Buscar

Poluição sonora - Conceito básicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Poluição Sonora
- O que é essa poluição invisível?
 É destacado pelo incomodo de ruídos e barulhos do cotidiano que prestam desconforto humano capas de chegar a certos pontos críticos em relação com a saúde. Fatores como uso constante de fone de ouvido com grande elevação do volume é uma das principais conseqüências sonora atualmente, essa utilização frenética pode acarretar em problemas auditivos, chegando até a perca total da audição.
 Atualmente, a percentagem dos que sofrem de algum problema auditivo cresceu nos últimos anos, principalmente aos adolescentes. Um simples som gera prazer e relaxamento, porém, se for do uso excessivo transformasse em pontos prejudiciais.
 Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, cerca de 9,7 dos brasileiros sofreu alguma deficiência auditiva, e 2 milhões da população mundial teve alguma deficiência. 
 
- Esta no dia-a-dia humano?
 Em pleno século da evolução tecnológica, vários aparelhos estão sendo consumida pela sociedade principalmente aos jovens, dando em conta o uso de fones de ouvido, exposição à grande ruídos entre outros do dia-a-dia. 
 O mercado tecnológico desenvolveu produtos que satisfazem os humanos, todavia, encontrasse o uso excessivo dessas mercadorias, que de forma indireta está prejudicando a saúde daquele que usam constantemente um MP3, celulares etc.
 
 
- Quais as consequências e causas?
 A conseqüência é a perca da audição humana, dado por diferentes casos: deficiência auditiva ao nascer, adquirido com o tempo, entupimento do canal interno do ouvido entre outros.
 Tem também como causa a insônia, estresse, depressão, perda da atenção e concentração, perda da memória, queda do rendimento escolar e no trabalho etc.
 
- Como evitar a propagação?
 Prevenções simples podem ajudar a cuidar e preservar a audição humana como evitar lugares com grande aglomeração de pessoas conversando, fechar o vidro do carro no transito, escutar musicas no volume baixo ou médio, na compra de eletrodomésticos verificar o grau de decibéis do produto, manter longe o mínimo possível de sons automotivos, usar proteção auditivas em lugares barulhentos como construções civis, aeroportos e casas noturnas
- Existe cura para estes problemas?
 Como já se sabe, não existe de fato remédios farmacêuticos que curam a audição fazendo com que volte antes, entretanto, existe tratamentos e produtos que possam melhorar a vida de alguém que sofra de problemas auditivos.
 O tratamento deve ser feito o quanto antes indo a consulta com médicos e fonoaudiólogos realizando testes auditivos e exames para assim podem dizer qual o tratamento especifico para aquele tipo de deficiência.
- Quais os níveis dos principais sons do cotidiano em decibéis?
 O instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (IBRAM), decretou a Lei n° 4.092 que diz “É proibido perturbar o sossego e o bem-estar público da população pela emissão de sons e ruídos por quaisquer fontes ou atividades que ultrapassam os níveis máximos de intensidades”. Durante o dia cerca de 60 decibéis (dB) e anoite 55 decibéis (dB), onde acima de 80 decibéis pode ser considerado critica.
 Com a descoberta dos decibéis (dB) alguns materiais e produtos podem sem calculados. Veja: 
- Conversa: 20 decibéis;
- Biblioteca: 30 decibéis;
- Hospital: 40 decibéis;
- Aspirador de pó: 50 decibéis;
- Latido de cachorro: 60 decibéis;
- Fábrica: 70 decibéis;
- Trafego de carros: 80 decibéis;
- Secador de cabelo: 90 decibéis;
- Pátio de escola no intervalo: 100 decibéis;
- Trovão: 110 decibéis;
- Tiro de arma: 120 decibéis;
- Alto falante: 130 decibéis.
 Referência bibliográfica:
- http://www.suapesquisa.com/pesquisa/poluicao_sonora.htm
- http://www.winaudio.com.br/produtos-e-servicos/noticias-em-audiologia/3704-deficiencia-auditiva-atinge-98-milhoes-de-brasileiros.html
- http://www.seops.df.gov.br/frentes-de-fiscalizacao/poluicao-sonora.html
- http://www.suapesquisa.com/pesquisa/poluicao_sonora.htm
- http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/06/maus-habitos-e-poluicao-sonora-causam-perda-auditiva-precoce-4163140.html
- http://www.dmu.uem.br/lappso/index.php?title=Taa_ch1.7
- http://obaricentrodamente.blogspot.com.br/2011/11/logaritmos-os-sons-e-audicao-humana.html

Outros materiais