Buscar

FATO JURIDICO

Prévia do material em texto

Conceito de Fato Jurídico
Fato jurídico é todo acontecimento relevante para o direito e suscetível de regulação pela norma jurídica. Ele pode decorrer de um fato natural ou de uma conduta pessoal. O fato jurídico que constitui uma conduta pessoal pode ser “ato jurídico” ou “negócio jurídico”, que serão temas dos próximos artigos.
Tipos de Fatos Jurídicos
Fato jurídico natural ordinário:
O fato é ordinário quando a ocorrência é esperada e inevitável (ex: morte, capacidade civil, influência do tempo)
Fato jurídico extraordinário:
Trata-se de fato não esperado e/ou inevitável (decorre necessariamente da natureza). Pode ainda ser dividido em:
Caso fortuito: Quando há Imprevisibilidade; e
Caso de força maior: Quando há Inevitabilidade.
Há casos em que há somente um ou outro, no entanto, é comum que um caso fortuito seja acompanhado de um caso de força maior, mas não é obrigatório
Classificações quanto ao fato jurídico
As classificações se dividem em seis itens, sendo eles:
Quanto à conduta pessoal: caso seja positiva ou negativa, ou seja, ato lícito ou ilícito, respectivamente;
Quanto ao tempo de duração: Fato instantâneo (acontecimento se realiza sem o decurso do tempo) e fato permanente (o acontecimento realiza-se com o decurso do tempo);
Quanto à complexidade: Fato simples e fato complexo; se o acontecimento é formado por um ou mais atos, respectivamente;
Quanto aos efeitos: Fato modificativo (alteração do direito), extintivo (término do direito), constitutivo (aquisição de direito);
Quanto à reciprocidade: Fato principal que gera dependência do fato acessório.
Quanto à disponibilidade: Fato aquisitivo (aquisição originária ou derivada de um bem), fato dispositivo (diminui o patrimônio ou o onera), fato vinculativo (submete a pessoa a um dever jurídico) e fato liberativo (exonera a pessoa de uma obrigação).
Conceito de Ato Jurídico
Ato jurídico se trata de toda conduta lícita que tem por objetivo a aquisição, o resguardo, a transmissão, modificação ou extinção do direito (Art. 81 do CC/1916). Ou seja, toda a modificação efetuada no direito, te relevância jurídica, caracterizando o Ato Jurídico.
Sentidos do Ato Jurídico
É classificado em duas formas: sentido amplo (lato sensu) ou sentido estrito (stricto sensu).
Em sentido amplo abrange não apenas as condutas de um indivíduo, mas também os negócios jurídicos são considerados atos jurídicos, pois, de alguma forma, modificam o direito. Já em sentido estrito alcança apenas a conduta pessoal, realizada pelo indivíduo.
*A CC/1916 adotava a teoria do ato jurídico de forma ampla. Porém, o atual código civil permanece com a teoria do negócio jurídico, mantendo a teoria do ato jurídico.
Art. 185, CC/2002. Aos atos jurídicos lícitos, que não sejam negócios jurídicos, aplicam-se, no que couber, as disposições do Título anterior.
Elementos do ato jurídico
Elementos essenciais: agente capaz, objeto lícito, e forma prescrita ou não proibida na lei.
Elementos acidentais: eventualmente podem fazer parte do ato jurídico, mas a sua ausência não provoca a invalidade dele.
Classificações do ato jurídico
Quanto à ação: Ato comissivo (fazer algo) ou ato omissivo (não fazer algo).
Quanto à subsunção: Se está em conformidade com o ordenamento jurídico ou não (ato lícito ou ilícito).
Quanto aos fatos: Caso haja apenas uma conduta ou integração de outro elemento (simples ou complexo).
Quanto à execução: Ato de execução imediata (quando a execução ocorre logo após a sua realização), ato de execução diferida (a execução é adiada) e ato de execução pretérita (a execução possui efeito retroativo).
Quanto à declaração de vontade: Em ato unilateral (se constitui pela vontade de apenas uma pessoa) e ato bilateral (aquele que é formado por acordo de vontades).
Quanto à onerosidade: Ato oneroso e ato gratuito.
Quanto aos atos reciprocamente considerados: Ato principal e ato acessório (caso dependa de outro ato).
Quanto aos efeitos: O ato pode ser inter vivos ou mortis causa, tendo efeitos durante a vida do agente ou apenas após a sua morte.
Quanto à natureza: Ato subjetivo (declaração de vontade unilateral ou bilateral), ato condição (aplicação de estatuto imposto por lei. Exemplo: casamento), ato regra (vincula a pessoa que não manifestou sua vontade) e ato jurisdicional (declarado pelo Poder Judiciário na solução dos litígios que são apresentados).
Quanto aos atos considerados em si mesmos: Ato material/real (é realizado de forma concreta sobre determinado bem) e ato de participação (possui alteração psíquica em virtude da cientificação de algum fato).
ATO-FATO JURÍDICO
Talvez alguns considere um tanto quanto difícil compreender do que se trata o ato-fato jurídico, porém é bem simples de ser explicado. O ato-fato jurídico é uma conduta humana que ocorre sem a vontade da mesma e por fim, gera um fato natural. Para o ato-fato, a vontade pouco importa. Vamos usar um exemplo para facilitar a compreensão. Um homem está escavando uma parte do seu terreno para fazer alguma construção, quando por acaso ele encontra petróleo. Não houve vontade da parte dele de encontrar o petróleo, porém, ele o encontrou, e para essa teoria é isso o que importa.

Continue navegando