Buscar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE INJETAVEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
1 Lavagem das mãos
Através de aula prática, no laboratório de enfermagem a professora aplicou a técnica de lavagem das mãos a ser utilizada antes de procedimentos de injetáveis.
Foi colocado nas mãos a técnica de aplicação de tinta Guache e após o procedimento detalhado estabelecido pela Anvisa de como proceder para técnica de lavagem de mãos, com o intuito de que o procedimento retirasse toda tinta colocada antes da lavagem. 
2. Aplicação de Injetáveis
A técnica contou com os seguintes materiais:
Seringa de 0,5ml, 1ml, 3ml, 5ml, 10ml
Agulhas: Para aspiração: (40x12 ou 30x7), para aplicação ( 0x7 ou 25x0,7), Intra dérmica e subcutânea ( 13x0,38 ou 13x0,45 ou 10x5).
Ampolas de medicamentos
Gaze
Algodão
Bonecos modelos para aplicação das injetáveis.
Bandeja para preparar material
Álcool 70º 
Procedimento das técnicas
Foi aplicado em prática os procedimentos de como proceder para cada tipo de aplicação intramuscular, intra dérmica e subcutânea, assim como a forma correta para quebra de ampolas, aspiração de medicamentos para preparação da injetável, procedimento de localização correta do local de aplicação e qual tipo de seringa e agulha utilizar para cada aplicação.
Após higienização das mãos, observar o produto a ser aplicado, o biótipo do paciente e arrumar a bandeja com: álcool 70º, gaze, algodão, ampola de medicamento, agulha de aspiração, agulha de aplicação, curativo pós aplicação e par de luvas que devem ser calçadas no momento da aplicação. O material poderá ser preparado sem as luvas, mas a aplicação deverá ser com as mesmas.
Proceder:
Aplicar Álcool 70º de cima para baixo, por 30 segundos e deixar secar,
Segurar a gaze entre os dedos da mão dominante,
Com a mão dominante pinçar a pele para facilitar o procedimento e reduzir a dor,
Com a mão dominante retirar a tampa da agulha e introduzir a agulha em movimento único cuidando o local e aplicação e o ângulo adequado
Aspirar para verificar se há retorno de sangue antes de introduzir a medicação,
Injetar o medicamento lentamente,
Esperar 10 segundo antes de retirar a agulha
Realizar leve compressão do local e não massagear.
Descartar seringa e agulha em recipiente apropriado
Via intramuscular utilizar uma agulha 30x7 ou 25x0,7, encontrando o melhor local para aplicação, posicionando o bisel de forma lateral e a aplicação num ângulo de 90 graus ou podálico no caso de aplicação do Vasto lateral observando a medicação a ser aplicada, o volume deste medicamento e o biotipo do paciente. 
Os locais para aplicação de Intramuscular devem ser a Região Deltoides – músculo deltóide, neste caso observando volume de medicamento de aplicação pois é um músculo pequeno e que pode comprometer o nervo radial e artéria braquial, deve-se levar em consideração outros locais para aplicação. A região dorso Gluteo – músculo glúteo máximo deve ser divido em 4 quadrantes, com um eixo imaginário na saliência mais proeminente da região sacra, e outro eixo vertical originando na tuberosidade isquiática, cuja linha deve ficar paralela ao trajeto do nervo ciático. A aplicação deve ser realizada no quadrante látero superior externo, tomando cuidado com possível lesão do nervo ciático e pela grande camada de tecido adiposo.
A região Ventro Gluteo, músculos médios e mínimos é a mais indicada, por ter uma maior região de musculatura a ser aplicada e ter menor sensibilidade a dor, e segura por estar livre de estruturas anatômicas importantes que possam ser comprometidas. Coloca-se a mão esquerda no quadril direito ou vice versa, aplica-se no centro do triangulo formado pelos dedos indicador e médio quando o primeiro for colocado na espinha ilíaca Antero-superior e o segunda na crista ilíaca. No vasto lateral deve-se traçar uma linha média na parte anterior da coxa, uma linha media na parte lateral da coxa, uma linha horizontal na cabeça do trocanter e no joelho, dividir a distancia em três partes iguais e aplica no centro do terço médico, preferencialmente em sentido podálico.
Todos os procedimentos devem ser realizados com o paciente sentado ou deitado para mais seguridade e não comprometimento da aplicação.
A aplicação subcutanea a intradermica é realizada com a menor seringa e agulha disposta ( 13x0,38 ou 13x0,45 ou 10x5). Intradermica é normalmente aplicado no antebraço e a subcutânea poderá ser aplicado no abdômen, face externa da coxa, no braço, utilizar o ângulo de 45 graus para indivíduos normais, 30 graus para magros e 90 graus para obesos, fazendo uma pinça com os dedos para facilitar a aplicação. Na aplicação subcutânea o ângulo da agulha é entre 10 e 15 graus.
Conclusão
A prática foi muito proveitosa com a forma simulada, pois propicia ao acadêmico que obtenha uma experiência antes de vivenciar o procedimento em pacientes, obtendo assim uma maior destreza e segurança para os procedimentos a serem realizados.

Continue navegando