Buscar

Avaliação final Gestão de Projetos e Processos

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão de Projetos e Processos (EMD28)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:443872) ( peso.:3,00)
	
	
	Nota da Prova:
	9,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O escritório de projetos possui como finalidade primordial a manutenção de toda a propriedade intelectual relacionada ao gerenciamento de projetos, auxiliando na manutenção da base do conhecimento e gestão do conhecimento das organizações. Sobre os benefícios de uma organização atuar com uma estrutura de escritório de projetos, analise as sentenças a seguir:
I- Obtém-se padronização de operações, todos os projetos seguirão padrões e requisitos estabelecidos para a organização. 
II- Há uma abrangência de atuação em toda organização de forma de coordenação única, facilitando o que já foi mencionado à padronização dos procedimentos. 
III- Uso de recursos originais, para cada projeto, visto que cada projeto é único e singular.
IV- Auxilia a gestão do conhecimento e o acesso à informação de qualidade é mais rápido e eficiente, propiciando operações mais eficientes e eficazes. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	A técnica EPC é baseada em processos voltados para o controle de fluxos de atividades e eventos, bem como para as suas relações dependentes. A técnica EPC apresenta algumas desvantagens. Sobre as desvantagens da técnica EPC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Não ser padronizado por unidade independente. 
(    ) A necessidade de indicar um evento após cada atividade pode trazer um efeito negativo em processo de larga escala ou complexos.
(    ) Apresenta limitações quanto à elaboração de relatórios em várias visões.
(    ) Impossibilidade de fazer exportação para vários formatos padrões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	3.
	Pode-se definir um projeto como uma atividade temporária, ou seja, não permanente, que se difere de qualquer outra atividade repetitiva. Podemos agrupar o processo de gerenciamento de projetos em cinco grupos. Sobre os grupos de processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Grupos de processos de execução: os processos são executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.
(    ) Grupos de processos de planejamento: neste grupo são realizados os processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.
(    ) Grupos de processos de iniciação: neste grupo, os processos são realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto.
(    ) Grupos de processos de monitoramento e controle: os processos são exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar qualquer área nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes.
(    ) Grupos de processos de encerramento: os processos são executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V - V.
	4.
	O benchmarking foi introduzido pela Xerox Corporation, em 1979. A ideia era estabelecer um processo contínuo de avaliação de produtos, serviços e práticas dos concorrentes considerados como referências em seus respectivos segmentos. A utilização deste processo busca proporcionar a melhoria no desempenho organizacional, ampliando, desta forma, a vantagem competitiva diante dos concorrentes. Os estudos sobre benchmarking apresentam diferentes tipologias: interna, competitiva, funcional e genérica. Assinale a alternativa que apresenta o conceito de tipologia competitiva:
	 a)
	Busca identificar e trocar informações sobre uma função considerada referência em uma empresa, por exemplo, a distribuição de um produto.
	 b)
	Trata-se de uma investigação voltada para compreender quais práticas são utilizadas pelos concorrentes diretos da empresa.
	 c)
	Caracteriza-se pelo uso de tecnologia realizada internamente nas diversas unidades, a fim de conhecer as melhores práticas já utilizadas.
	 d)
	Caracteriza-se pela identificação das melhores práticas independentemente de área, setor ou empresa.
	5.
	Nas atividades de elaboração de projetos, encontramos diversas ferramentas que contribuem com as análises e as tomadas de decisões. As ferramentas foram construídas e aperfeiçoadas ao longo dos anos, sendo utilizadas nas mais diversas etapas dos processos gerenciais. Sobre as ferramentas de suporte aos projetos, analise as opções a seguir:
I- Diagrama de Ishikawa.
II- Folha de verificação.
III- Matriz de verticalização.
IV- 5W2H.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	6.
	O gerenciamento de projetos pode ser definido como um aproveitamento de conhecimento com habilidades específicas, tendo como base ferramentas e técnicas de atividades do projeto para atender a requisitos predefinidos. O gerenciamento de projetos apresenta diversas áreas. Sobre as áreas do gerenciamento de projeto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Gerenciamento de custos: processos que visam garantir que um projeto seja concluído de acordo com seu orçamento previsto.
(    ) Gerenciamento de qualidade: processos requeridos para assegurar que os produtos ou serviços do projeto estarão em conformidade com o solicitado pelo cliente, ou contratante.
(    ) Gerenciamento de recursos humanos: processos requeridos para fazer uso mais efetivo do pessoal envolvido com o projeto.
(    ) Gerenciamento das comunicações: processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente coordenados e integrados, garantindo que o seu todo seja sempre beneficiado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	7.
	O BPMN apresenta alguns elementos básicos e tem como objetivo a criação de um mecanismo simples para o desenvolvimento dos modelos de processos. Um dos elementos básicos do BPMN mostra a ordem em que as atividades serão executadas no processo. Sobre esse elemento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Gateways.
	 b)
	Conectores.
	 c)
	Eventos.
	 d)
	Atividade.
	8.
	Estrutura organizacional é o conjunto que ordena responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões nas organizações. As atividades são divididas, organizadas e coordenadas, formando, assim, uma cultura organizacional própria com o passar do tempo. A estrutura organizacional é classificada em alguns tipos. Um desses tipos apresenta características funcional, relativa, parcial, especialização, relação de consultoria e de assessoria. Sobre o nome dado a essa estrutura, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Estrutura Funcional.
	 b)
	Estrutura Linear.
	 c)
	Estrutura Linha-Staf.
	 d)
	Estrutura Bloco.
	9.
	O gerenciamento de projetos pode ser definido como um aproveitamento de conhecimento com habilidades específicas, tendo como base ferramentas e técnicasde atividades do projeto para atender a requisitos predefinidos. O gerenciamento de projetos apresenta diversas áreas. Sobre as áreas do gerenciamento de projeto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Gerenciamento das comunicações: processos para assegurar que as informações do projeto sejam adequadamente obtidas e disseminadas.
(    ) Gerenciamento de riscos: envolve planejar, identificar, qualificar, quantificar, responder e monitorar os riscos do projeto.
(    ) Gerenciamento das aquisições: processos requeridos para adquirir bens e serviços de fora da organização promotora do projeto.
(    ) Gerenciamento de escopo: processos requeridos para fazer uso mais efetivo do pessoal envolvido com o projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	Os princípios do benchmarking norteiam todo o processo de benchmarking antes, durante e depois do estudo de benchmarking, servindo de parâmetros para contribuir com a utilização correta, gerando resultados para organização. Sobre as etapas em que o benchmarking se baseia, analise as seguintes opções:
I- Planejar.
II- Fazer.
III- Monitorar.
IV- Treinar.
V- Implantar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II, III e V estão corretas.
	 b)
	As opções I, II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, III, IV e V estão corretas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando