Buscar

Av1 Av2 seminários V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Tec. Analise e Desenv. Sist. - Seminários V
1) Em banco de dados padrão relacional, as consultas são feitas através de comandos SQL"s (Select). Mas quando falamos em orientação a objetos onde vamos usar uma ferramenta de ORM para traduzir as tabelas em classes, temos então que ter uma linguagem apropriada para manipular estes objetos. Em dotnet existe uma linguagem especifica para se consultar objetos mapeados do banco de dados, qual é esta linguagem?
Alternativas:
a) Javascript
b) LINQ - Alternativa assinalada 
c) Lambda
d) Expression
2) Toda action deve retornar como resposta ao navegador uma informação que o instrui o que fazer após a execução da action. O tipo de dados retornado é uma ActionResult. É um tipo de objeto que representa uma view, visto que o navegador só recebe como retorno de uma action uma view. Existem vários tipos de ActionResult, cada uma é um tipo de view possível de se retornar ao navegador.: ___________ redireciona o navegador para uma URL específica.
__________ redireciona para outra ação da camada de controle e__________ retorna um texto. Marque a alternativa que preencha respectivamente os espaços do texto.
Alternativas:
a) RedirectToAction, ViewResult, PartialViewResult
b) RedirectToAction, ContentResult, RedirectResult
c) ViewResult, JsonResult, JavaScriptResult
d) RedirectResult, RedirectToAction, ContentResult - Alternativa assinalada 
3) Os navegadores são programas do lado cliente usados para visualizar o conteúdo gerado a partir das aplicações web. Estes programas interpretam arquivos html ou javascript. As páginas CSHTML gerados pelo visual studio em C# é que vão gerar estes arquivos para os navegadores ou seja, a função dos arquivos CSHTML é gerar arquivos hipertexto XHTML para enviar aos navegadores. Os arquivos .cshtml possuem tags XHTML e scripts de servidor escritos em C# (ou outra linguagem de programação suportada pelo .NET). Essa mistura de códigos pode prejudicar a legibilidade do código em alguns casos e também pode tornar a manutenção do código mais complexa. Para melhorar esta condição, existe o ____________que são métodos estáticos de uma classe que retornam simples strings. Estas strings na realidade são tag"s HTML. Na realidade ___________ são métodos que nos auxiliaram na geração de html dinâmico. Assinale a alternativa que preencha corretamente o texto acima.
Alternativas:
a) HTML Helper - Alternativa assinalada 
b) Scripts C#
c) Metodo Post
d) HTTP
4) São métodos públicos das classes de controles. Estes métodos são executados através de requisições http disparadas pelos navegadores através das url"s. Em AspNet MVC, quando executamos uma url no navegador, esta url é roteada (encaminhada) para a execução de _________de um determinado controller. É este mecanismo da inicio a todo o processo de execução das requisições do site.
Alternativas:
a) uma action - Alternativa assinalada 
b) um objeto concreto
c) uma classe
d) uma view
5) O protocolo HTTP - Hypertext Transfer Protocol , é um protocolo de comunicação projetado para estabelecer a comunicação entre um cliente e um servidor através da internet sobre o protocolo TCP par fazer requisições e obter respostas entre um cliente e um servidor. Este protocolo possui alguns métodos para definir o comportamento destas requisições entre os dois lados (cliente/servidor). Estes métodos determinam a codificação dos parâmetros no momento de enviar a requisição ao servidor. Que métodos são estes?
Alternativas:
a) Get e Set
b) Get e Post - Alternativa assinalada 
c) Set e Post
d) Post e FTP
Av2 - Tec. Analise e Desenv. Sist. - Seminários V
1) Toda action deve retornar como resposta ao navegador uma informação que o instrui o que fazer após a execução da action. O tipo de dados retornado é uma__________. É um tipo de objeto que representa uma view, visto que o navegador só recebe como retorno de uma action uma view. Existem vários tipos de _______, cada uma é um tipo de view possível de se retornar ao navegador. Assinale a altenativa que preenche os espaços do texto.
Alternativas:
a) ResultView
b) ResultDataObjet
c) ActionViewData
d) ActionResult - Alternativa assinalada 
2) A validação de dados é uma das preocupações que todo programador precisa ter no desenvolvimento de aplicações para a web. No entanto é preciso tomar muito cuidado quando se projeta um mecanismo de validação dos dados de uma forma bem organizada e de fácil manutenção futura. Para isso devemos manter uma clara separação de preocupações pelo uso do padrão MVC, usando a técnica de DataAnotation no modelo, com isso o código de validação fica muito mais simples de escrever e de manter.
O aspnet MVC possui algumas classes especializadas para validação de dados dos modelos os DataAnnotations. Assinale a alternativa que mostra uma destas classes:
Alternativas:
a) Required - Alternativa assinalada 
b) String
c) Form
d) Controller
3) As aplicações orientadas a objetos estão cada vez mais sendo aplicada na solução de sistemas para computador. Porem os fornecedores de banco de dados ainda não lançaram nenhuma maneira de se trabalhar orientado a objeto nativamente em seus bancos de dados. Na verdade as aplicações orientadas a objetos precisam fazer algumas manobras para poder usar um banco de dados relacional (não orientado a objetos). Isso porque nos bancos de dados, as entidades são fisicamente tabelas e nas aplicações são classes. Para se resolver este impasse é necessário criar um mecanismo onde para cada tabela do meu banco de dados, precisamos criar uma classe dentro da aplicação orientada a objeto. Ainda precisamos pensar num mecanismo que transforma esta classe em tabela para poder ser salva no banco de dados. O texto está falando de:
Alternativas:
a) Programação estruturada
b) Programação em camadas
c) Mapeamento Objeto Relacional - Alternativa assinalada 
d) Programação Orientada a objetos
4) O modelo MVC é um padrão de arquitetura cujo objetivo é separar a regra de negócio da apresentação dos dados através de camadas distintas. Este é um modelo de arquitetura amplamente usado em grandes projetos principalmente em aplicações WEB. O padrão MVC divide uma aplicação em três partes, podendo ser física ou lógica. Uma destas camadas, possuem as classes e funcionalidades encapsuladas que tem a responsabilidades de manipular os dados na forma de modelos ou classes que representam os dados do banco (tabelas e seus relacionamentos). Que camada é esta?
Alternativas:
a) View
b) Model - Alternativa assinalada 
c) Controller
d) Server
5) Até a versão 2 do aspnet as view"s (telas) de uma aplicação web eram desenvolvidas em aspx, a partir desta versão a Microsoft mudou a engine para a criação de paginas web. Esta mudança tornou a sintaxe de comando mais otimizada e organizada na construção de uma view. Tornou se o mecanismo de exibição padrão no MVC 3 e 4. As páginas Web/MVC criadas com esta engine, possuem a extensão cshtml no C#. De que engine estamos falando?
Alternativas:
a) Ajax
b) JavaScript
c) JQuery
d) Razor - Alternativa assinalada

Outros materiais