Buscar

EM QUE CONSISTE A BOA VONTADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EM QUE CONSISTE A BOA VONTADE
Texto inspirado na obra de Immanuel Kant, Fundamentação da Metafísica dos Costumes
Para Immanuel Kant a boa vontade consiste em tratar leis comuns à todos como leis morais, portanto, a boa vontade depende de amor em respeitar tal lei, em manter tal conduta, de tal forma que isso se tornará internalizado pelo indivíduo.
O que Kant expõe como boa vontade é na verdade a moral, que é exteriorizada como boa conduta ou comportamento aceitável e racional, entretanto, o que é aceitável para um determinado grupo pode perfeitamente ser inaceitável a outro. Tomemos por base as reivindicações mais recentes, exteriorizadas por meio das greves dos educadores ou mesmo dos serventuários da justiça, a priori parece aceitável que funções tão nobres sejam adequadamente remuneradas, mas o transtorno gerado pode parecer inconcebível aos atingidos por seus efeitos.
Por outro lado, a boa vontade aqui estaria em valorizar serviços que devem ser prestados com qualidade, porém poderia se apontar a falta dessa boa vontade naquele sujeito que sabe da necessidade da paralização, para ter sua profissão valorizada, até deseja isso com afinco, mas que desrespeita a reivindicação não participando para não ferir seus interesses pessoais.
Pode-se concluir que a boa vontade de Kant, consiste em exercer a moralidade plena, deixando de lado questões pessoais se estas afetarem a razão de seu exercício, pois a busca aqui não é pela felicidade individual e egoísta, mas sim coletiva, portanto racional.
Por Adriana Aparecida Rocha Elias.

Outros materiais