o comportamento das hemácias e de células vegetais em solução de diferentes concentrações.
Identificar as especializações de membrana celular: cílios, estereocílios, flagelos e relacionar os movimentos com citoesqueleto.
Identificar grânulos citoplasmáticos: reticulo nos ácinos e mitocôndrias nas células parietais.
MATERIAL E MÉTODOS: Descrever de forma sucinta quais foram os materiais e equipamentos utilizados.
	Algodão.
Álcool 70%
Micro lanceta descartável.
2 lâminas 
2 lamínulas.
Becker
Solução de cloreto de sódio 0,4%; 0,9%;
Papel absorvente
Microscópio Optico.
Folhas de Elódea.
Água destilada.
Solução salina 2,0%.
Placa de Petri.
Conta-gotas ou pipeta.
Pinça.
Soluçao álcool – eter 
MÉTODOS
Etapa 1 – Somente água destilada e sangue 
Etapa 2 – Água destilada, soro fisiológico e sangue 
Etapa 3 – Água destilada, 0,9% de cloreto de sódio e sangue 
Etapa 4 – Água destilada, 0,4% de cloreto de sódio e sangue 
Etapa I: 
Foi observado a célula se rompendo, sangue e água destilada 
Etapa II: 
Foi observado o efeito isotônico (Igualdade de pressão entre duas soluções) e fisiológico, em sangue, soro fisiológico e água destilada. 
Etapa III: 
Foi observado o efeito hipertônico (Redução do volume), em sangue, 0,9% de cloreto de sódio e água destilada. 
Etapa IV: 
Foi observado o efeito hipotônico (Aumento do volume), em sangue. 0,4% de cloreto de sódio e sangue e água destilada.
Colocou-se uma folha nova de Elódea sobre uma lâmina contendo uma gota de água.
Iniciou-se a colocação da lamínula em posição de 45° com relação à lâmina, evitando a formação de bolhas de ar.
Casou-se haja excesso de líquido, retirar com papel absorvente, para manter a lamínula fixa.
Observou-se em aumentos crescentes, utilizando as objetivas de 40x, 10x, 40x, 100x.
Esquematizaram-se as observações nas três últimas objetivas, identificando as estruturas celulares observadas.
Em uma nova lâmina, colocou-se outro folíolo de Elódea.
Em seguida, colocou-se uma gota de solução salina 2,0% sobre o folíolo.
Após um minuto observou-se ao microscópio o que acontece com as células e desenhar utilizado as objetivas de 10x, 40x, 100x.
Logo após, acrescentou-se água destilada por capilaridade no preparo.
Observar e desenhar com a objetiva de 40x o que aconteceu com as células.
Observar a traqueia no microscópio utilizando as objetivas 10x 40x 100x
Observando o epidídimo com objetivas de 10x 40x 100x, observe os espermatozoides. 
A ciclose é o movimento do citoplasma das células vivas. Sua função é facilitar a troca de substâncias intracelularmente ou entre a célula e o meio externo.
São movimentos que não acarretam alterações da forma celular e que podem arrastar determinadas estruturas e inclusões, como as organelas.
A ciclose depende de interações constantes entre actina e miosina, proteínas formadoras dos microfilamentos. A actina se associa à miosina e, com a hidrólise do ATP, é gerado um movimento interno.
DESENVOLVIMENTO DA AULA: Descrever os resultados obtidos durante a aula prática.
	Procedimento 1- Membrana plasmática – Osmose
Vamos observar a tonicidade da hemácia, tonicidade é o comportamento da célula, ou seja, o quanto turgida ela está, turgida é quando ela está inchada, tem vários estados de tonicidade, o estado normal chamado de isotônico ela pode estar murcha ou crenada e com menos tonicidade, ou esta com uma tonicidade muito alta a ponto de explodir, então são 3 comportamento de hemácias q conseguimos observar no microscopio. Glóbulos vermelhos são unidades morfológicas da série vermelha do sangue, também designadas por eritrócitos ou hemácias, que estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 x 106/mm³, [1] em condições normais. São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina (composta de 4 moléculas protéicas de estrutura terciária e 4 grupamentos heme que contém o ferro (cada íon ferro é capaz de se ligar frouxamente a dois átomos de oxigênio), um para cada molécula de hemoglobina), e a sua função é transportar o oxigênio (principalmente) e o gás carbônico (em menor quantidade) aos tecidos. Os eritrócitos vivem por aproximadamente 120 dias.
Meio Isotônico é quando a célula e o meio estão em isotonia, ou seja, a velocidade das substâncias que entram é igual a das substâncias que saem.
Solução hipertônica é a solução em que a concentração de soluto "x" é maior que a concentração "y" de uma outra solução, separada da solução "x" por uma membrana semipermeável.
Solução hipotônica é a solução que apresenta menor concentração de solutos do que outra solução que se encontra separada da primeira por uma membrana semipermeável. Pela osmose, o solvente tem tendência a passar do meio hipotônico para o meio hipertónico.
Procedimento 2 Membrana plasmática – plasmólise e desplasmólise
 A plasmólise é a retração do volume das células por perda de água. Este fenômeno se dá quando a célula é colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado que o citoplasma e a célula perdem água por osmose.
Este fenômeno só ocorre em condições experimentais, uma vez que, na natureza os organismos não só se adaptaram às condições do seu meio ambiente, mas também pelo facto da membrana celular ser uma membrana seletiva, no que respeita à troca de íons. Com excepção da condição de alagamento das vias aéreas, como num afogamento, em que a troca de líquidos do meio extra para o 
De plasmólise é o fenômeno inverso da plasmólise, isto é, quando a célula plasmolisada é colocada em um meio hipotônico, retornando ao seu volume original.
A elódea ou elódea-comum (Elodea canadensis) é uma planta aquática perene muito utilizada em aquariofilia.
São plantas espontâneas na América do Norte, mas têm sido introduzidas em outros locais do mundo onde tem invadido os cursos de água, com alguns custos ambientais.
Preferem habitats aquáticos com fundos lamacentos, calcários e ricos em nutrientes, mas adaptam-se facilmente a uma grande diversidade de ambientes. Mesmo sem raiz, as partes desenraizadas mantêm-se vivas por longo tempo, podendo-se reproduzir assexuadamente.
 
 4x 40x 100x
Procedimento 3 Membrana plasmática – especializações
 Então, vamos observar a superfície da células epiteliais de revestimento e algumas especializações de membrana, por exemplo no epitélio de revestimento da traquéia, nós temos um revestimento ciliado.
 Os epitélios que apresentam células ciliadas são genericamente chamados epitélios ciliados. Esse tipo de epitélio é encontrado, por exemplo, na traqueia, onde o batimento ciliar desloca muco, bactérias e partículas de poeira para o exterior do corpo, evitando que elementos estranhos penetrem nos pulmões.
 4x 10x 40x
Os estereocílios, assim como as microvilosidades, estão presentes em células do epidídimo para aumentar a superfície de absorção. Entretanto, em vez de absorverem nutrientes, eles absorvem os restos citoplasmáticos dos espermatozóides provenientes do processo de morfo diferenciação das espermátides em espermatozóides. Tais estruturas também estão presentes nas células sensoriais (pilosas) da orelha. Do mesmo modo que a microvilosidades, os estereocílios são suportados pelos feixes de filamentos de actina internos, que exibem ligação cruzada pela fimbrina. Diferentemente das microvilosidades, uma molécula associada à membrana plasmática, a erzina, fixa os filamentos
de actina à membrana plasmática dos estereocílios. A porção truncal do estereocílio e a protrusão celular apical contêm a molécula formadora de ponte cruzada α-actina. No epitélio sensorial, os estereocílios apresentam diâmetro uniforme e apresentam uma estrutura interna semelhante àquela dos estereocílios do ducto genital, no entanto elas não apresentam erzina e α-actina.
A função desempenhada pelos cílios e os flagelos é basicamente locomotora, a exemplo dos organismos unicelulares protistas e espermatozoide. Contudo, os cílios também estão presentes em tecidos do trato respiratório (na traqueia), onde realizam função de defesa (retenção e eliminação de partículas e micro-organismos). A composição de ambos é similar, partindo da extremidade basal (cinetossomo ou corpúsculo basal) três grupos de filamentos proteicos, os micro túbulos. Da região mediana em diante apenas dois desses filamentos se estendem, permitindo maior flexibilidade ao movimento.
 Procedimento 4- Citoplasma Celular
Vamos observar as células secretoras, o epitélio de secreção, identificar grânulos citoplasmáticos, vamos utilizar ácinos para observar os grânulos citoplasmáticos, e vamos usar células parietais do estomago para observar as mitocôndrias 
O mecanismo de secreção ácida no estômago ainda permanece algo obscuro. Como não se encontra ácido livre no interior das células parietais, presumiram os pesquisadores que ele deve estar presente na forma de ácido ligado, ou ser formado nas proximidades da membrana celular. Em estudos de mucosa gástrica viva, por meio de microdissecção e empregando uma variedade de corantes indicadores, inclusive vermelho-neutro, verificou-se que, embora o citoplasma da célula parietal produza reação algo alcalina, os canalículos, tanto intra como intercelulares, e a luz da glândula contêm ácido livre. Parece, portanto, que a membrana destas células é uma estrutura altamente seletiva, que desempenha papel importante na segregação e secreção dos constituintes do ácido. As células parietais secretam ácido clorídrico a 0,16M, cloreto de potássio a 0,07M, traços eletrólitos e pouca quantidade de matéria orgânica. Além disso, realizam o importante papel de secretar íons H+, originando da dissociação do ácido carbônico produzido pela anidrase carbônica, uma enzima abundante nessas células. Há evidência considerável de que o intercâmbio químico total entre o sangue do tecido conjuntivo subjacente e os constituintes da célula parietal envolvida na secreção de HC1 pode ser expresso em uma equação na qual o cloreto de sódio e o ácido carbônico são convertidos em bicarbonato e ácido hidroclórico. Nessa proposta equação das trocas envolvidas na secreção de HC1, a reação tenderá espontaneamente em direção ao cloreto de sódio e ácido carbônico, sendo necessário energia para reverter a reação na direção do bicarbonato e ácido clorídrico. Verificou-se que a secreção do HC1 para a luz do estômago é acompanhada por uma liberação de bicarbonato no sangue drenado do estômago. A anidrase carbônica, enzima presente na célula parietal, aparentemente desempenha papel importante, induzindo a formação de ácido carbônico a partir da água e dióxido de carbono. A célula parietal também é o local de produção do fator antianêmico intrínseco, conforme foi identificado nos estudos radio autográficos utilizando vitamina B12 radioativa. Esse fator é uma glicoproteína que possui muita afinidade com a vitamina B12 (cianocobalamina) e é essencial para absorção dessa vitamina. O complexo da vitamina B12 com o fator intrínseco é captado por pinocitose pelas células do íleo o que explica por que a falta do fator intrínseco leva a uma deficiência da vitamina B12. Tal deficiência causa um distúrbio na formação dos glóbulos vermelhos do sangue, conhecido como anemia perniciosa, geralmente devida a uma gastrite atrófica. Em alguns casos, esta anemia é uma doença auto-imune e o sangue dos doentes tem anticorpos contra as proteínas das células parietais. O controle da secreção da célula parietal se dá através de terminações nervosas colinérgicas. A histamina e a gastrina (polipeptídio produzido por células enterro endócrinas da região pilórica), ambos produzidos na mucosa gástrica, também atuam estimulando a produção de ácido clorídrico. Na região cárdica do estômago, a maioria das células secretoras produz muco e lisozima (uma enzima que ataca a parede das bactérias), porém algumas células parietais, secretoras de HC1, podem também ser encontradas. Procedimentos: observe uma lâmina permanente do estômago de rato. Focalize na túnica mucosa. Identifique e esquematize as células parietais no epitélio das depressões gástricas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Descrever quais são as conclusões da aula, segundo os objetivos descritos no primeiro item e sua aplicabilidade na vida profissional.
	
Um experimento em laboratório realizado permite aos alunos observar células de forma real analisando a estrutura celular com mais nitidez. Devido ao aumento alcançado com as lentes objetivas do microscópio, vemos com mais nitidez as células mostradas no microscópio. A partir do experimento realizado em laboratório conclui que: A aula pratica em laboratório facilita o aprendizado do aluno; experimentos de analises de células; o uso de microscópios; a facilidade de olhar as células; e aprimorar mais os conhecimentos sobre a célula.
Com essa aula, podemos concluir que foi de suma importância, pois aprimoramos nossos conhecimentos adquiridos em sala na aula pratica em laboratório. Reforçamos que as funções dos cílios e flagelos são a locomoção da Célula, movimentação de Líquido Extracelular, limpeza das Vias Respiratórias. E que são estruturas móveis, que podem ser encontradas tantos em unicelulares como em organismos complexos. E vale lembra que os cílios são numerosos e curtos e os flagelos são longos, existindo um, ou poucos numa célula.
célula plasmolisada quando é colocada num meio hipertônico, imediatamente ocorre a saída de água para a solução de maior concentração e a perda de solvente faz com que a célula fique flácida. Se ainda assim a célula continuar a perder água, acontece o que chamamos de plasmólise. A célula plasmolisada tem a membrana celular separada da parede celular, fase essa que só é revertida através da desplasmólise que acontece quando a concentração da solução se altera e há entrada de água na célula que volta a ficar túrgida. Em suma, a concentração do meio externo faz com que haja entrada ou saída de água também nas células vegetais, a diferença é que o vacúolo de suco celular define o poder osmótico dessas células. Por possuir uma solução de açúcares, sais e proteínas, e a concentração dessa solução é fundamental durante a osmose.
Já se pode ver a existência membrana plasmática, pois ela se retrai por causa desplasmólise; este fenômeno se dá quando a célula é colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado que o citoplasma e a célula perdem água por osmose. a lâmina água destilada por meio de capilaridade; assim podendo o correr desplasmose que é o fenômeno inverso da plasmólise, quando a célula plasmolisada é colocada em um meio hipotônico, retornando ao seu volume original.
OBSERVAÇÕES GERAIS DE PRÁTICAS E RELATÓRIOS
O Projeto Pedagógico do Curso (PCC), provisiona carga horária específica de tele aula e carga horária específica para aula prática, sendo assim, os cronogramas estabelecidos pela coordenação levam em consideração que o aluno deverá comparecer pelo menos 3 vezes na semana ao Polo, uma vez dedicada ao dia da oferta do curso, sendo a presença na tele aula e os outros dois para o desenvolvimento de aula prática, quando necessário; 
O relatório deverá ser desenvolvido individualmente e entregue ao tutor presencial, observando o cronograma disponibilizado pela coordenação de curso;
A coordenação pedagógica do polo também deverá providenciar uma validação do relatório, que poderá ser desenvolvida com um carimbo.
_____________________
_____________________
ALUNO: Viviane Apº Ferreira TUTOR: Érica Fabiana Gazola
MATR. 2795593661

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais