A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Apol Objetiva 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Apol Objetiva 1- Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital 
Questão 1/7 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Sabemos que na Administração Financeira a parte de Custos é de importância fundamental. Sabemos também que não se trata de uma ciência simplesmente exata, onde questões de bem-estar estão correlacionadas direta ou indiretamente.
Dessa maneira, analise as afirmativas que seguem e assinale a alternativa que, em termos de decisões administrativo-financeiras, causa, no longo prazo, menor impacto no resultado financeiro.
Afirmações:
I - Em termos de aumento dos lucros, é necessária uma revisão no quadro de pessoal. Nossos custos com recursos humanos estão muito altos.
II - Precisamos revisar nossas estratégias e investir em novos equipamentos, para desenvolvimento de produtos mais atuais.
III - Precisamos rever os processos de qualidade na fabricação dos produtos. É necessário que os custos com esterilização sejam reduzidos, uma vez que, estatisticamente estamos bem acima das margens mínimas de segurança.
IV - Existem muitos fornecedores da nossa matéria prima, e muitos deles ainda com melhor qualidade e preço competitivo. Isso nos trará uma boa redução de custos, apesar do trabalho de orçamento dos mesmos.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e IV apenas.
Você acertou!
Letra “d” => afirmativas II e IV apenas.
 
Justificativa: As alternativas I e III resultam em queda na qualidade, acima de tudo, do produto, causando uma redução dos lucros no longo prazo. As alternativas II e IV, apesar de exigirem um investimento ou desembolso inicial, possuem condições melhores de sustento.
	
	E
	Afirmativas I e II, apenas.
Questão 2/7 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Um dos principais critérios que orientam o planejamento e projeção das vendas nas empresas é a sazonalidade. Vender mais ou menos pode ser um grande desafio, principalmente se o negócio não atender a todo tempo que se espera.
Dessa forma, analise as afirmativas que seguem e assinale a alternativa que represente o termo sazonalidade.
Afirmações:
I - Com essa nova empresa iniciando suas atividades, prevejo uma forte redução nas vendas, dado o grande número de assaltos na região.
II - Com essa nova adaptação do designe do produto, é garantido o aumento de vendas nos próximos meses, pois uma grande parte de consumidores que não atendíamos, agora se interessam por nosso produto.
III -É natural que as vendas fiquem mais aquecidas no verão do que no inverno, estamos falando de sorvetes.
IV - Espero que a entressafra do pinhão não seja mais longa neste ano.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
Você acertou!
Letra “b” => afirmativas III e IV apenas.
 
Justificativa:
SAZONALIDADE (Variação Estacional) é a variação que ocorre numa série temporal nos mesmos meses do ano, mais ou menos com a mesma intensidade. Embora o termo seja associado às estações do ano, é utilizado de maneira mais livre para indicar variações que podem ocorrer em períodos mais curtos como meses, quinzenas, semanas e até fins de semana. (SANDRONI, 2001)
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e IV apenas.
	
	E
	Afirmativas I e IV, apenas.
Questão 3/7 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Em uma empresa usamos diversos atributos para medir seus resultados, funcionalidades e desempenhos. Para tanto usamos o GAF (Grau de Alavancagem Financeira) para uma dessas medições que nos orientam em determinadas decisões administrativo-financeiras.
Assim, com base no conceito de Grau de Alavancagem Financeira, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O Grau de Alavancagem Financeira é a variação da receita operacional bruta, dividida pela variação do lucro operacional bruto.
	
	B
	Se o GAF = 4, teremos um desempenho da empresa desfavorável, pois a proximidade com o ponto de equilíbrio operacional da empresa é grande.
	
	C
	O Grau de Alavancagem Financeira tem relação diretamente proporcional ao custo fixo da empresa.
	
	D
	Se o GAF apresentar um índice abaixo de 1, significa que o capital de terceiros estarão absorvendo o patrimônio da empresa, reduzindo-o.
Você acertou!
Letra “d”.
 
 
Justificativa:
A letra “d” se justifica por si só. As demais invertem a lógica da tabela do GAF ou representam o GAO (Grau de alavancagem Operacional), diferente da medida em questão. (ROTA DE APRENDIZAGEM AULA 3)
	
	E
	Um Grau de Alavancagem Financeira acima de 1, significa que a variação dos lucros da empresa foram maiores que o da receita operacional.
Questão 4/7 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Em termos de sazonalidade e apesar do potencial permanecer constante, os períodos de receita da empresa podem ser modificados estruturalmente (alteração da sazonalidade) por diversos acontecimentos. É de conhecimento que uma das principais causas da sazonalidade tem relação com o tempo, como: “No inverno vende mais que no verão”. Mas em outros casos temos um ajuste dessa sazonalidade (mudança), ocorridas naturalmente.
Assim, assinale a alternativa correta que apresenta essas mudanças na estrutura da sazonalidade.
Nota: 20.0
	
	A
	Novas tecnologias, concorrentes ou novos produtos, dados os eventos programados.
Você acertou!
Letra “a”.
 
Novas tecnologias lançadas no mercado, com novos produtos e concorrentes (sem influência do produtor), pode mudar a estrutura da sazonalidade. A exemplo disso temos as Olimpíadas de 2016 ou lançamento do iPhone em 2007.
As demais questões influenciadas pelos empresários em seus negócios não alteram a sazonalidade, apenas seus próprios empreendimentos.
	
	B
	Aumento da produção ou mão-de-obra.
	
	C
	Redução ou aumento no preço do produto.
	
	D
	Aumento ou redução dos custos de matéria prima.
	
	E
	Aumento no número de vendedores.
Questão 5/7 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
O Ponto de Equilíbrio Operacional (PEO) é o nível de produção ou atividade que torna o resultado operacional nulo, ou seja, as receitas operacionais (ROB) são iguais ao valor total dos custos e despesas operacionais (RT = CT ou ROB = COB).
Dessa forma, analise as afirmativas que seguem e assinale a alternativa que defina corretamente o PEO (Ponto de Equilíbrio Operacional) em questão.
Afirmações:
I - O PEO dado em quantidade, estabelece a quantidade mínima que a empresa deve produzir para cobrir todos os seus custos.
II - O PEO em % apresenta o uso da infraestrutura máxima vigente para o ponto de equilíbrio da empresa.
III- O PEO dado em receita estabelece o faturamento mínimo da empresa para cobertura dos seus custos variáveis.
IV- O PEO em quantidade é dado pelo preço do produto menos o seu custo variável unitário.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
Você acertou!
Letra “a” => afirmativas I e II apenas.
 
Justificativa:
As afirmativas I e II já se justificam por si. A afirmativa III, o PEOR$ estabelece o faturamento que determina lucro zero ou ponto de equilíbrio. A afirmativa IV , o PEOq é dado pelo custo fixo dividido pela MCu.
(ROTA DE APRENDIZAGEM AULA 3)
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e IV apenas.
	
	E
	Afirmativas I e IV, apenas.
Questão 6/7 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital (questão opcional)
Uma determinada empresa tem um fluxo de caixa projetado para o seguinte trimestre:
	Discriminação
	Junho
	Agosto
	Setembro
	Saldo Anterior
	1.100,00
	 
	 
	
	
	
	
	Vendas
	18.388,14
	31.348,00
	36.735,40
	Prêmios
	3.000,00
	-
	-
	Total
	 
	 
	 
	
	
	
	
	Escritório
	1.500,00