Buscar

Sarampo e Rotavirus

Prévia do material em texto

Sarampo 
Conceito
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas.
Agente Epidemiológico
O vírus do sarampo pertence ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae.
 Reservatório: O único reservatório é o homem
 Período de incubação : Geralmente de 10 dias (pode variar de 7 a 18 ), desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema.
Meio de Transmissão
A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, a transmissão do sarampo dá-se pelo ar. O indivíduo contaminado ao tossir ou espirrar lança gotículas contendo o vírus do sarampo no ar e ao inalar essas partículas um outro indivíduo fica contaminado. 
Período de Transmissibilidade
É de 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema, até 4 dias após. O período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema. O vírus vacinal não é transmissível.
Sinais e Sintomas 
Febre alta, acima de 38,5ºC.
 Mal estar;
 Tosse; 
Conjuntivite;
 Coceira nas feridas; 
Falta de apetite;
 Coriza.
Identificação viral: O vírus do sarampo pode ser identificado na urina, nas secreções nasofaringes, no sangue, no líquen cérebro-espinhal ou em tecidos do corpo.
Período para coleta : As amostras dos espécimes clínicos (urina e secreções nasofaringea) devem ser coletadas até o 5° dia a partir do início do exantema.
Suscetibilidade e Imunidade
A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral. Os lactentes cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos transmitidos por via placentária, conferindo imunidade, geralmente, ao longo do primeiro ano de vida, o que interfere na resposta à vacinação. 
Vacina 
A vacina contra o sarampo é a tríplice-viral e faz parte do calendário básico de vacinação da criança.
Vigilância Epidemiológica
 Identificação e notificação imediata de todo e qualquer caso suspeito, em no máximo 24 horas;
Início simultâneo da investigação.
 Brasil: Plano Nacional de Controle e Eliminação do Sarampo 
Estratégias de controle do sarampo, incidência dos casos e cobertura vacinal, Brasil, 1967 a 2016. 
Rotavírus
Enterovirose está associada as doenças diarreicas agudas, atingindo seres humanos e várias espécies de mamíferos e aves. Vírus altamente transmissível, causando manifestações clínicas.
Agente Etiológico
São classificados sorologicamente em grupos,subgrupos e sorotipos. É um vírus da família Reoviridae, do gênero Rotavírus. 
Reservatório
O reservatório é o trato gastrointestinal dos humanos e animais infectados.
Período de Incubação
O período de incubação é normalmente curto, de 1 a 3 dias.
 
Período de Transmissão: Pessoas infectadas podem eliminar grandes quantidades de vírus pelas fezes a partir do segundo dia antes do início das diarreias. 
Suscetibilidade e Resistência
Crianças menores de 3 meses de idade possuem taxa de infecção relativamente baixa, provavelmente devido a anticorpos maternos.
Manifestações Clínicas
Em crianças de 6 meses a 2 anos, a doença se manifesta com quadro abrupto de vômitos, diarreias, presença de febre alta acima de 39ºC. 
Complicações: A desidratação é a complicação, e a causa de morte mais comuns na diarreia rotaviral.
 Diagnóstico: Exame laboratorial específico é a investigação do vírus nas fezes do paciente. 
Tratamento: Doença geralmente auto limitada, o fundamental é prevenir a desidratação e manutenção da dieta alimentar normal. 
Prevenção
O melhor método para a prevenção do rotavírus é a Vacinação
 Vacina Monovalente (VRH1)
Vigilância Epidemiológica
A vigilância do Rotavírus no estado de São Paulo, vem sendo feita a partir de notificações de casos suspeitos, envolvidos com surtos. É realizada uma notificação no SINAN, onde é feita a investigação. 
Referências Bibliográficas
 www.saúde.sp.gov.br// Rotavírus
 www.saúde.sp.gov.br// Sarampo

Continue navegando

Outros materiais