Buscar

avaliando o aprendizado aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Segundo Durkheim, o controle social é fundamental para o funcionamento e o equilíbrio do sistema social, por isso, as sociedades apresentam uma estrutura de relações e vínculos recíprocos, que ele chamou de solidariedade. (Sociologia da Educação. Alberto Tosi Rodrigues. Cap II: Sociedade, Educação e vida moral) As duas formas de solidariedade desenvolvidas por Durkheim são:
	
	
	
	
	
	Orgânica e individual
	
	
	Coletiva e organizacional
	
	
	Mecânica e relacional
	
	
	Individual e grupal
	
	
	Mecânica e orgânica
	
	
		2.
		No fascículo: "Introdução à Sociologia da Educação", Pérsio Santos de Oliveira discute o conceito sociológico de Educação. Em concordância com esse autor, são proposições que definem e caracterizam de modo adequado a educação: 
1. A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens. 
2. A educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, seus costumes e suas habilidade, isto é, sua cultura aos mais jovens. 
3. A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização. 
4. A educação visa, sobretudo, ajustar o indivíduo ao regime cultural para ele conservar o partido que está no poder. 
5. A educação forma o ser biológico para ele ser ajustado aos padrões sociais. 
Estão corretas as alternativas sob a linha de pensamento de Pérsio Santos de Oliveira: 
		
	
	
	
	
	1 - 2 - 3
	
	
	2 - 4 - 5
	
	
	1 - 3 - 4
	
	
	2 - 3 - 4
	
	
	1 - 2 - 5
	
	
		3.
		Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de 
		
	
	
	
	
	conscientização e politização.
	
	
	emancipação de classe.
	
	
	manutenção da alienação.
	
	
	especialização para o trabalho.
	
	
	reforço da consciência coletiva.
	
	
		4.
		Para Durkheim, a educação é uma poderosa ferramenta de socialização metódica das novas gerações, que a facilita a incorporação das representações coletivas por parte dos indivíduos, que fazem parte de um determinado grupo social. Neste sentido, para o autor, uma das principais funções sociais da educação seria:
		
	
	
	
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados intelectuais, que a tornem apta ao desempenho de funções adequadas no mercado de trabalho.
	
	
	suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, que lhe exigem a sociedade e o meio moral ao qual ela se encontra vinculada.
	
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados morais e emocionais, que a tornem capaz de vencer num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
	
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados intelectuais, que permitam a ela ter uma formação integral em diferentes níveis.
	
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados psíquicos, que permitam uma formação de qualidade, sobretudo no aspecto intelectual.
	
	
		5.
		Para Émile Durkheim, num meio moral em que o individualismo possibilitado pela diferenciação social compete com a consciência coletiva, própria a toda a vida social, a educação assume o significado de educação moral (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, Ed. Lamparina, RJ, pg. 27). A partir da leitura do texto acima é correto afirmar que, para Émile Durkheim, as práticas de educação possuem o sentido de
		
	
	
	
	
	socialização, na medida em que representam essencialmente o processo pelo qual aprendemos a nos tornar membros da sociedade. 
	
	
	emancipação, já que têm como meta libertar da classe trabalhadora dos processos de exploração e alienação, presentes na sociedade capitalista.
	
	
	capacitação, com a preparação técnica dos indivíduos para o mercado de trabalho, com o objetivo de formar especialistas.
	
	
	consolidação, na medida em que possibilitam às novas gerações a possibilidade avançar, em relação ao progresso já realizado pelas gerações mais velhas. 
	
	
	ascensão, já que representam um importante caminho para a formação e a preparação dos indivíduos, para enfrentar os desafios da vida em sociedade.
	
	
		6.
		"Ao desempenhar meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico ações que estão definidas fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Mesmo estando em acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os por meio da educação. Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais". (DURKHEIM, 1984; p. 142.). 
Neste texto Durkheim se refere ao processo de: 
		
	
	
	
	
	associação desprovido de poder imperativo e interpretativo dos fenômenos chamados culturais. 
	
	
	dotação de poder afetivo que acompanha as confrontações de estudos científicos.
	
	
	formação de uma consciência coletiva assimilada através dos processos de socialização e educação.
	
	
	construção de representações coletivas dotadas de individualidade e liberdade política.
	
	
	formação de uma consciência individual em contraposição ao inconsciente coletivo na obra de Durkheim.

Outros materiais