Buscar

Educação de Jovens e Adultos - EJA: Conceito, Identidade e Práticas Educacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Abordagens Didática para Educação de Jovens e Adultos - EJA
Aluno(a): Rose Cristina Fernandes Rusniak 	RGM: 053.16472
Professora: Elizabete Velter Borges 
Polo: Horizontina
ATIVIDADE DAS AULAS – 01 e 02:
Analise os quadros abaixo:
QUADRO I						QUADRO II
 
Fontes: http://www.partes.com.br/2015/01/22/a-educacao-de-jovens-e-adultos-e-a-insercao-do-computador-no-cotidiano-do-aluno-no-ambiente-escolar/; https://pt.slideshare.net/mazzesantos/palestra-eja
TEXTO I
Pensar na Educação de Jovens e Adultos requer compreensão sobre o contexto histórico, social e político a qual a sociedade vivencia. Exigir nossos direitos e defender nossas ideias, é ter uma visão de mundo. Os direitos e deveres de cada cidadão existem e estão presentes na Constituição Federal Brasileira (1988), basta que cada educador conscientize seus educandos para exercer essa “cidadania”, que neste contexto, refere se em ajudar o educando a tomar consciência do que sabe, e a continuar aprendendo pela vida afora, recebendo e socializando conhecimento.
Nesse sentido, tomando como base, os quadros I e II e o texto I, responda separadamente, as alternativas mencionadas abaixo:		(Valor 3,0)
O conceito de Educação de Jovens e Adultos - EJA; 
EJA é um programa do governo que objetiva disponibilizar o Ensino Fundamental e Médio para indivíduos que já passaram da idade escolar e que não tiveram uma chance real de estudar. Neste sentido tem-se como proposta pedagógica uma flexibilidade que tem como principal demanda a consideração das diferenças individuais e os conhecimentos informais dos alunos, adquiridos a partir das vivências diárias e no mundo do trabalho. A EJA tem como principal objetivo empenhar-se em reparar questões importantes como a exclusão social, como também a exploração, o que oportuniza aos alunos meios para que busquem um futuro melhor para suas vidas. 
Referências: Educação para Jovens e Adultos. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/educacao-para-jovens-adultoseja.htm Acesso em: 12 de Março de 2019.
A identidade específica para a EJA; 
Os alunos que compõe a EJA trazem consigo uma abundância de experiências, isso ocorre devido a sua grande maioria serem trabalhadores, empregadas e desempregados, como também aqueles alunos que são excluídos em processos de desigualdade escolar o que por sua vez os afastam, ou seja, o adulto para a EJA, é em sua grande parte homens e mulheres que estão desempregados, trabalhadores que estão em busca de melhorar sua condição de vida, em busca de uma boa moradia e estão sempre lutando para superar suas condições precárias, no qual se encontra a base do analfabetismo. Nessa circunstância também se encontram os idosos que estão buscando uma nova perspectiva de vida após anos e anos de exclusão e trabalho desqualificado. 
Referências: A educação de jovens e adultos conceitos e funções. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-de-jovens-e-adultos-conceito-e-funcoes/17678. Acesso em 12 de Março de 2019.
Descreva sobre as práticas educativas propostas por Paulo Freire.
Sua proposta educativa se fundamenta em duas vertentes: a conscientização em que segundo Freire o educador é o que guia o aluno a compreender o seu contexto social, o lugar ao seu redor, suas vivencias, o que por sua vez se torna o ponto de partida e o ponto de chegada para a aprendizagem, ou seja, é de suma importância valorizar o conhecimento que o aluno traz consigo, assim para Freire tanto o aluno quanto o professor são transformados em pesquisadores críticos. 
Já o dialogo era, para Paulo Freire a base para que os alunos pudessem ter uma liberdade tanto de escrita quanto de leitura, contudo para que esse método tivesse um sentido maior, este deveria ter um teor crítico e socializador, que abrangesse o contexto histórico em que o indivíduo está inserido. Deste modo para que o método do dialogo desse certo o professor não poderia dar início se já viesse para as aulas com as suas falas prontas. Assim sendo a finalidade indispensável aqui é que a educação é um feito coletivo, em que haverá sempre professores-alunos e alunos-professores. 
Referências: A educação jovens e adultos movimento brasileiro de educação. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/a-educacao-jovens-adultos-movimento-brasileiro-alfabetizacao.htm Acesso em: 13 de Março de 2019.
O que é o método Paulo Freire. http://paulofreirefae.blogspot.com/p/o-que-e-o-metodo-paulo-freire-resenha.html Acesso em: 13 de Março de 2019.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
Essa atividade deverá ser enviada no portfólio 01

Continue navegando