Buscar

Caso Concreto 3 - Direito do Trabalho 1 (2019.1)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA
DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO 1
ALUNO: RUDOLF MATEUS DE JESUS SPECHT
CASO CONCRETO 3
A empresa Infohoje Ltda. firmou contrato com Paulo, pelo qual ele prestaria consultoria e suporte de serviços técnicos de informática a clientes da empresa. Para tanto, Paulo receberia 20% do valor de cada atendimento, sendo certo que trabalharia em sua própria residência, realizando os contatos e trabalhos por via remota ou telefônica. Paulo deveria estar conectado durante o horário comercial de segunda a sexta-feira, sendo exigida sua assinatura digital pessoal e intransferível para cada trabalho, bem como exclusividade na área de informática. Sobre o caso sugerido, pergunta-se: 
Paulo possui direito a obtenção de vínculo de emprego com a empresa Infohoje? 
Em caso tipo específico de trabalhador que se enquadraria Paulo? Caracterize e justifique.
Sim, em virtude de enquadrar-se nos requisitos de configuração de vínculo de emprego. 
Pessoalidade: Sim, Paulo teve o dever jurídico de prestar serviços pessoalmente em sua própria residência, sendo exigida sua assinatura digital pessoal e intransferível para cada trabalho.
Pessoa Física: Sim, Paulo prestou serviços como Pessoa Física.
Habitualidade: Sim, Paulo deveria estar conectado durante o horário comercial de segunda a sexta-feira.
Onerosidade: Sim, Paulo recebia 20% do valor de cada atendimento.
Subordinação: Sim, Paulo subordinou-se juridicamente a empresa Infohoje Ltda.
Atividade lícita: Sim, a atividade (home office/ regime de teletrabalho) é lícita. Conforme o artigo 6º da CLT e artigo 75-B da CLT.
Paulo se enquadra no vínculo de Celetista (CLT), realizando atividades de home office/teletrabalho, conforme o disposto no Capítulo II-A da CLT (Art. 75-A até o parágrafo único do art; 75-E).
Múltipla Escolha:
(FCC, TRT 3ª Região, 2015, Analista Judiciário) Maria, durante três anos, prestou serviços ao Clube de Mães Madalena Arraes, que é uma entidade sem fins lucrativos instituída para desenvolver atividades culturais e filantrópicas com a comunidade carente. Cumpria jornada de trabalho diário das 8 às 17 horas, com uma hora de intervalo para repouso e alimentação, devidamente controlada, e, enquanto estava trabalhando era obrigada a usar uniforme. Entregava relatórios semanais sobre as suas atividades e os resultados obtidos com as crianças e recebia mensalmente um valor fixo pelo trabalho prestado. Em relação à situação descrita, 
A) presentes as características da relação de emprego na relação mantida entre Maria e o Clube de Mães, deve ser reconhecido o vínculo de emprego entre as partes, não sendo óbice para tal reconhecimento o fato de o Clube de Mães ser entidade filantrópica sem finalidade lucrativa. 
B) somente seria possível o reconhecimento do vínculo de emprego entre as partes se presente a subordinação de Maria em relação ao Clube de Mães, o que não se verifica no presente caso. 
C) embora presentes as características da relação desemprego, o fato de o Clube de Mães ser entidade filantrópica sem finalidade lucrativa impede o reconhecimento do vínculo de emprego entre as partes. 
D) a finalidade lucrativa do empregador e o recebimento de participação do trabalhador nesse lucro é essencial para a caracterização do vínculo de emprego.
A questão objetiva não pode ser respondida, em virtude de ter sido formulada em 2015 pela FCC. 
Ocorre que com sua formulação em 2015, existe 3 problemas em responder essa questão.
Em primeiro lugar, sabemos que deve ser aplicada a legislação vigente à época, ou seja, a legislação vigente em 2015, como ocorreu a Reforma Trabalhista, responder com base na antiga legislação causaria confusão;
Em segundo lugar, pela legislação atual, o prazo prescricional para ações após o fim do trabalho são de 2 anos, portanto, o caso estaria prescrito, sendo que de 2015 para cá se passaram 4 anos;
Em terceiro lugar, para adequar a questão objetiva à luz da Reforma Trabalhista, seria necessário mudar todo o contexto da questão para que aja uma resposta condizente com a pergunta.

Continue navegando