Buscar

MICROBIOLOGIA APLICADA 2 AVALIANDO 2019

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As bactérias são capazes de transferir seus genes de uma espécie para outra por meio de um processo chamado de transferência horizontal. A transferência horizontal de genes pode ocorrer de várias formas e é fundamental não só para a evolução dos microrganismos em geral, mas também para a evolução das bactérias patogênicas. Nelas, grande parte dos genes que codificam para fatores de virulência surge por transferência horizontal. A transferência de DNA de uma célula doadora para uma receptora por bacteriófago é denominada de:
	
	
	
	
	transformação.
	
	
	transcrição.
	
	
	transdução.
	
	
	tradução.
	
	
	conjugação.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		A técnica de Gram ou a coloração de Gram é uma técnica de coloração de preparações histológicas para observação ao microscópio óptico, utilizada para corar diferencialmente microrganismos. Em relação à coloração de Gram, NÃO é correto afirmar que:
	
	
	
	
	a coloração final com o contracorante (vermelho safranina) faz com que as células Gram-positivas adotem uma coloração púrpura enquanto as Gram-negativas coram em vermelho.
	
	
	a descoloração com álcool descora preferencialmente as bactérias Gram-positivas.
	
	
	a coloração de Gram começa com a aplicação de um corante básico, o cristal-violeta.
	
	
	a segunda etapa na coloração de Gram é a utilização de uma solução contendo iodo (lugol), que fissiona como agente mordente.
	
	
	a base diferencial da coloração de Gram é a estrutura da parede celular das bactérias.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Quanto à citologia bacteriana, analise as alternativas abaixo e assinale o que julgar correto. (1). São organismos procariotos, unicelulares de estrutura organizacional muito simples com estruturas obrigatórias e facultativas, dentre elas plasmídeo, cápsula, flagelos e pêlos, como sendo algumas estruturas facultativas. (2). as bactérias podem se organizar formando colônias, as quais podem ser apenas formadas pelos tipos cocos e bacilos. (3). a parede celular é uma estrutura complexa formada por peptídeoglicano, que pode ser espessa como ocorre nas bactérias gram-negativas, e fina com adição de lipopolissacarídeos, como ocorre nas gram-positivas. (4). o plasmídeo é um DNA extra que todas as bactérias possuem, contendo genes que as tornam resistentes à antibióticos.
	
	
	
	
	b) 1 e 2 estão corretas.
	
	
	c) 1 está correta.
	
	
	d) 1, 2 e 3 estão corretas.
	
	
	a) 1, 2, 3 e 4 estão corretas.
	
	
	e) somente a 1 estáerrada
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		As bactérias são capazes de transferir seus genes de uma espécie para outra por meio de um processo chamado de transferência horizontal. A transferência horizontal de genes pode ocorrer de várias formas e é fundamental não só na evolução dos microrganismos em geral, mas também para a evolução das bactérias patogênicas. Nelas, grande parte dos genes que codificam para fatores de virulência surge por transferência horizontal. A transferência de DNA de uma célula doadora para uma receptora como DNA nu em solução é denominada de:
	
	
	
	
	transformação.
	
	
	conjugação.
	
	
	transcrição.
	
	
	tradução.
	
	
	transdução.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		A técnica de Ziehl-Neelsen é uma técnica de coloração de bactérias mais agressiva que a técnica de Gram. Ela é usada em bactérias que coram mal com o Gram, como os bacilos da lepra e da tuberculose, entre outros. A coloração de Ziehl-Neelsen, utilizada na bacteriologia, permite diferenciar os BAAR das outras bactérias. Nessa técnica, a função do azul de metileno é:
	
	
	
	
	atuar como corante principal da coloração.
	
	
	corar todas as células em púrpura.
	
	
	atuar como contracorante (diferenciador) da coloração.
	
	
	fixar o corante no interior das células.
	
	
	corar o núcleo das células em púrpura.

Continue navegando