Buscar

A Educação Brasileira no Brasil Colônia e Império!

Prévia do material em texto

01 – Quais objetivos da Educação Jesuítica no Brasil e quais as consequências da expulsão destes?
Para a Coroa, o trabalho dos jesuítas permitiam a colonização do Brasil e o povoamento por cristãos. Por isso, o trabalho missionário precisava investir em catequese e em conversão dos povos nativos.
Os jesuítas, por seus fundamentos internos, viam no Brasil a possibilidade de reconstituir a sociedade humana a partir de um novo povo, sem pecado, livre da ganância e da luxúria.
Os jesuítas foram expulsos por uma ação de Marquês de Pombal, defensor do Despotismo Esclarecido, que via na liberdade dos índios um fator decisivo para ampliar a população brasileira. Isso foi avaliado como negativo pelos jesuítas que não teriam mais poder sobre os povos nativos.
Uma das principais consequências foi à interrupção do sistema educacional no país, todo ele organizado pela Companhia de Jesus.
02 -Uma das tristes realidades educacionais que vivemos é a elitização da educação. Se alguns anos atrás, tínhamos a elitização de qualquer tipo de acesso ao ensino, hoje podemos enxergar o acesso ao ensino de qualidade como ponto facultado aos mais bem apenados pela vida.
Essa realidade se faz ainda mais presente quando vemos a situação das universidades publicas em que a maioria dos alunos cursou colégios particulares.
É bem verdade que, últimos anos, o acesso tem aumentado, graças a políticas públicas como a lei de cotas ou os financiamentos estudantis. Mas é certo que ainda existe um longo caminho, que passa por garantir o acesso a educação de qualidade para todo cidadão desde o ensino básico.

Continue navegando