Buscar

INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA (tema: Gesltalt/Perls) 
 
A psicologia Gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da historia da psicologia. Tem preocupação em constituir não só uma teoria consistente, mas uma base metodológica que garanta a consistência teórica. Seus estudos foram iniciados pela percepção e sensação dos movimentos. 
Um dos principais conceitos da Gestalt destaca-se como referencia o seguinte conceito: "o todo é mais do que a soma das partes". Isto quer dizer que "A + B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C" que possui características próprias e definições. Para Perls, o homem é um organismo unificado, não podendo ser admitida a divisão entre mente e corpo, reconhecendo que os pensamentos e ações são feitos da mesma matéria, sendo as ações físicas inter-relacionadas às ações mentais.
Figura e Fundo O processo de formação de figura-fundo é dinâmico. A figura depende do fundo sobre o qual aparece. O fundo, então, serve como uma estrutura ou moldura em que a figura está enquadrada ou suspensa e, por conseguinte, determina esta figura. A tendência da nossa percepção em buscar a boa forma permitira a relação figura-fundo, com a ação direta da força do campo psicológico, sendo este a tendência a juntas os elementos.
Aqui e Agora O presente é a única realidade possível. O comportamento é uma função do campo e não depende nem do passado, nem do futuro, mas do presente. O futuro são expectativas, objetivos e metas que dirigem as escolhas de hoje e que poderão ou não se concretizar. Perls admitia ser o determinante causal irrelevante para qualquer compreensão da ação, pois existem múltiplas explicações e cada uma nos afastam mais e mais da compreensão do ato em si.
Projeção
O conceito de projeção é uma disfunção de contato do sujeito com o objeto, tem sido motivo de estudos aprofundados por parte dos teóricos da Gestalt-terapia, desde que Perls a definiu como sendo uma tendência para se desapropriar dos próprios impulsos, uma inclinação em negar e não aceitar as partes da nossa personalidade que consideramos difíceis, ofensivas ou sem atrativos. 
Com a Projeção esperamos nos livrar de aspectos intoleráveis do self e de nossos conflitos íntimos. A pessoa que projeta não aceita seus sentimentos e ações e por isso os atribui a outra pessoa.
Referências bibliográficas: 
Livro Psicologias Ana Bock;
Leitor Estácio (Livro Introdução a psicologia e Historia da psicologia)
Gestalt Uma Terapia Do Contato - Serger Ginger e Anne Ginger

Continue navegando