Buscar

aula ortografia (2)

Prévia do material em texto

*
*
Ortografia
*
*
Mas e Mais:
Mas atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário. Ex: Esforcei-me bastante, mas não obtive o resultado necessário. Mais se classifica como pronome indefinido ou advérbio de intensidade, opondo-se, geralmente, a “menos”, pode ser também adjetivo e substantivo masculino.  Ex: Ele escolheu a camiseta mais cara da loja.
*
*
Onde, Aonde e Donde:
Onde O vocábulo “onde” corresponde a “em algum lugar”, ou seja, indica permanência de algo ou alguém em determinado local físico. Ex: Onde você mora?        Eu não sei onde fica a cidade de Resende Costa. 
Aonde “Aonde” também corresponde ao lugar em que algo ou alguém está, no entanto, expressa a ideia de movimento, destino. Equivale a "a que lugar". Ex: Aonde você vai com todos esses livros?        Ainda não sei aonde irei no sábado à noite.        “… deslumbrados por chegar aonde tanto ansiavam…”
*
*
Donde
O vocábulo “donde” indica “de algum lugar”, “ao lugar que (em que direção). Este último pode ser separado da preposição: “de onde”. O “donde” também possui valor circunstancial de lugar (“aquilo que vem”) e o verbo “vir” exige a preposição “de”, que deve ser adicionada ao advérbio “onde”. Exemplos: Donde vêm essas palavras?  (ou De onde vêm essas palavras?) A cidade donde vim é muito bonita. (ou “A cidade de onde vim é muito bonita.”)
*
*
 Mal e Mau
Mal pode aparecer como:  - Advérbio - Neste caso ele é invariável. Ex:A garota foi mal recebida.  Mau ocorre como:   Adjetivo - Varia em gênero e número Ex:Não eram maus alunos, somente tinham dificuldade em assimilar.  Palavra substantivada - Os bons vencerão os maus.
Mal também é substantivo, podendo significar "doença, moléstia, aquilo que é prejudicial ou nocivo"
Ex. O mal da sociedade moderna é a violência urbana. Varia em número - Há males que vêm para o bem.
*
*
A par e Ao par:
A par é uma expressão utilizada com significado de estar informado, ao corrente de algum assunto, estar ciente de uma situação, inteirado. Ex: A diretora da escola ficou a par dos acontecimentos do recreio. Peço desculpa, mas não estou a par dessa situação.
Ao par é uma expressão muito utilizada em assuntos econômicos, com significado de: valor igual, equivalência de valor entre valores financeiros e operações cambiais, ou seja, entre duas moedas.  Ex: O real já não está ao par do dólar.  Será que o euro está ao par do dólar? 
*
*
Ao encontro de e De encontro a:
Ao encontro de: tem significado de “estar de acordo com”, “em direção a”, “favorável a”, “para junto de”. Ex:Meu novo trabalho veio ao encontro do que desejava. Vamos ao encontro de nossa turma. 
 
De encontro a: tem significado de “contra”, “em oposição a”, “para chocar-se com”. Ex: Esta questão está indo de encontro aos interesses da empresa. A decisão tomada foi de encontro às reivindicações do sindicato. 
*
*
Há e A na expressão de tempo:
 Há é usado para indicar tempo decorrido.
Ex: Não o vejo há dois anos.
A é usado para indicar tempo futuro.
Ex: Estamos a dois dias da prova.
*
*
 Afim e A fim de:
A fim de é uma locução prepositiva que indica uma finalidade e equivale a “para”, “com o propósito de” e “com a intenção de”: Ex: Ela marcou um horário com o médico, a fim de verificar seus exames. A locução “a fim de” pode ter ainda sinônimo de “para que” quando associada com o pronome relativo “que”: Exemplo: Treinou bastante, a fim de que conquistasse o primeiro lugar no pódio.
*
*
Afim, quando substantivo masculino que indica afinidade, parentesco, amigos íntimos, adeptos. Exemplos: Irei convidar todos os amigos de faculdade e afins. Os partidários e afins estão convidados. Comprarei livros e afins.
 Afim, quando adjetivo admite plural (afins) e pode expor: a) Um parentesco ou uma ligação por afinidades: Parentes afins. b) Proximidade: Os estados de Pernambuco e Paraíba são afins. c) Uma característica comum, semelhante ou idêntica entre termos. É a maneira mais usual: O departamento de compras e de finanças têm funções afins.
*
*
Senão e Se não:
Use “se não” (união da conjunção se + advérbio não) quando puder trocar por “caso não”, “quando não” ou quando a conjunção “se” for integrante e estiver introduzindo uma oração objetiva direta: Perguntei a ela se não queria dormir em minha casa. Ex: Se não fosse o trânsito, não teria me atrasado. (caso não)
Use “senão” quando puder substituir por “do contrário”, “de outro modo”, “caso contrário”, “porém”, “a não ser”, “mas sim”, “mas também”. Ex:  Não lhe resta outra coisa senão pedir perdão. (a não ser)
*
*
Demais e de mais :
 
“Demais” pode atuar como advérbio de intensidade, denotando o sentido de “muito”:
Ex: A vítima gritava demais após o acidente. Tal palavra pode também representar um pronome indefinido, equivalendo-se “aos outros, aos restantes” Ex:Não se importe com o que falam os demais.
“De mais” se opõe a de menos, fazendo referência a um substantivo ou a um pronome:
Ex: Ele não falou nada de mais.
*
*
Usos do porquê
Há quatro maneiras de se escrever o porquê: porquê, porque, por que e por quê. Vejamo-las
*
*
Por que
O por que tem dois empregos diferenciados: 
1. Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:
Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
2.Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)
Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.
Exemplo: Os lugares por que passamos eram encantadores. (pelos quais)
*
*
Por quê
Quando vier antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação), o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
 Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê? Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.
Porque
É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.
Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois) Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)
*
*
Porquê
É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo) Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)
*
*
Dá é a forma conjugada do verbo dar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele dá) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (dá tu). Usado no presente. Ex: Me dá uma informação, por favor. Dar é a forma do verbo no infinitivo. Usado no futuro. Ex: Ele vai dar uma ajuda
*
*
 Perca e Perda:
Perca é verbo. Ex: Não perca a paciência. 
 Perda é substantivo.
Ex:Essa perda de gols não se repetirá, disse o jogador ao técnico.
*
*
 Despercebido e Desapercebido:
 Despercebido significa "sem atenção". Ex:O fato passou-me totalmente despercebido.
Desapercebido significa "desprovido, desprevenido".
Ex: Ele estava desapercebido de dinheiro.
*
*
Acerca de, A cerca de e Há cerca de:
 Acerca de é locução prepositiva equivalente a "sobre, a respeito de". Ex: Estávamos falando acerca de política.
A cerca de indica aproximação. Ex: Moro a cerca de 2 Km daqui.
 Há cerca de indica tempo decorrido.
Ex. Estamos rompidos há cerca de dois meses.
*
*
 Ao invés de e Em vez de:
 Ao invés de indica "oposição, situação contrária". Ex: Descemos, ao invés de subir.
 Em vez de indica "substituição, simples troca".
Ex. Em vez de ir ao cinema, fui ao teatro.
*
*

Continue navegando