Buscar

QUESTIONÁRIO DE PSICOPATOLOGIA av2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-Quais os transtornos de ansiedade? 
R:Ataque do pânico,Agorafobia,Trantorno de pânico sem agorafobia,Transtorno de pânico com agorafobia,Fobia especifica,Fobia social,Transtorno obesssivo-compulssivo,Transtorno de estresse pós-traumático,Transtorno de ansiedade generalizada. 
2-Quais são os transtornos de fobias especificas?
R:Tipo animal ou inseto- medo é causado por animais ou insetos,em geral tem início na infância.Tipo situacional-o medo é causado por uma situação especifica,como por exemplo andar em transportes,túneis,pontes,elevadores,aviões,dirigir ou locais fechados.Tipo sangue-injeção-ferimentos-os medo é causado por ver sangue ou ferimentos,por receber injeção ou submeter-se a outros procedimentos médicos invasivos.-Ambiente natural-o medo é causado por obejetos do ambiente natural,tais como:(temperatura,altura,água,trovões,tempestade)
3-Quais são os transtornos somatoformes?
R:Transtorno de somatização,Transtorno somatoforme indiferenciado,Transtorno conversivo,Transtorno doloroso,Hipocondria,Transtorno dismórfico corporal.
4-Quais são os transtornos dissociativos?
R:Amnésia dissociativa- carcterizada por uma incapacidade de recordar informações pessoais importantes,em geral de natureza traumática ou estressante.É caracterizado pela fragmentação da identidade.
Fuga dissociativa - caracterizada por uma viagem súbita e inesperada para longe de casa ou do local habitual de trabalho,acompanhada por uma incapacidade de recordar o próprio passado e confusão acerca da identidade pessoal ou adoção de uma nova identidade.
Transtorno dissociativo de identidade-caracterizado pela presença de duas ou mais identidades ou estados de personalidades distintos,que assumem recorrentemente o controle do comportamento do individuo,acompanhada por uma incapacidade de recordar importantes informaçõaes pessoais.
Transtornos de despersonalização-caracterizado por um sentimento persistente ou recorrente de estar distanciado dos próprios processos mentais ou do próprio corpo,acompanhado por um teste de realidade intacto.
Transtorno dissociativo sem outra especificação -caracteristica predominante é um sinal dissociativo que não satisfaz os critérios de qualquer outro transtorno dissociativo especifico.
5-Quais são os transtornos de humos?
R:Transtorno distímico,Transtorno depressivo maior,Transtorno depressivo sem outra especificação,transtorno ciclotimico,Transtorno bipolar.
6-Quais são os principais sintomas do transtorno obsessivo compulsivo(TOC)?
R: Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). O TOC é caracterizado por pensamentos ou imagens repetitivos e instrusivos que não são bem-vindos (obsessões) ou por comportamentos repetitivos que a pessoa se sente forçada a realizar (compulsões), ou por ambos. Mais frequentemente, as compulsões são realizadas para reduzir a ansiedade associada com o pensamento obsessivo.
7-Quais são os principais sintomas do transtorno depressivo maior?
R:Humor deprimido na maior parte do dia quase todos os dias,Interesse ou prazer marcadamente diminuídos em relação a todas ou quase todas as atividades,quase todos os dias,perda ou ganho de peso significativo,insônia ou sono excessivo quase todos os dias,agitação ou lentidão psicomotora quase todos os dias,fadiga ou perda de energia quase todos os dias,sentir-se sem valor ou com culpa excessiva quase todo os dias,habilidade reduzida de pensar ou se concentrar quase todos os dias,pensamentos recorrentes sobre morte,pensamentos suicidas sem um plano,tentativa de suicídio ou plano para cometer suicídio.
8-Quais os transtornos psicóticos alem da esquizofrenia?
R: (esquizofrenia, transtornos esquizofreniforme, esquizoafetivo, delirante, psicótico breve, psicótico induzido por substância/medicamento, psicótico devido a outra condição médica e catatonia) nos quais os sintomas psicóticos são aspectos proeminentes do quadro clínico.
9-Qual a diferença entre transtorno psicótico breve,transtorno esquizofrênico forme e esquizofrenia?
R:
10-Quais os tipos ou subtipos clínicos de esquizofrenia?
R: Tipo Paranóide; Desorganizado (Heberfrênico); Tipo Catatônico; Tipo Indiferenciado
(Simples); Tipo Residual;
11-Defina os conceitos de tolerância e abstinência
R: Tolerância - Necessidade de quantidade maior da substância para obter a intoxicação ou efeito desejado. O indivíduo aumenta a quantidade de ingestão da droga.
Abstinência - Quando para de usar a substância e o organismo e a mente sentem falta. Há uma alteraçãocomportamental mal-adaptativa, com elementos fisiológicos e cognitivos. Gera sintomas desagradáveis e o indivíduo tente a consumir a substância para aliviar os sintomas ou evitar os sintomas.
12-Defina os conceitos de drogas licitas e ilícitas?
R:
13-Quais são as principais famílias de substâncias que causam dependência? 
R:
14-Quais são os transtornos de ansiedade esquizóide?
R: . Distanciamento afetivo, afeto embotado, aparente frieza emocional 2. Capacidade limitada para expressar sentimentos calorosos, ternos ou raiva para com os outros 3. Indiferença aparente a elogios ou críticas 4. Poucas atividades produzem prazer 5. Pouco interesse em ter experiências sexuais com terceiro 6. Preferência quase invariável por atividades solitárias7. Preocupação excessiva com fantasias e introspecção 8. Ausência de amigos íntimos ou de relacionamentos confidentes 9. Insensibilidade marcante em relação a normas e convenções sociais.
15-Quais são as características diagnosticas do transtorno de personalidade narzisisticas?
R:NARCISISTA 1. O indivíduo apresenta senso grandioso (e irreal) da importância de sua pessoa. Julga ter talentos especiais, espera ser reconhecido como superior, sem que tenha feito algo concreto para isso 2. Muito voltado para fantasias de grande sucesso pessoal, de poder, brilho, beleza ou de um amor ideal 3. Acha-se excepcionalmente “especial” e “único”, acreditando que sópessoas ou instituições também excepcionalmente especiais ou únicas podem estar à sua altura 4. Requer admiração excessiva 5. Tende a ser “explorador” nas rela- ções interpessoais, buscando vantagens sobre os outros para atingir o seu fim ou sucesso pessoal 6. Sem empatia pelas pessoas comuns 7. Freqüentemente invejoso dos outros ou do sucesso alheio; acha sempre que os outros têm inveja dele 8. Freqüentemente arrogante
16-Quais são as características diagnosticas do transtorno de personalidade antisocial?
R: Um padrão global de desrespeito e violação dos direitos alheios, que ocorre desde os 15 anos, indicado por, no
mínimo, três dos seguintes critérios:
(1) Incapacidade de adequar-se às normas sociais com relação a comportamentos lícitos, indicada pela execução
repetida de atos que constituem motivo de detenção.
(2) propensão para enganar, mentir repetidamente, usar nomes falsos ou ludibriar os outros para obter vantagens
ou prazer.
(3) impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro. 
(4) irritabilidade e agressividade
(5) desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia
(6) irresponsabilidade consistente, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento ou de honrar
obrigações financeiras.
(7) ausência de remorso. 
O indivíduo tem no mínimo 18 anos de idade. 
Existe evidência de transtorno da conduta com início antes dos 15 anos.
17-Quais as características do transtorno de personalidade obsessiva com compulssiva?
R: caracteriza-se por obsessões (que causam acentuada ansiedade ou sofrimento) e/ou compulsões (que servem para neutralizar a ansiedade).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais