Buscar

O AMBIENTE EDUCATIVO

Prévia do material em texto

�PAGE �
Sumário
31	INTRODUÇÃO	�
42	AMBIENTE EDUCATIVO	�
42.1	Unidade Escolar.	�
52.2	O Ambiente Escolar.	�
52.2.1	Sala de Aula.	�
72.2.2	Sala dos Professores.	�
82.2.3	Espaço Físico: As Dependências da Escola.	�
102.3	Analise do PPP no Municipio de Cidade Ocidental.	�
133	CONCLUSÃO	�
144	REFERÊNCIAS	�
�
�
INTRODUÇÃO
Nosso grupo decidiu realizar a pesquisa de campo em uma escola localizada em um bairro próximo ao centro da Cidade Ocidental/ GO, porque gostaríamos de observar longe de um centro urbano como eram desenvolvidas as atividades dentro da sala de aula, como funciona o ambiente da sala dos professores, como os demais funcionários trabalhavam nas dependências da unidade escolar e por fim como foi o processo de construção do Planejamento Anual e o Plano Político Pedagógico. 
Para que esse processo ocorresse da melhor forma, foi planejada uma serie de questionamentos a serem feitos com alguns funcionários da unidade escolar, sendo que o principal objetivo é investigar como são desenvolvidas as atividades ao longo de um dia escolar e se esse dia foi planejado seguindo normas e regras pré-estabelecido no início do ano escolar e se estão de acordo com o Plano Político Pedagógico. 
Por fim realizamos uma analise teórica reflexiva de todo o levantamento realizado na unidade escolar, para que possamos refletir sobre as ações que ocorrem hoje dentro desta unidade escolar e todas as demais unidades que se localizam em nosso município.
AMBIENTE EDUCATIVO
Unidade Escolar.
A Escola Municipal Severino Teotônio da Costa (sigla – E.M.S.T.C.) está localizada na quadra 47. Área Institucional III, no bairro Parque Araguari “A” no município de Cidade Ocidental/GO. Está unidade escolar foi inaugurada em 05 de fevereiro de 2004 e seu nome foi uma homenagem a um dos primeiros comerciantes de Cidade Ocidental, sua construção se teve por necessidade de atender a região do Parque Araguari e afins. 
O principal objetivo da instituição é compreender a complexidade dos problemas no contexto social onde está inserida. Tendo consciência de seu papel, a escola direcionará suas ações e norteará suas decisões com responsabilidade perante a sociedade, a fim de procurar atender a comunidade e resolver problemas sociais em parceria com a comunidade local.
De acordo com o Plano Político Pedagógico da Escola Municipal Severino Teotônio da Costa, a unidade escolar possui um amplo espaço de ensino: doze salas de aula com estrutura mínima para atender seus alunos; dois banheiros com adaptação para portador de necessidades especiais (sendo um masculino e um feminino); uma secretaria escolar; um pátio interno amplo para recreação e reuniões de pais e mestres; uma sala de atendimento especializado para portadores de necessidade especiais; uma sala para a direção escolar e orientação educacional; dois depósitos para guardar mantimentos e material escolar diverso; uma cantina ampla para manipulação dos alimentos e por fim uma quadra poliesportiva para que todos os alunos e comunidade possam praticar atividades físicas. Esta estrutura torna a escola um local agradável aos olhos dos alunos e pais, sendo que ainda podem contar com um corpo docente composto por graduados e pós-graduados em diversas áreas e totalmente preparados para oferecerem um ensino de qualidade.
A escola também está ciente de sua função promotora de transformações da realidade, sendo que suas as atividades acadêmicas sempre estarão orientadas por ações que atendam as demandas da sociedade e reduzam as diferenças, seguindo ações educacionais que visam o desenvolvimento cognitivo, cultural, social e psicomotor dos alunos, através da participação ativa dentro do ambiente escolar. 
Para alcançar sucesso no ensino aprendizagem a E.M.S.T.C seguindo normas estabelecidas dentro do seu PPP, se dedica a incentivar a pratica do projeto Mais Educação, que resulta numa melhora significativa dos alunos em sala de aula e também em momentos de lazer no espaço físico. Também realiza parcerias com o Posto de Saúde da comunidade para que os seus alunos possam ser atendidos em caso de urgência ou emergência, e também há o programa de prevenção dentro da unidade escolar. A unidade escolar também conta com atendimento educacional especializado para alunos que possuam necessidades especiais. Assim é possível dizer que a missão desta unidade de ensino é servir com excelência, por meio da educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes, ser referência na área de educação no Município de Cidade Ocidental. Para alcanças esta missão e necessário o corpo docente possuir características de garra, perseverança e dedicação. 
Por fim devemos lembrar que esta unidade de ensino apenas oferece o Ensino Fundamental I, ou seja, trabalha apenas com os anos iniciais de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
O Ambiente Escolar.
Para compreendermos como funciona o ambiente escolar da Escola Municipal Severino Teotônio da Costa, devemos investigar a fundo alguns elementos que são responsáveis pela composição e pelo ensino, ou seja, participar ativamente do dia a dia desta unidade escolar. Nosso grupo de pesquisa passou 3 dias dentro da unidade, observando uma professora dentro da sala de aula, observando todos os professores dentro da sala dos professores e analisando todas as dependências da escola, com base nesse processo elaboramos uma critica teórico-reflexiva sobre a escola , seguindo como base o plano politico pedagógico da unidade escolar.
Sala de Aula.
Levando em conta que o professor tem como papel principal ser o mediador dentro da sala de aula ou em qualquer dependência da escola, ou seja, além de planejar e aplicar os conteúdos de forma clara e objetiva para a compreensão de todos os alunos, também tem a missão de fazer a interação e socialização de sua turma, bem como a resolução de conflitos interpessoais que ocorrem diariamente em sala. O professor precisa também avaliar a turma diariamente em três pontos principais, que são o cognitivo, sociológico e psicomotor. Com tudo isso ele vai planejar de forma que permita o aluno compreender o conteúdo e irá trabalhar de maneira integral para seu aprendizado amplo. Sendo também responsável pela avaliação dos alunos através de projetos feitos de acordo com a necessidade da turma ou comunidade que atua.
Durante os dois dias que passamos na sala de aula do 5º “A” do Ensino Fundamental, que possui como educadora a Professora Deive Ribeiro Alves, que tem 38 anos de idade e é formada em Pedagogia, podemos analisar que o processo de ensino aprendizagem que ela ministra em sua sala esta de acordo com o processo político pedagógico da escola. 
A professora afirma que em seus 14 anos que esta a frente de uma turma ministrando seus conteúdos, sempre procurou de forma pratica e dinâmica o conteúdo tendo em vista a metodologia que utiliza para que todos em sua sala consigam compreender e utilizar aquela aprendizagem em seu cotidiano. Ela elabora suas atividades seguindo alguns requisitos básicos: a qualidade de ensino e o tempo que cada aluno leva para assimilar o conteúdo. A professora trabalha em conjunto com seus alunos buscando aproveitar cada elemento que possui em sua sala e também com os recursos que a escola disponibiliza, mesmo assim afirma ela que é muito complicado lecionar quando a unidade escolar não favorece com apoio devido.
Com tudo isso, podemos observar que em sala de aula a relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evita improvisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro. Discutir e planejar, isso deixa bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola e auxilia a todos os professores na execução dos seus planos de aula, e no ensino de qualidade que se deve ser repassados aos alunos. 
A professora Deiveescolhe as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no projeto que norteia toda Unidade Escolar. Sendo que a professora, diante dos novos desafios que ocorrem no dia-a-dia, sente-se, frequentemente, despreparada para lidar com algumas dessas situações emergentes, pois lhe falta suporta dos coordenadores ou da direção para tal. É nessa perspectiva que sentimos urgência quanto a uma mudança e na formulação de políticas públicas. 
Finalizando os dois dias em sala de aula, podemos observar que tudo que a professora repassou aos seus alunos se baseiam em um planejamento que se é realizado no inicio do ano letivo e seguindo as concepções do PPP, tendo ainda conhecimento que tudo isso está diretamente ligado ao currículo, por isso, a seleção criteriosa de quais conteúdos serão trabalhados e como serão trabalhados, com que lógica, sentido e objetivo, são de vital importância, pois estes são objetos sociais, onde alunos e professores com eles interagirão, construirão sentidos a partir deles e formarão opiniões.
Sala dos Professores.
O papel da coordenação pedagógica é melhorar a prática docente na formação continuada na escola. E, para saber das necessidades da equipe para ensinar melhor, quem exerce essa função tem inúmeros recursos, como analisar o planejamento das atividades, as produções dos alunos e o resultado das avaliações. Contudo, existe uma ferramenta que vai direto ao ponto e permite um conhecimento mais estreito dos problemas didáticos: é a observação feita na sala de aula pelo professor.
Dentro das dependências da escola, a sala dos professores é o lugar fantástico onde tudo começa, onde podemos encontrar os professores mais motivados ou aqueles que precisam de ajuda motivacional para continuar seu projeto de ensino, encontramos os experientes ou aqueles que estão se iniciando. Mas este ambiente nos leva a entender que a sala dos professores é o lugar ideal para discutir todo o plano político pedagógico que se seguirá durante o ano letivo, também será ali o local para resolver conflitos internos entre direção e educadores, um ambiente de descontração e planejamento, e principalmente um ambiente de constante aprendizagem e troca de conhecimento.
Dentro da sala dos professores ainda temos em concordância que todos os educadores quando dizem que os objetivos do PPP não podem ser alcançados nas condições atuais da escola, pois acreditam que existe uma desarticulação, eles acreditam que para ser alcançado é preciso que os objetivos sejam de todos ou de uma grande maioria, e que a elaboração deveria ser feita por todos, pois é difícil a colaboração de todos os funcionários sendo que eles nem sabem do que se trata, e ainda acham que o PPP é um documento sem grande importância ou significado, que só funciona na teoria e é impossível de ser posto em prática.
A sala dos professores tende a ser o local onde o educador se concentra em sua hora atividade um momento para planejar a semana de trabalho, analisar os erros e buscar resolver os problemas de indisciplina de seus alunos. Trabalhando sempre em conjunto com a coordenadora pedagógica e orientadora educacional o professor busca resolver os problemas de didática e falta de comprometimento dos alunos dentro da sala de aula. Neste momento o professor e o orientador desenvolver atividades que façam com que a turma compreenda determinado conteúdo com maior facilidade, visando sempre à correção dos erros e respeitando o tempo limite que cada aluno tem no seu processo de aprendizagem.
A professora Deive considera como fato importante para a rotina escolar o momento de planejamento das atividades e ações que serão realizadas na comunidade, ou seja, onde a escola efetua uma pesquisa sobre o nível de aprendizagem dos alunos, e em seguida orienta os professores a resolver os problemas seguindo os conceitos que se estabelece dentro do PPP, sendo traçar metas que ajudem a melhorar a aprendizagem e a convivência, ele ainda aponta outro fator como colaborador para essa desestruturação é a rotatividade de professores na unidade que dificulta a continuidade da aprendizagem pelo aluno.
A professora cita também projetos que foram discutidos dentro da sala dos professores e que ganhou o apoio da maioria para auxiliar no aprendizado dos alunos, uma proposta positiva para que todos os alunos interagir e aprimorar o desempenho em sala, algumas ações foram realizadas como a Festa da Primavera, Festa Junina e Festival de Musica, que são abertos à comunidade, mas no que se refere à elaboração, ainda é falho, pois não é totalmente democrática e participativa. Ela ainda afirma que é preciso que haja a união de todos na elaboração do projeto e atualização imediata do PPP.
Espaço Físico: As Dependências da Escola.
O espaço físico da Escola Municipal Severino Teotônio da Costa possui grande importância para o corpo discente, uma vez que este será cenário diário de estudo, discussões, debates, reflexões, convívios sociais e lazer. Ele é convidativo para os alunos, representando relações de intimidade e afetividade, que pode se manifestar através de apreciação visual ou estética e pelos sentidos a partir de uma longa vivência. Um espaço no qual grande parte de nossas crianças e jovens passam seu tempo - é um dos lugares que permitem exercitar tal convívio. - A estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança, revelam muito sobre a vida que ali se desenvolve.
Todo o corpo docente tem pensado na organização desse espaço, a fim de melhorar sempre, para que o trabalho educativo não seja limita à sala de aula. E também não seja apenas um prédio limpo e bem planejado, mas um espaço no qual todos os alunos possam se favorecer sempre o aprendizado. Os educadores devem empenhar-se na tarefa de despertar uma consciência crítica em seus alunos para que todos entendam como é importante o cuidado com o espaço restrito onde estudam e passam a maior parte do tempo, ensinando que o ambiente é de todos os alunos, da comunidade e principalmente faz parte da vida de cada um deles.
A professora Deive afirma que a escola esta muito longe de alcançar o ambiente escolar com dependências boas, a acessibilidade chegou à unidade de ensino, porém não foi um projeto funcional, faltam rampas de acesso às salas de aula e o pátio somente metade está coberto. Ainda cita que a quadra de esportes é impossível de ser utilizada no período da tarde, ela não possui cobertura e durante os dias de calor intenso ou chuva não permite a pratica de esportes ou lazer dos alunos ou da comunidade que tem acesso aquele. 
A educadora também afirma que falta incrementar o PPP da escola para que as práticas esportivas nas dependências sejam feitas com mais frequência, que deveria ser repassado mais recursos destinado ao lazer dos alunos e na melhoria do ambiente físico.
Com os dias de observação podemos apresentar um conjunto de elementos necessários para melhorar ensino aprendizagem dentro das dependências da unidade escolar, uma das maneiras de corrigir muitos destes problemas é elaboração do PPP visando melhorias do espaço físico. E também uma ação para equipar a unidade escolar com matérias a serem utilizados por todo o corpo docente e discente. Finalizando esta etapa com o pensamento do Viñao Frago (2001, p.69) sobre as dependências escolares:
“... a instituição escolar e o ensino só merecem esse nome quando se localizam ou se realizam num lugar específico. E, com isso, quero dizer num lugar especificamente pensado, desenhado, construído e utilizado única e exclusivamente para esse fim. O reverso dessa tendência à especificidade e institucionalização, à identificação como tal espaço específico, seriam, (...), as diferenças propostas e tentativas de negação da escola como lugar".
Analise do PPP no Municipio de Cidade Ocidental.
O processo histórico de implantação do PPP (Projeto Político Pedagógico) surge no âmbito da escola como reflexo da abertura política dos anos 80 e com os espaços apresentados pela Constituição de1988 que por sua vez desencadeiam diversos movimentos democráticos. Neste contexto é muito interessante destacar que o PPP não se constitui em uma espécie de imposição de grupos hegemônicos ou governamentais, mas de um processo democrático legítimo.
No ponto de vista do grupo, esse vínculo histórico-democrático do PPP é um importante aspecto a ser considerado quando se avalia o papel dele dentro da unidade escolar. Ainda que o PPP de uma escola seja considerado uma mera convenção formal expressa no papel, o mesmo tem ao menos o mérito de explicitar as propostas, anseios, decisões e as reais limitações da escola. Devemos compreender que o PPP vai muito além de apenas expor problemas. Ele na realidade pode ser o ponto de partida para uma reflexão mais profunda e verdadeira sobre o papel do professor, do aluno, da família e da comunidade na escola. 
Cabe aos gestores terem a sensibilidade de enxergar o PPP como uma oportunidade para tornar a proposta ideal o mais próximo possível do real. Desta forma, o Projeto Político Pedagógico é fundamental para a escola porque neste documento estão contidos os três “Pês” do PPP: o projeto como planejamento com responsabilidade, o político como esfera que cabem decisões de um processo democrático participativo e o pedagógico que reflete a busca de um conteúdo voltado para os verdadeiros anseios da escola por meio de uma melhor relação ensino-aprendizagem.
É lamentável que a preocupação na elaboração de um PPP seja muitas vezes uma formalidade para responder as exigências de uma secretaria ou órgão superior. E assim devemos entender o PPP como um relatório ou texto para cumprir exigências de uma secretaria é talvez um primeiro equívoco de gestores, professores e alunos de uma escola. Além disso, abrir mão de um espaço democrático como o PPP é desconhecer a realidade educacional do país e desprezar oportunidades para enfrentar desafios. 
O primeiro desafio para a escola é encarar o PPP como uma oportunidade de reorganização, de mobilização e de construção de um trabalho pedagógico que vai beneficiar a todos. E não pode ser visto como um trabalho docente extra, mas sim como um processo de melhorias a avanços no trabalho inclusive nas atividades dos professores mais resistentes às mudanças.
No ponto de vista do grupo, qualquer escola (incluindo a educação universitária) tem muitos ganhos nas discussões acerca do PPP enquanto documento norteador das ações pedagógicas. Para as escolas onde planejamentos educacionais estratégicos já era uma realidade, essa etapa é certamente familiar e tranquila. Porém, para as escolas onde o PPP não era parte do cotidiano, a construção de novas formas de participação e envolvimento da comunidade escolar para as questões pedagógicas é o primeiro desafio. Em adição, manter a coesão entre o que está escrito no papel e o que acontece na prática escolar é o segundo desafio na construção de um PPP.
Uma vez que o PPP é definido coletivamente, a escola se torna o local para expor problemas e discutir soluções e por fim estabelecer responsabilidades. Consequentemente, o PPP passa a ter um significado ainda maior justamente naquelas escolas onde o mesmo não era valorizado ou nem mesmo existia. É de se esperar que a escola passe a respeitar as diferenças culturais, e questões mais espinhosas como violência e questões raciais, e de gênero. O PPP pode ser considerado um divisor de águas da escola que passa a atuar em uma educação de qualidade social caracterizada por a igualdade de acesso e a estimulando a permanência do aluno na escola.
O que surpreende é o fato do PPP ainda não ser uma realidade em muitas escolas. Talvez por desconhecimento ou descaso, o fato é que o PPP pode ser considerado um instrumento relevante que assegura um ensino contextualizado que aborda questões éticas, morais, ambientais ao mesmo tempo em que se ensina e se educa. Por fim, podemos concluir que tomar o PPP como base para a escola organizar o seu trabalho pedagógico é fundamental e imprescindível. Percebemos que o PPP é um documento que ultrapassa as questões de seleção de conteúdo programático e torna-se um documento proposta para uma educação de qualidade dentro das reais possibilidades da escola. O PPP de uma escola pode não ser o ideal, mas serve como guia para melhorar a qualidade de vida de um estudante que se transforma e evolui e se liberta pela educação, e nessa caminhada todos ganham inclusive a própria escola.
CONCLUSÃO
A importância de construir um projeto político pedagógico, com a participação de todos os envolvidos, é fundamental para se alcançar sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Todos são importantes e precisam ser reconhecidos nesta construção de identidade da unidade escolar.
Na construção, o professor enquanto "detentor de um conhecimento" sistematizado, pode confrontá-los com experiências proporcionadas pela apropriação da realidade do aluno. Durante a execução, o professor é peça chave, no momento de fazer as coisas efetivamente acontecerem. É "ele", o professor que pode tornar as aulas, um momento de discussão e reflexão, onde serão construídos novos conhecimentos, capazes de despertar o espírito crítico e investigativo nos alunos. Buscando obter êxito no processo educacional, a escola discute estratégias e elabora ações que auxilie os alunos a aprender e desenvolver-se enquanto "cidadão". 
Segundo GADOTTI (cit por VEIGA, 2001, p.18) afirma acerca do PPP e do processo educativo:
“Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para ariscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.”.
Embora nem tudo o que se prevê no PPP é executável no dia-a-dia da escola, há realmente um interesse de se efetivar na sua totalidade o que foi definido pelos membros escolares no ato de sua elaboração.
Enfim o grupo pode chega a conclusão que o PPP é de fato importante recurso de suporte para orientar a escola no seu processo de organização. Mesmo havendo dificuldades no decurso do gerenciamento das ações, buscam-se por meio dele subsídios para gerir a escola da forma mais próxima do que se espera duma gestão democrática. 
REFERÊNCIAS
VIÑAO FRAGO, A.; Escolano. A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro. DP&A, 2001.
GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo. Ática,1995.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Pedagogia
deroisa dos santos martins
elisangela maria martiliano rodrigues
evanilce tavares da silva
lidio fernando de sousa rodrigues
maria ivanilda vieira da silva
neusani de farias
O AMBIENTE EDUCATIVO
Cidade Ocidental/GO
2014
deroisa dos santos martins
elisangela maria martiliano rodrigues
evanilce tavares da silva
lidio fernando de sousa rodrigues
maria ivanilda vieira da silva
neusani de farias
O AMBIENTE EDUCATIVO
Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo.
Orientador: Prof. João
Cidade Ocidental/GO
2014

Continue navegando