Buscar

O poder da tecnologia aplicada à saúde

Prévia do material em texto

O poder da tecnologia aplicada à saúde
Os avanços da tecnologia aplicada à saúde têm trazido muitos benefícios para os profissionais da área.
Eles não se restringem somente a aparelhos eletrônicos e aplicativos digitais, mas também incluem tecnologias alternativas que têm o intuito de melhorar a vida das pessoas.
Um bom exemplo é a área da medicina diagnóstica, em que a medicina e a tecnologia se unem para oferecer aquilo que há de melhor aos pacientes, reduzindo o tempo de recuperação, diminuindo a ocorrência de procedimentos invasivos e agilizando exames e resultados.
A tecnologia aplicada à medicina tem revolucionado os processos de diagnóstico e o tratamento de doenças.
O objetivo é melhorar e prolongar a vida dos pacientes, além de facilitar o trabalho de profissionais da saúde.
Veja como a tecnologia tem influenciado – e melhorado – a área da saúde:
Avanços da tecnologia aplicada à saúde
Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e suas novas descobertas, a medicina diagnóstica evoluiu bastante favorecendo tanto pacientes quanto médicos, uma vez que exames, procedimentos e resultados tornaram-se mais simples, rápidos e seguros.
Além disso, a precisão dos diagnósticos melhorou bastante, diminuindo as chances de erros e possibilitando uma maior exatidão na escolha do tratamento mais adequado para determinada patologia.
Prevenção
As novas formas de realização de exames são essenciais para prevenir doenças e agravamento de problemas.
O que anos atrás era praticamente impossível de detectar, hoje pode ser identificado em pouco tempo sem a necessidade de procedimentos agressivos e dolorosos.
A ressonância magnética, a tomografia computadorizada  são bons exemplos de como os avanços tecnológicos têm auxiliado a medicina.
A tecnologia médica permite identificar tumores com menos de dois milímetros em fase inicial, o que facilita o tratamento e aumenta significativamente as chances de cura.
Através de exames específicos, o médico pode mapear a localização exata de tumores e das células cancerígenas, o que facilita a tomada da decisão correta quanto ao tipo de tratamento a ser adotado.
Gestão e eficiência
A tecnologia aplicada à saúde também é capaz de gerar benefícios indiretos aos pacientes e diretos ao profissional de saúde e sua equipe, tornando a prática médica muito mais eficiente e prazerosa.
Seja por meio da digitalização de processos ou de um software que descomplique as finanças ou a administração de uma clínica em geral, o uso da tecnologia focada em gestão e eficiência permite ao profissional da saúde focar em seu principal objetivo - o atendimento do paciente.
Sistemas de gestão médica
Através da Tecnologia da Informação, sistemas de gestão tem ajudado os médicos a gerenciar seus consultórios e oferecer um atendimento com mais qualidade aos seus pacientes.
Esse tipo de sistema oferece mais tranquilidade e transparência ao profissional da saúde, pois organiza – e otimiza – todas as tarefas administrativas dentro da clínica ou do consultório.
Através dos preceitos da eficiência em gestão, estes sistemas organizam o agendamento das consultas, os prontuários eletrônicos e até gestão financeira da clínica, proporcionando muitos benefícios ao profissional de saúde e sua equipe nas tarefas do dia a dia da prática médica.
Prontuário Eletrônico
O prontuário eletrônico é mais um caso sobre o uso da tecnologia na saúde. E o que ganha cada vez mais adesão no dia a dia de uma clínica.
Reunir todas as informações em um só lugar. Essa é uma das principais vantagens de um prontuário eletrônico.
Se unido a um sistema em nuvem, é possível acessar essas informações de qualquer lugar, o que é de grande relevância ao se atender um paciente de emergência, por exemplo. Basta ter acesso à internet.
Outras características presentes em um prontuário eletrônico é que você pode personalizá-lo conforme a sua especialidade e suas necessidades, anexar exames e fotos e, o melhor, não ocupa espaço físico!
Utilizar um prontuário eletrônico garante a segurança dos seus dados e torna o atendimento mais fácil e eficiente. Veja aqui.
Bulário online
Foi-se o tempo em que o médico sabia mentalmente toda a posologia e contraindicação de um medicamento. Hoje em dia são muitas as opções de medicamentos e não é fácil acompanhar toda essa atualização.
Assim, para a indicação de um medicamento, basta o médico entender as principais restrições do paciente, como uma alergia ou gravidez, e buscar em um bulário online o principal medicamento dadas as restrições. Tudo isso integrado ao prontuário.
Com um bulário online você otimiza o seu tempo durante a consulta.
Segurança da informação na saúde
A nossa dependência do papel está no passado! A revolução digital provocou uma adaptação na forma como anotamos e acessamos informações, de modo que manter informações no papel deixa, aos poucos, de fazer parte da nossa realidade.
Utilizar fichas para cadastros de pacientes e prontuários de papelsempre trouxe riscos à manutenção dessas informações, devido a ação do tempo, roubos e até a má comunicação entre funcionários sobre informações e processos.
Uma das primeiras alternativas que surgiram foi o software para ser comprado e instalado no computador. Durante muito tempo essa foi a única opção. Porém, assim como o papel, existe o risco do roubo ou de problemas com o computador (como queimar a placa ou formatar) que te fazem perder essas informações e não há suporte que ajude a recuperá-las.
Nos sistemas em nuvem, seus dados ficam armazenados em mais de um servidor.
Assim, caso algum servidor tenha problema como queda de energia ou acidentes, os outros servidores entram em ação para prover as necessidades dos usuários.
Dúvidas sobre a segurança de dados em nuvem são muito recorrentes. É confiável? Como sei que não estão capturando meus dados? Todas esses questionamentos são compreensíveis.
Mas, entender a importância de um sistema em nuvem como aliado à tecnologia na saúde é muito simples. Basta pensar em um banco.

Continue navegando