Buscar

ESTUDO DIRIGIDO CONTINUAÇÃO

Prévia do material em texto

CAPITULO 2
1- O QUE É RADIAÇÃO IONIZANTE?
Os raios X são altamente energéticos, tendo a capacida-de de atravessar as estruturas que compõem o corpo humano. São denominados radiações ionizantes; radiação devido à energia contida, e ionizante relacionado à característica de remover elétrons orbitais de átomos quando atravessam substâncias, transformando esses átomos em átomos instá-veis, portadores de carga positiva, daí vão buscar estabilidade combinando-se com outros radicais e formando elementos que provocarão efeitos nocivos ao organismo. 
2- QUAIS SÃO OS TIPOS DE MECANISMOS DE AÇÃO DA RADIAÇÃO IONIZANTE SOBRE AS CÉLULAS? 
Direta – a ação da radiação faz-se diretamente sobre a cé-lula, quebrando ligações químicas de moléculas biológicas, principalmente das macromoléculas (ácidos nucleicos e pro-teínas). 
O melhor exemplo da ação indireta explica-se pelo meca-nismo da radiólise, mesmo porque a célula é constituída de água em 75% de sua composição. Quando uma molécula de água é atingida por um fóton de raios X, ela poderá perder um elétron de um dos átomos e transformar-se em um íon instavel (H2O+), o eletron livre pode ligar-se a outra molécula de água, originando outro íon instável (H2 O–).
3- QUAIS SÃO AS 4 FASES DO EFEITO INDIRETO DA RADIAÇÃO IONIZANTE SOBRE AS CÉLULAS? 
Física : formação dos íons instáveis pela ação dos fótons. Físico-química : formação de radicais livres, produzindo produtos quimicamente instáveis. Química : reação dos radicais entre si e com outras molé-culas, dando origem a compostos tóxicos. Biológica : efeitos provocados nas biomoléculas, gerando os efeitos biológicos.
4- QUAIS SÃO OS DOIS TIPOS DE EFEITOS BIOLOGICOS CAUSADOS PELA EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO X? podem ser de ordem somática ou genética e que podem pertencer a duas categorias: determinísticos ou estocásticos.
5- EXPLIQUE OS EFEITOS BIOLOGICOS DETERMINISTICOS DA EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO X.
 Efeitos somáticos: afetam apenas o indivíduo que foi ex-posto. Afetam os organismos atingidos em sua estrutura ou funções imediatamente, podendo ter efeitos precoces, que surgem em 90 dias, e os retardados, que podem levar até mais de 25 anos para serem notados.
 Efeitos genéticos: são aqueles que podem ocorrer nos descendentes dos indivíduos irradiados devido à irradiação das células germinativas, levando a mutações em gerações futuras daquele indivíduo irradiado e que sofreu alterações na bagagem genética. 
 Efeitos determinísticos: dizem respeito à relação causa/efeito imediato entre a exposição ao tecido e o sintoma. Ocorrem para doses acima de um determinado nível (limiar), e seu grau de dano (gravidade) aumenta com a dose absorvida.
6- EXPLIQUE OS EFEITOS BIOLOGICOS ESTOCASTICOS DA EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO X.
Efeitos estocásticos: são efeitos não aparentes e que de-pendem de longos períodos de latência, meses ou anos. Es-tão relacionados à exposição a baixas doses, cuja probabi-lidade de ocorrência aumenta com o aumento da dose ab-sorvida.
 CAPITULO 3
1- DO QUE É COMPOSTO O FILME INTRABUCAL? – A estrutura do filme composta por: papelão preto , embalagem plástica , película radiográfica , lâmina de chumbo .
2- EXPLIQUE QUAL A FUNÇÃO E COMPOSIÇÃO DA PELÍCULA (BASE): Sua principal função é o de suporte para a emulsão. Deve ser rígida, porém flexível, para se acomodar na cavidade bucal. é fabricada com espessura de 0,2 mm, de poliéster polietileno tereftalato transparente, com uma coloração azu-lada ou esverdeada (conforme o fabricante), Sobre a base, em ambos os lados, é aplicada uma fina camada de um tipo de material adesivo para a fixação da emulsão. Este adesivo é chamado substrato e tem o picote para diferenciar direita esquerda do paciente.
3- QUAL A COMPOSIÇÃO DA EMULSÃO? Sais halogenados de prata e a matriz onde se encontram os sais suspensos. Os sais são compostos principalmente por cristais de bro-meto de prata e em menor grau cristais de iodeto de prata. 
4- QUAIS SÃO OS TIPOS DE FILMES EXTRABUCAL? Por definição, o filme extrabucal é aquele que necessita de acondicionamento em um chassi. O filme extrabucal é classificado em dois tipos distintos,porém com a mesma função. São eles os filmes Screens e os no Screen.
5- EXPLIQUE SOBRE O FILME SCREEN: O filme Screen é fabricado para ser mais sensível à luz visível do que aos raios X, porque ele é colocado entre duas telas intensificadoras (discutido mais adiante) quando a ex-posição é feita. Sua base é a mesma utilizada no filme intrabucal, porém sem o relevo em um dos cantos, uma vez que para a identificação do lado do paciente são acondicionadas no chassi porta--filmes (discutido mais adiante) as letras “D” (direito) e “E” (es-querdo). Já a emulsão não apresenta diferenças significativas.
6- EXPLIQUE SOBRE O FILME NO SCREEN: O filme no Screen é aquele que como o filme intrabucal necessita da radiação para a formação da imagem. Possui mais prata metálica em sua emulsão e, assim, produz um alto contras-te. É usado principalmente em partes do corpo que necessitam deste alto contraste, como as articulações. Precisam de duas a três vezes mais tempo de exposição para produzir a imagem.
7- O QUE É O CHASSI PORTA FILME? O chassi é um suporte composto por duas placas com do-bradiças entre si, para sua abertura, onde o filme é colocado entre duas telas intensificadoras (ecrans) nos tamanhos correspondentes aos filmes ex-trabucais. Ainda deve apresentar as letras “D” (direito) e “E” (esquerdo) para identificar o lado do paciente.
8- O QUE SÃO ECRANS E QUAL A SUA FUNÇÃO? telas contendo estes sais inorgânicos (FOSFORO) que emitem luz (fluorecem) para sensibilizar o filme, produzindo a imagem radiográfica.Sua função é a de converter os raios X absorvidos em fó-tons luz.
CAPITULO 5
1- EXPLIQUE O PLANO DE CAMPER: Sup: plano que passa pelo pório e espinha nasal anterior, representado externamente pela linha de orientação que vai do trago à asa do nariz. Inf: Linha trago-comissura labial: linha de orientação que vai do trago à comissura labial.

Continue navegando