Buscar

Prévia do material em texto

CADEIA PRODUTIVA DO LEITE
Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
Letícia Pereira Duarte e Suelen Cristina Wagner
Objetivo
 Demonstrar os processos da cadeia produtiva do leite brasileiro.
Importância da cadeia produtiva do leite
A cadeia do leite e de seus derivados desempenha papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda.
A produção nacional de leite em 2015, estimada em 34 bilhões de litros, coloca o Brasil em quinto lugar no ranking mundial dos países produtores. (ZOCCAL 2016).
São 1,3 milhão de propriedades produzindo leite distribuídas por todo o território. Há registro da atividade leiteira em 99% dos municípios brasileiros, com um rebanho de 23 milhões de vacas ordenhadas. 
Em toda a cadeia do leite estão envolvidos cerca de 4 milhões de trabalhadores, sendo 11 mil só no transporte do leite da fazenda para a indústria e dos lácteos processados nas indústrias para o mercado.
Importância da cadeia produtiva do leite
					Cadeia Produtiva do Leite
1- Abastecimento de insumos
	O setor de insumos agropecuários merece atenção especial na análise dos agentes que compõem o agronegócio do leite. Entre os segmentos que fazem parte desse setor podemos destacar o de rações, produtos veterinários, comercialização de sêmen e suplementos minerais.
		 Cadeia Produtiva do Leite
2- Genética do rebanho
Pouco adianta melhorar a alimentação, por meio de pastagens bem manejadas e suplementação concentrada e mineral, se o rebanho não possuir potencial genético capaz de responder a esse investimento.
		 Cadeia Produtiva do Leite
3- Emprego de novas tecnologias
Aumento da produtividade do rebanho: cruzamentos, 
confinamento, pasto irrigado;
Certificação dos animais: rastreabilidade;
Novos equipamentos.
		 Cadeia Produtiva do Leite
4-Preço do Leite Crú
Estados
Preço (R$/Litro)
Variação (%)
MG
1,1235
-2,30
RS
0,9823
-9,07
SP
1,1507
-2,98
PR
1,0723
-2,92
GO
1,0756
+1,27
BA
1,0455
-10,09
SC
1,0544
-3,53
Brasil
1,0745
-4,05
Referente ao mês:
Março/18
Fonte: Cepea/Esalq
		 Cadeia Produtiva do Leite
5- O leite na usina
Transporte
Recebimento
Análise de qualidade
Processamento do leite
O leite dentro da usina pode seguir vários processos: pasteurização, esterilização (leite UHT), produção de iogurte, queijos, requeijão, manteiga, doce de leite, etc.
Comercialização
Da usina os produtos derivados do leite seguem para o mercado consumidor.
Principais países que importaram lácteos brasileiro em 2011
Principais países que exportaram lácteos para o Brasil em 2011
Conclusão
	Os elos da cadeia produtiva do leite estão totalmente interligados e são dependentes entre si. A maioria das propriedades são pequenas, as quais produzem aproximadamente 1/3 do total.
	O Brasil contribui com parcela pouco relevante no que se refere a exportação de lácteos e importa principalmente de países do Mercosul.
REFERÊNCIAS
DOTTO, D.; Arco jornalismo científico e cultural. 2016. Disponível em: http://coral.ufsm.br/arco/Digital/Noticia.php?Id_Noticia=184. Acessado em: 10 abril 2018.
ZOCCAL, Rosângela. Alguns números do leite. Disponível em: //www.baldebranco.com.br/alguns-numeros-do-leite/. Acessado em: 10 abril 2018.
AUTOR DESCONHECIDO. Leite-Preços ao produtor. Disponível em: https://www.notic. Iasa gricolas.com.br/cotacoes/leite/leite-precos-ao-produtor-cepea-rs-litro. Acessado em: 10 abril 2018.