Buscar

Lipídeos Aula Bioquímica1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Lipídeos
Prof. João Paulo Cotrim
*
*
Lipídeos
*
*
Lipídeos
As funções biológicas do lipídeos são muito diversas. São importantes fontes de energia, elementos estruturais das membranas biológicas, hormônios, medicamentos…
Gorguras e óleos são a principal forma de armazenamento de energia. Fosfolipídeos e esteróis são os principais elementos estruturais das membranas biológicas.
*
*
Lipídeos
Lípídeos de Armazenamento
*
*
Lipídeos
São derivados dos ácidos graxos, que por sua vez são derivados de hidrocarbonetos. 
Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos com cadeias hidrocarbonadas de comprimento variando de 4 a 36 carbonos.
Lípídeos de Armazenamento
*
*
Lipídeos
As propriedades físicas dos ácidos graxos são influenciadas pelo comprimento e grau de insaturação
Quanto maior a cadeia mais insolúvel em água.
Cadeias insaturadas resultam em líquidos a temperatura ambiente.
*
*
Lipídeos
Ômega-3 (ácido a-linolênico)
ácido eicosapentanóico
ácido decosaexanóico
*
*
Lipídeos
Ácidos Graxos Trans
*
*
Lipídeos
Triacilgliceróis
*
*
Lipídeos
Colesterol
substância lipídica que pode ser encontrado tanto na carne de animais e seus derivados (colesterol exógeno) como sintetizada no organismo pelo fígado (colesterol endógeno).
É encontrado de várias formas na corrente sangüínea e em todas as células do corpo.
*
*
Lipídeos
Colesterol
Funções:
Formação e manutenção das membranas celulares;
Formação dos hormônios sexuais;
Produção dos sais da bílis;
Conversão para vitamina D na pele.
*
*
Lipídeos
*
*
Introdução
Principal causa de óbito na população brasileira 
 Fonte: Ministério da Saúde 
Lipídeos
*
*
Aterosclerose – Doença Inflamatória
Introdução
Lipídeos
*
*
Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
As principais fontes alimentares de gordura.
*
Falar oq esta no slide mesmo. 
Podemos observar que um ácido está totalmente saturado por molécukas de hidrogenio. Outro não, tem uma ligação dupla. Dizemos que este é saurado e este insaturado.
*
*
Falar oq esta no slide mesmo. 
Podemos observar que um ácido está totalmente saturado por molécukas de hidrogenio. Outro não, tem uma ligação dupla. Dizemos que este é saurado e este insaturado.
*
Saturados tem consistência de cera, e os insaturados são oleosos. Deve-se ao grau de empacotamento das moléculas. A conformação mais estável é a completamente estendida, na qualo impedimento estérico dos átomos vizinhos é mínima. Se agrupam de forma compacta em interações de van der Waals. Uma ligação dupla cis força uma dobra na cadeia hidrocarbonada, interações mais fracas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), em conjunto com o Centro de Controlo das Doenças (CCD) na América e a FDA, urgem às pessoas para limitarem o seu consumo de gordura saturada, pois já foi demonstrado estar relacionado com doenças cardiovasculares. Uma dieta alta em gorduras saturadas pode levar a um colesterol alto, aterosclerose, doença coronária no coração e AVC. O consumo de gorduras saturadas aumenta as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) – isso é o “mau” colesterol. Gordura não saturada, por outro lado, aumenta as lipoproteínas de alta densidade, resultando num perfíl de colesterol mais saudável.O azeite é uma otima fonte de gorduras saudáveis.
*
Assim como necessita de aminoácidos essenciais e não consegue produzir,o organismo tb necessita de ácidos graxos específicos, como o ômega-3 que é poliinsaturado ,e não consegue sintetizá-lo. A falta desse ácido graxo está relacionada com o aumento do risco de doencas cardiovasculares.
*
Óleos como azeite são ricos em acido graxo insaturados liquidos. Já a gordura animal, com acidos saturados são sólidos brancos e gordurosos a temperatura ambiente. Quando alimentos ricos em lipídeos ficam muito tempo expostos ao oxigênio, eles podem estragar e se tornarem rançosos. Isso é resultado da clivagem oxidativa das duplas ligações dos ácidos graxos insaturados,produzindo aldeídos e ácidos carboxílicos curtos voláteis. Assim, a industria haz a hidrogenação da gordura,diminuindo o numero deduplas ligações na molécula de acido graxo eaumentando a consistência. Isso é oq acontece com a margarina, um oleo vegetal que era líquido,foi hidrogenado e passou a ser sólido. Porém esse processo de hidrogenação parcial converte as ligações naturais cis em ligações trans. Evidências de que fazem mal para a saúde.
Falar do ranço da gordurada página 348 e da hidrogenação.
*
São os lipídeos mais simples construídos a partir dos ácidos graxos. Também são chamados de triglicérides. Composto por 3 acidos graxos,cada um com ligação éster com o mesmo glicerol. Podem ser simples ou mistos.
Os triacilglicerois são gotícolas de óleo que ficam armazenadas nos adiócitos. Tb são armazenadaos nas sementes de diversas plantas
Quando o há no organismo um baixo consumo de energia (ATP) e um aumento na ingestão de carboidratos (glicose) a necessidade de ATP é baixa e a glicose se acumula. Para não levar a uma condição de hiperglicemia, o fígado e tecido adiposo, principalmente, captam esta glicose e a convertem em lipídios (ácidos graxos e triacilglicerol) que são armazenados no tecido adiposo. Devido a esse fato, a insulina possui uma participação ativa na estimulação da síntese de lipídios pelo fígado e tecido adiposo.
Olhar na página 346
*
O colesterol é extremamente importante, tanto é, que ele é sintetizado no fígado em sua grande mairia.
*
formação e manutenção das membranas celulares (ajuda a célula a resistir às mudanças na temperatura,
protege e isola as fibras dos nervos);
* formação dos hormônios sexuais (progesterona, testosterona, estradiol, cortisol);
* produção dos sais da bílis, que ajudam a digerir a comida;
* conversão para vitamina D na pele (quando exposta à luz solar).
*
 Lipoproteína de baixa densidade (LDL) - “colesterol mau” – pensa-se que é a causa de doenças arteriais. A LDL transporta o colesterol do fígado para as células e, se houver demasiado colesterol para uso das células, este pode ficar acumulado, o que é prejudicial. 
 Lipoproteína de alta densidade (HDL) - “colesterol bom” – pensa-se que evita doenças arteriais. A HDL leva o colesterol das células para o fígado, onde é processado e eliminado. 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando