Buscar

CONCEITO DE SOCIEDADE - CHS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 01 – CONCEITO DE SOCIEDADE
- Leia a frase abaixo.
- Explique e exemplifique-a.
“A sociedade é um fenômeno dialético por ser produto humano, e nada mais que um produto humano, que, no entanto, retroage continuamente sobre o seu produtor. A sociedade é um produto do homem [...] o homem é um produto da sociedade”  (BERGER, 1985, p.15)
Dialético quer dizer que é construído a partir da discussão então a sociedade é construída a partir das discussões e do consenso, a partir das discussões que já existiram sobre o que é certo e o que é errado, os valores foram formados e introduzidos na nossa mente.
 E é um produto humano porque foram os seres humanos que inventaram a sociedade, os valores a moral os costumes etc. Um ser humano sozinho não produz a sociedade, ela se produz em grupo, coletivamente e nesse coletivo existem valores e opiniões diferentes e os integrantes dessa sociedade tem que aceitar essas opiniões diferentes, então a sociedade retroage continuamente sobre o seu produtor. A sociedade foi criada em um coletivo, os valores as leis, a ciências, os conceitos e preconceitos, os bens de consumo entre outros, por isso a sociedade é um produto do homem
O homem e um produto da sociedade porque quando nascemos nós não temos valores nem opiniões formadas, e ao longo do crescimento a sociedade introduz os seus valores em nossa personalidade, tudo que a gente sabe foi a sociedade que nos introduziu, mas quando atingimos a maturidade e por intermédio dos movimentos sociais e mesmo da política e legislação nós podemos causar mudanças na sociedade
Exemplos:
Racismo é algo introjetado na gente desde criança, cada vez menos, porém ainda existe, mas a sociedade está tentando mudar isso por meio de leis, movimentos sociais e manifestações. Quando nós somos formados pela sociedade nós recebemos valores e conceitos e projetamos isso dentro de nós, adquirindo isso como valores próprios. 
Em alguns casos nós mudamos a forma da sociedade pensar lutando pelos direitos, pela igualdade e contra os preconceitos.
 Em relação as ciências, o homem estuda e faz descobertas e isso altera o comportamento humano. Por exemplo, antes da descoberta do vírus HIV as pessoas faziam sexo sem proteção. Depois da descoberta foi inventado o preservativo e a sociedade mudou o seu comportamento por conta da descoberta cientifica. Isso foi produzido por um homem, então ele mudou a sociedade, ou seja, a sociedade foi produto desta descoberta, e o homem se tornou produto disso também pois a sociedade passou a se comportar diferente por conta da descoberta cientifica.
Em relação a legislação, houve um tempo em que o divórcio não era previsto em lei. A sociedade que inventou esse padrão moral, então o homem se tornou produto da sociedade não podendo se divorciar.
O voto feminino não era um direito, isso foi produto de uma sociedade machista. Mas as mulheres lutaram para ter o direito ao voto e a sociedade se tornou um produto dessa luta. Então as mulheres que as sucederam passaram a ser produto dessa nova sociedade.

Outros materiais